NCS SP 2.2 - TUTORIA Flashcards
Caracterize o ciclo menstrual
- As mulheres produzem gametas em ciclos mensais (em média de 28 dias, com variação normal de 24-35 dias). Esses ciclos são comumente denominados ciclos menstruais, uma vez que apresentam um período de 3 a 7 dias de sangramento uterino, conhecido como menstruação;
- Durante o ciclo menstrual tem-se o ciclo ovariano e o ciclo uterino.
(Silverthorn, 7ed)
Caracterize o ciclo ovariano
O ciclo ovariano é dividido em 3 fases:
1. Fase folicular: crescimento folicular no ovário. Dura de 10 a 21 dias;
2. Ovulação: quando o folículo amadurecido libera o ovócito II;
3. Fase lútea: quando forma-se o corpo lúteo, o qual secreta hormônios de preparação para a gestação.
(Silverthorn, 7ed)
Caracterize o ciclo uterino
- Menstruação: início da fase folicular, com descamação do endométrio (menstruação);
- Fase proliferativa: quando o endométrio reproduz uma nova camada em substituição à descamada na menstruação;
- Fase secretora: corresponde a fase lútea, na qual a camada endometrial espessa é mantida pelos hormônios secretados pelo corpo lúteo.
(Silverthorn, 7ed)
Como ocorre a regulação hormonal do ciclo menstrual?
De maneira simplificada, GNRH produzido no hipotálamo é liberado na adenohipófise que estimula LH e FSH, que liberados na corrente sanguínea chegam ao ovário e estimulam a produção de estrogênio e progesterona.
Como ocorre a regulação hormonal na fase folicular inicial?
O primeiro dia da menstruação é o dia 1 do ciclo. Este ponto foi escolhido como o início do ciclo porque o sangramento menstrual é um sinal físico facilmente observável. Pouco antes do início de cada ciclo, a secreção de gonadotrofinas pela adeno-hipófise aumenta. Sob a influência do FSH, um grupo de folículos ovarianos terciários começa a crescer e começa a produção de estrogênio. O estrogênio estimula a produção de mais estrogênio pelas células da granulosa. Esta alça de retroalimentação positiva permite que os folículos continuem sua produção de estrogênio mesmo que os níveis de FSH e de LH na circulação diminuam, por conta do feedback negativo. Os estrogênios exercem retroalimentação negativa na secreção de FSH e de LH pela adeno-hipófise, o que impede o desenvolvimento adicional de folículos no mesmo ciclo. (Silverthorn, 8ed).
Em qual fase do ciclo ovariano termina a menstruação?
Fase folicular inicial
(Silverthorn, 8ed).
Qual hormônio permite o crescimento do endométrio? Quem o produz? O que caracteriza esse período?
Sob a influência do estrogênio proveniente dos folículos que estão se desenvolvendo, o endométrio começa a crescer, ou proliferar (parte da fase folicular do ovário correspondendo a fase proliferativa do útero). Este período é caracterizado por aumento no número de células e aumento do suprimento sanguíneo para levar nutrientes e oxigênio para o endométrio espessado. O estrogênio também estimula as glândulas mucosas do colo do útero a produzirem um muco claro e aquoso.
(Silverthorn, 8ed).
Como ocorre a regulação hormonal na fase folicular tardia?
Conforme a fase folicular se aproxima do final, a secreção de estrogênio ovariano atinge o seu ponto máximo. O estrogênio, que até então tinha exercido um efeito de retroalimentação negativa sobre a secreção de GnRH na fase folicular inicial, muda para uma retroalimentação positiva, levando ao pico pré-ovulatório de GnRH. Imediatamente antes da ovulação, os níveis persistentemente altos de estrogênio, auxiliados pelos níveis crescentes de progesterona, aumentam a responsividade da adeno-hipófise ao GnRH. Como resultado, a secreção de LH aumenta significativamente, um fenômeno conhecido como pico de LH. O pico de LH é parte essencial da ovulação e o os altos níveis de estrogênio na fase folicular tardia preparam o útero para uma possível gestação. Assim que a fase folicular está completa, as células da granulosa do folículo dominante começam a secretar inibina e progesterona, além do estrogênio.
(Silverthorn, 8ed)
V ou F
Cerca de 16 a 24 horas após o pico de LH, a ovulação ocorre e o óvocito é arrastado para dentro da tuba uterina para ser fertilizado ou para morrer.
Verdadeiro. (Silverthorn, 8ed)
Como ocorre a regulação hormonal na fase lútea inicial?
Após a ovulação, os folículos transformam-se no corpo lúteo, que começa a secretar hormônios. Conforme a fase lútea progride, o corpo lúteo produz continuamente quantidades crescentes de progesterona, estrogênio e inibina. A progesterona é o hormônio dominante na fase lútea, que estimula o endométrio a se tornar uma estrutura secretora. As células endometriais depositam lipídeos e glicogênio no seu citoplasma. Esses depósitos fornecerão a nutrição para o embrião em desenvolvimento enquanto a placenta, a conexão materno-fetal, está se desenvolvendo. A combinação de estrogênio e progesterona exerce retroalimentação negativa sobre o hipotálamo e a adeno-hipófise. A secreção de gonadotrofinas, adicionalmente inibidas pela produção de inibina lútea, permanece baixa ao longo da maior parte da fase lútea.
(Silverthorn, 8ed)
Como ocorre a regulação hormonal na fase lútea tardia e como ocorre o processo de menstruação?
O corpo lúteo tem uma duração intrínseca de aproximadamente 12 dias. Se a gestação não ocorrer, o corpo lúteo sofre apoptose espontânea. Conforme as células lúteas degeneram, a produção de progesterona e de estrogênio diminui. Essa queda retira o sinal de retroalimentação negativa sobre a hipófise e o hipotálamo, e, assim, a secreção de FSH e de LH aumenta. A manutenção de um endométrio secretor depende da
presença de progesterona. Quando o corpo lúteo degenera e a produção hormonal diminui, os vasos sanguíneos da camada superficial do endométrio contraem. Sem oxigênio e nutrientes, as células superficiais morrem. Cerca de dois dias após o corpo lúteo parar de funcionar, ou 14 dias após a ovulação, o endométrio começa a descamar a sua camada superficial, e a menstruação inicia. A menstruação continua por 3 a 7 dias, já na fase folicular do próximo ciclo ovulatório. (Silverthorn, 8ed)