Ajuste a Valor Presente (CPC 12) Flashcards
No que consiste ajustar algo a valor presente?
Trazer um valor previsto a se realizar futuramente a termos monetários de hoje.
No que consiste o ajuste a valor presente?
Estimativa do valor corrente de um fluxo de caixa futuro, no curso normal das operações da entidade.
PARA FIXAR
Nos termos do CPC 12, a utilização de informações com base no valor presente concorre para o incremento do valor preditivo da Contabilidade.
Nos termos do CPC 12, a utilização de informações com base no valor presente permite a correção de julgamentos acerca de que tipos de eventos?
Eventos passados já registrados.
PARA FIXAR
Nos termos do CPC 12, a utilização de informações com base no valor presente traz melhoria na forma pela qual eventos presentes são reconhecidos.
Se as informações com base no valor presente são registradas de modo oportuno, à luz do que prescreve a Estrutura Conceitual, como são refletidas nas demonstrações contábeis?
Se tem maior grau de relevância, característica qualitativa imprescindível.
ou seja, se o valor presente for aplicado corretamente, haverá maior relevância nas demonstrações
PARA FIXAR
A doutrina destaca que com a adoção da avaliação a valor presente a Contabilidade Societária consegue corrigir que tipo de problema?
De tratar de forma semelhante transações a prazo e à vista.
PARA FIXAR
Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:
VIII – os elementos do ativo decorrentes de operações de longo prazo serão ajustados a valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.
Então se atentar:
Ativos de operação de longo prazo: ajuste a valor presente
Art. 184. No balanço, os elementos do passivo serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
Em que conta será classificadas as obrigações, os encargos e os riscos?
No passivo não circulante serão ajustados ao seu valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.
Os elementos integrantes do ativo e do passivo decorrentes de operações de longo prazo, ou de curto prazo quando houver efeito relevante, devem ser ajustados com base em que valor?
Ajustados a valor presente com base em taxas de desconto que reflitam as melhores avaliações do mercado quanto ao valor do dinheiro no tempo e os riscos específicos do ativo e do passivo em suas datas originais.
Qual a diferença entre mensuração e reconhecimento?
Reconhecimento envolve a decisão de “quando registrar”.
Mensuração envolve a decisão de “por quanto registrar”.
Que base de mensuração contábil deve ser aplicado aos ativos e passivos inicialmente?
Mensuração contábil a valor presente.
Há casos em que o ajuste a valor presente deve ser aplicado como se fosse nova medição de ativos e passivos.
Que casos são esses?
Apenas em certas situações excepcionais, como a que é adotada numa renegociação de dívida em que novos termos são estabelecidos.
CERTO OU ERRADO:
A aplicação do conceito de ajuste a valor presente sempre equipara o ativo ou o passivo a seu valor justo.
ERRADO! Nem sempre.
CERTO OU ERRADO:
Valor presente e valor justo são sinônimos.
ERRADO! Valor presente nem sempre equipara a valor justo.
No que consiste o valor justo (fair value)?
Valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócios e interessadas entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.
No que consiste o Valor presente (present value)?
A estimativa do valor corrente de um fluxo de caixa futuro, no curso normal das operações da entidade.
Qual o objetivo da avaliação a valor presente?
Efetuar o ajuste para demonstrar o valor presente de um fluxo de caixa futuro. Esse fluxo de caixa pode estar representado por ingressos ou saídas de recursos (ou montante equivalente).
Para determinar o valor presente de um fluxo de caixa, três informações são requeridas.
Quais são?
1) valor do fluxo futuro (considerando todos os termos e as condições contratados)
2) data do referido fluxo financeiro
3) taxa de desconto aplicável à transação.
exemplo de montante equivalente: créditos que diminuam a saída de caixa futuro seriam equivalentes a ingressos de recursos
Qual o objetivo do valor justo?
Demonstrar o valor de mercado de determinado ativo ou passivo; na impossibilidade disso, demonstrar o provável valor que seria o de mercado por comparação a outros ativos ou passivos que tenham valor de mercado; na impossibilidade dessa alternativa também, demonstrar o provável valor que seria o de mercado por utilização do ajuste a valor presente dos valores estimados futuros de fluxos de caixa vinculados a esse ativo ou passivo; finalmente, na impossibilidade dessas alternativas, pela utilização de fórmulas econométricas reconhecidas pelo mercado.
CERTO OU ERRADO:
Em algumas circunstâncias o valor justo e o valor presente podem coincidir, mas não são expressões que podem ser usadas de forma equivalente.
CERTO!
PARA FIXAR
Cabe observar que os conceitos de ajuste a valor presente e valor justo não são sinônimos, enquanto o ajuste a valor presente busca mensurar ativos e passivos levando-se em consideração o valor do dinheiro no tempo e as incertezas a eles associados, mas medidos sempre com base na taxa prevalecente na data original da contratação, a mensuração a valor justo busca demonstrar o valor de mercado de determinado ativo ou passivo, o que significa que prevalece a taxa da data do
balanço. Assim, em algumas circunstancias, o valor justo e o valor presente podem coincidir, mas isso não é uma regra, sendo que, ao aplicar a técnica de ajuste a valor presente, passado o primeiro ano, o reconhecimento da receita ou despesa financeira deve respeitar a taxa de juros da transação na data de sua origem, independentemente da taxa de juros de mercado em períodos subsequentes. Ou seja, determinada a taxa de ajuste a valor presente, ela permanecerá a mesma até o vencimento da
operação. Por exemplo, a compra de uma máquina à vista ou o valor presente dos compromissos firmados no caso de compra a prazo produzem o mesmo valor, já que os encargos financeiros, normalmente, são adicionados aos valores de uma transação à vista. No entanto, pode ser que isso não aconteça, como por exemplo, no caso de uma promoção. Nesse caso, prevalece o menor valor para o adquirente do bem e para a receita do vendedor.
Devem estar sujeitos aos procedimentos de mensuração do ajuste ao valor presente os ativos, passivos e situações que apresentarem pelo menos três características.
Quais são?
a) transação que dá origem a um ativo, a um passivo, a uma receita ou a uma despesa ou outra mutação do patrimônio líquido cuja contrapartida é um ativo ou um passivo com liquidação financeira (recebimento ou pagamento) em data diferente da data do reconhecimento desses elementos;
b) reconhecimento periódico de mudanças de valor, utilidade ou substância de ativos ou passivos similares emprega método de alocação de descontos;
c) conjunto particular de fluxos de caixa estimados claramente associado a um ativo ou a um passivo;