Da Jurisdição e da Ação - Arts. 16 a 69 Flashcards

(28 cards)

1
Q

Julgue: “ Ninguém poderá pleitear direito alheio em nome próprio, salvo quando autorizado pelo ordenamento jurídico.”, certo ou errado?

A

Certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Julgue: “É admissível a ação meramente declaratória, ainda que tenha ocorrido a violação do direito.”, certo ou errado?

A

Correto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Julgue: “Mediação e conciliaçãosão formas adequadas de resolução de controvérsias por meio das quais um terceiro intervém para auxiliar as partes a chegar a uma composição consensual e negociada do litígio,devendo, para tanto, propor uma solução justa para o caso concreto.”

A

Errado,

Conciliação: é possível sugerir soluções para o litígio
Mediação: não é possível sugerir soluções

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Complete: ____ se refere à impossibilidade de escolha do juiz para o julgamento de determinada demanda; escolha essa que deverá ser sempre aleatória em virtude de aplicação de regras gerais, abstratas e impessoais de competência.

A

Juiz natural

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Complete: ____ diz respeito à vinculação obrigatória dos sujeitos ao processo judicial, assim, não há como a parte escusar-se ao cumprimento da decisão ou aceitá-la apenas se lhe for conveniente.

A

Inevitabilidade da decisão

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais atos podem ser praticados durante as férias forenses?

A

CITAÇÃO

PENHORA

INTIMAÇÃO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais ações podem ser julgadas durante as férias forenses? (5)

A

jurisdição voluntária - conservação de direitos - ação de alimentos - nomeação ou remoção de tutor e curador - processos que a lei determinar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais os elementos da ação? (3)

A

causa de pedir, partes e pedido

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Quais as condições da ação?

A

interesse de agir, legitimidade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Julgue: “a jurisdição é divisível”, certo ou errado?

A

errado, a jurisdição é una

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Julgue: “a jurisdição tem caráter substitutivo”, certo ou errado?

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Julgue: “A pendência de causa perante a jurisdição brasileira impede a homologação de sentença judicial estrangeira quando exigida para produzir efeitos no brasil” certo ou errado?”, certo ou errado?

A

ERRADO, não impede

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Julgue: “Segundo o Código de Processo Civil, os juízes e os tribunais atenderão, preferencialmente, à ordem cronológica de conclusão para proferir sentença ou acórdão, salvo se houver agravo de instrumento, embargo de declaração e agravo interno pendente de julgamento” certo ou errado?”, certo ou errado?

A

errado. apenas embargos e agravo DE INSTRUMENTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Julgue: “É obrigatória a integração da União no polo passivo das ações por meio das quais se postule o fornecimento de medicamentos não incorporados à lista do Sistema Único de Saúde.” certo ou errado?

A

STJ- certo

STF - errado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Complete “Para postular em juízo é necessário ter ___________ e ___________”

A

interesse e legitimidade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Julgue: “Havendo substituição processual, o substituído poderá intervir como assistente litisconsorcial” certo ou errado?

17
Q

Julgue: “ Não ofende o princípio da inafastabilidade da jurisdição a resolução de conflitos por meio da arbitragem, forma de autocomposição de interesses em que as partes elegem um terceiro para dar solução final ao conflito, com força de coisa julgada.”, certo ou errado?

A

errado, autocomposição é quando as partes resolvem os conflitos por meio de acordos. Já a heterocomposição é quando as partes elegem um terceiro para decidir, o que trata o item é a heterocomposição, portanto.

18
Q

Julgue: “Na jurisdição voluntária não há lide: trata-se de uma forma de a administração pública participar de interesses privados.”, certo ou errado?

A

certo,

Em regra, na jurisdição voluntária não há litígio a ser dirimido pelo juiz porque a vontade das partes é convergente, ambas pretendem obter o mesmo bem da vida, têm a mesma pretensão, mas precisam da intervenção do Poder Judiciário para que o acordo de vontades produza os efeitos jurídicos desejados (Daniel Amorim Assumpção Neves, Manual de Direito Processual Civil, 9ª Ed., JusPodivm, 2017, p. 101).

19
Q

Julgue: “Uma das características da atividade jurisdicional é a sua inércia, razão pela qual, em nenhuma hipótese, o juiz deve determinar, de ofício, que se inicie o processo.”, certo ou errado?

A

errado,

Art. 2º O processo começa por iniciativa da parte e se desenvolve por impulso oficial, salvo as exceções previstas em lei

20
Q

Julgue: “Dá-se a substituição processual quando o terceiro defende em juízo direito alheio em nome alheio.”, certo ou errado?

A

errado,

REPRESENTAÇÃO PROCESSUAL: estar em juízo em nome alheio, defendendo interesse alheio

SUBSTITUIÇÃO: em nome próprio, direito alheio

21
Q

Julgue: “A teoria eclética, adotada pelo Código de Processo Civil, reconhece que o direito de ação é autônomo, não dependendo da existência do direito material, mas do preenchimento de alguns requisitos formais, cuja análise não se confunde com a apreciação do mérito”, certo ou errado?

A

certo,

A teoria eclética da ação, formulada por Enrico Tulio Liebman, defende que o direito de ação é autônomo e independente do direito material, mas não universal e incondicionado. Essa teoria tem por requisitos o interesse de agir e a legitimidade.

22
Q

Julgue: “Compete ao juízo estadual do lugar em que deva ser executada a medida apreciar o pedido de auxílio direto passivo que demandar prestação de atividade jurisdicional.”, certo ou errado?

A

errado,

Art. 34. Compete ao juízo federal do lugar em que deva ser executada a medida apreciar pedido de auxílio direto passivo que demande prestação de atividade jurisdicional.

23
Q

Julgue: “É defeso ao amicus curiae recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.”, certo ou errado?

A

errado,

§ 3º O amicus curiae pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

24
Q

Julgue: “A legitimidade ativa ad causa é a capacidade dos pais de representar, em demandas judiciais, seus filhos menores de idade.”, certo ou errado?

A

errado,

A legitimidade ad causam diz respeito sobre a titularidade para figurar em uma ação, seja no polo ativo ou passivo e não sobre a capacidade para representar. O o conceito certo para a alternativa seria a legitimidade ad processum.

25
Julgue: "O CPC adota a teoria da asserção, segundo a qual as condições da ação devem ser aferidas no momento da sentença, por serem matérias de mérito.", certo ou errado?
errado, Essa teoria é aceita pelo STJ, defende que o exame das condições da ação deve ser feito em abstrato, pela versão dos fatos trazida na petição inicial.
26
Julgue: "A ação de conhecimento ou cognição visa prevenir, conservar, defender ou assegurar a eficácia de um direito.", certo ou errado?
errado, a tutela cautelar visa prevenir, conservar, defender ou assegurar a eficácia de um direito. A ação de conhecimento ou cognitiva visa declarar a existência de um direito (ação meramente declaratória), constituir um direito (ação constitutiva) ou condenar a uma prestação em caso de inadimplência (ação condenatória).
27
Julgue: "Havendo substituição processual, o substituído não poderá intervir como assistente litisconsorcial.", certo ou errado?
falso, Art. 18, Parágrafo único. Havendo substituição processual, o substituído poderá intervir como assistente litisconsorcial.
28
Julgue: "A personalidade jurídica é requisito essencial para a capacidade de postular em juízo. ", certo ou errado?
falso, Art. 17. Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade.