RECURSOS - Arts. 994 a 1044 Flashcards
Julgue: “ O agravo de instrumento é um recurso dotado somente de efeito devolutivo, enquanto a apelação possui efeito devolutivo e suspensivo”, verdadeiro ou falso?
verdadeiro.
Defina o que é o efeito suspensivo e o efeito devolutivo.
devolutivo - recurso apenas devolve ao tribunal a análise da questão impugnada
suspensivo - impede a execução imediata da sentença até que a apelação seja julgada.
Julgue: “O recorrente comprovará a ocorrência de feriado local no ato de interposição do recurso, e, se não o fizer, o tribunal, de plano, não conhecerá o recurso.”, certo ou errado?
errado,
Art. 1.003, § 6º O recorrente comprovará a ocorrência de feriado local no ato de interposição do recurso, e, se não o fizer, o tribunal determinará a correção do vício formal, ou poderá desconsiderá-lo caso a informação já conste do processo eletrônico.
Julgue: “O equívoco no preenchimento da guia de custas implicará a aplicação da pena de deserção, cabendo ao relator, na hipótese de dúvida quanto ao recolhimento, intimar o recorrente para sanar o vício no prazo de 5 dias”, certo ou errado?
errado,
Art. 1.007 § 7° O equívoco no preenchimento da guia de custas NÃO implicará a aplicação da pena de deserção, cabendo ao relator, na hipótese de dúvida quanto ao recolhimento, intimar o recorrente para sanar o vício no prazo de 5 dias .
Defina o que é o recurso deserto e qual prazo para que esse vício seja sanado.
- O recurso deserto é aquele interposto sem o respectivo preparo.
- O juiz dá um prazo de 5 dias para a parte sanar
§ 2º A insuficiência no valor do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, implicará deserção se o recorrente, intimado na pessoa de seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de 5 (cinco) dias.
DESERÇÃO É FALTA DE DINHEIRO
Verificada a incapacidade processual ou a irregularidade da representação da parte (ou seja, por exemplo, se a parte for desconstituída do seu único advogado), o que acontecerá com o recurso interposto?
- Advogado do recorrente: juiz não conhece recurso
- Advogado do recorrido: desentranhamento das contrarrazões
Julgue: “O aceitamento tácito da decisão impede a parte de recorrer por configuração da preclusão consumativa.”, certo ou errado?
errado, preclusão LÓGICA
Julgue: “Após a apresentação das contrarrazões, a desistência do recurso interposto dependerá da anuência do recorrido.”, certo ou errado?
Errado,
Art. 998. O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso.
Qual recurso é interposto contra decisão que revoga deferimento de gratuidade de justiça?
Em regra, por agravo de instrumento, ressalvada a interposição de apelação quando a revogação for realizada por meio de sentença.
Art. 101. Contra a decisão que indeferir a gratuidade ou a que acolher pedido de sua revogação caberá agravo de instrumento, exceto quando a questão for resolvida na sentença, contra a qual caberá apelação.
PEDIDO DEFERIDO - A parte contrária poderá oferecer IMPUGNAÇÃO, em 15 dias, nos autos do processo, SEM SUSPENSÃO de seu curso. (art. 100, CPC)
PEDIDO INDEFERIDO - Caberá AGRAVO DE INSTRUMENTO, exceto se a questão for resolvida na sentença, contra a qual caberá APELAÇÃO. (art. 101, CPC)
Qual o prazo para interpor agravo interno?
15 dias
Julgue: “Da sentença cabe recurso de apelação.”, certo ou errado?
certo
Julgue: “Quando reformar sentença que reconheça a decadência ou a prescrição, o tribunal, se possível, julgará o mérito, examinando as demais questões, sem determinar o retorno do processo ao juízo de primeiro grau.”, certo ou errado?
certo
§ 4º Quando reformar sentença que reconheça a decadência ou a prescrição, o tribunal, se possível, julgará o mérito, examinando as demais questões, sem determinar o retorno do processo ao juízo de primeiro grau.
Julgue: “O recurso adesivo é admissível na apelação e no agravo de instrumento e não se subordina ao recurso independente.”, certo ou errado?
Errado,
ele não é cabível no agravo de instrumento, além disso é SUBORDINADO ao recurso independente.
Qual o prazo das contrarazões?
§ 1º O apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias.
Julgue: “Ao analisar a admissibilidade do recurso em primeiro grau, o magistrado, se considerar que estão presentes todos os pressupostos recursais, deverá recebê-lo apenas no efeito devolutivo.”, certo ou errado?
errado,
§ 3º Após as formalidades previstas nos §§ 1º e 2º, os autos serão remetidos ao tribunal pelo juiz, independentemente de juízo de admissibilidade.
Ou seja, o juiz de primeiro grau apenas recebe o recurso de apelação (art. 1.010, caput, CPC), não emite sobre ele juízo de admissibilidade, apenas o remete ao tribunal
Julgue: “No Código de Processo Civil, a taxatividade das hipóteses de interposição de agravo de instrumento é mitigada, sendo admissível o recurso quando verificada a urgência decorrente da inutilidade do julgamento da questão no recurso de apelação.”, certo ou errado?
certo,
Informativo 639 (STJ) - “O rol do art. 1.015 do CPC é de taxatividade mitigada, por isso admite a interposição de agravo de instrumento quando verificada a urgência decorrente da inutilidade do julgamento da questão no recurso de apelação”
Julgue: “Considere que a FUNPRESP-EXE apresente impugnação ao cumprimento de sentença proposto por um particular e o juiz acolha parcialmente a impugnação, determinando o prosseguimento da execução pelo valor que julgue devido. Nessa situação, caso a FUNPRESP-EXE pretenda recorrer da decisão ao tribunal, ela deverá utilizar o recurso de agravo de instrumento.”, certo ou errado?
certo,
Art. 1.015: Parágrafo único. Também caberá agravo de instrumento contra decisões interlocutórias proferidas na fase de liquidação de sentença ou de cumprimento de sentença, no processo de execução e no processo de inventário.
Cabe agravo de instrumento contra decisão que determine a exclusão de litisconsorte?
sim
Art. 1.015. Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre:
VII - exclusão de litisconsorte;
Qual recurso deve ser interposto contra decisão sobre tutela provisória?
agravo de instrumento
Art. 1.015. Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre:
I - tutelas provisórias;
Qual recurso deve ser interposto contra decisão a respeito da inversão do ônus da prova ?
agravo de instrumento
Art. 1.015. Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre:
XI - redistribuição do ônus da prova nos termos do art. 373, § 1º;
Qual recurso deve ser interposto contra decisão proferida pelo relator?
agravo interno
Art. 1.021. Contra decisão proferida pelo relator caberá agravo interno para o respectivo órgão colegiado, observadas, quanto ao processamento, as regras do regimento interno do tribunal.
Julgue: “A agravada terá a possibilidade de impugnar a decisão, proferida pelo relator, por meio de agravo interno, o qual deverá ser interposto no prazo de quinze dias, ficando sujeita, contudo, à multa, caso seja declarado, em votação unânime, manifestamente inadmissível ou improcedente.”, certo ou errado?
Certo,
§ 4º Quando o agravo interno for declarado manifestamente inadmissível ou improcedente em votação unânime, o órgão colegiado, em decisão fundamentada, condenará o agravante a pagar ao agravado multa fixada entre um e cinco por cento do valor atualizado da causa.
Julgue: “É incabível a interposição de agravo interno contra decisão que indefira o pedido de ingresso de amicus curiae na demanda.”, certo ou errado?
errado, a admissão ou inadimissão do amicus curiae é IRRECORRÍVEL.
Art. 138. O juiz ou o relator, considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia, poderá, por decisão irrecorrível, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 (quinze) dias de sua intimação.
Julgue: “Fernando desistiu dos embargos de declaração interpostos por ele, o qual foi extinto em razão de sua desistência. Nesse caso, o prazo recursal não é interrompido para Fernando”, certo ou errado?
certo,
Extintos os embargos de declaração em virtude de desistência posteriormente manifestada, não é possível sustentar a interrupção do prazo recursal para a mesma parte que desistiu, tampouco a reabertura desse prazo a contar da intimação do ato homologatório.
STJ.