NCS SP 2.2 - TBL Flashcards
Em atendimento no programa de saúde da mulher na UBS, Dra Julia explica a Dona Patricia, 50 anos, sobre o climatério e a menopausa. Sobre o período do climatério caracteriza-se:
A) por uma síndrome que se instala aos poucos em decorrência do período que os ovários perdem progressivamente sua capacidade de produzir hormônio e de promover ciclos ovulatórios.
B) pela transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo, reconhecida depois de passados três meses do último ciclo menstrual, sendo a menopausa o mais importante indicador desse processo patológico.
C) pela necessidade de reposição de diversas vitaminas, como a vitamina K, que atua como coenzima em inúmeras reações bioquímicas, ao diminuir a ansiedade, a depressão e os fogachos, e aumentar a formação de osteocalcina.
D) pelo desenvolvimento de perfil lipídico mais favorável, em face do aumento dos níveis de HDL-C, da diminuição dos níveis séricos de LDL-C, do colesterol total e da gordura corporal, o que se dá em decorrência da queda de alguns hormônios uterinos.
E) pela alteração no processo de hemostasia, com a diminuição de elementos envolvidos no mecanismo de coagulação, a exemplo do fator VII (pró-coagulante), do fibrinogênio e do PAI1 (ativador do inibidor do plasminogênio), o que gera problemas ligados à dificuldades de hemostasia e à fraca coagulação do sangue.
Correta -> A
B) Errado. A menopausa é um marco dessa fase, correspondendo ao último ciclo menstrual, somente reconhecida depois de passados 12 meses da sua ocorrência. Além disso, é um processo fisiológico.
C) Errado. Pois a vitamina K atua na ação da osteocalcina e ácido gama-carboxi-glutâmico, ambos necessários para a produção dos ossos. Também é essencial para produção dos fatores de coagulação. A afirmativa refere-se ao complexo B que funcionam como co-enzimas em inúmeras reações bioquímicas, atuando na diminuição da ansiedade, depressão e fogachos. São necessárias para o bom funcionamento do sistema nervoso, ósseo e tecido conectivo, aumentando a formação de osteocalcina.
D) Errado. É o contrário! O climatério aumenta o colesterol LDL e reduz o HDL.
E) Errado. O que ocorre é aumento dos fatores de coagulação e por isso aumenta o risco de tromboembolismo.
No que concerne às mudanças que costumam ocorrer no período de climatério e menopausa, assinale a opção correta.
A) Não há relação entre as alterações hormonais e os sintomas considerados psicofísicos, como ansiedade, depressão, irritabilidade, choro fácil, nervosismo e angústia.
B) A mulher não possui nenhuma proteção hormonal na pré-menopausa contra doenças cardiovasculares.
C) Não há evidência cientifica de que as mulheres sejam as mais atingidas pela osteoporose.
D) A atrofia urogenital e o envelhecimento da pele não são queixas significativas no período de climatério e menopausa.
E) As alterações atróficas afetam o epitélio do trígono vesical e a uretra, produzindo, com frequência, noctúria, incontinência, infecções de repetição e urgência urinária.
Correta -> E)
A) Há correlação;
B) Errado, pois a mulher tem a proteção do estrógeno contra doenças cardiovasculares.
C) Errado, pois a osteoporose afeta indivíduos de maior idade, de ambos os sexos, principalmente mulheres após a menopausa, que também apresentam mais fraturas.
D) Errado, pois as duas queixas são comuns no climatério.
Com o aumento da idade, os hormônios sexuais femininos tendem a diminuir sua produção. Normalmente, a partir dos 50 anos, os ciclos menstruais começam a apresentar irregularidades até desaparecerem por completo. Essa fase de transição entre o período reprodutivo para o não reprodutivo chama-se:
A) Dismenorreia
B) Sexarca
C) Climatério
D) Senectude
E) Menacme
Correto -> C)
Dismenorreia: cólicas menstruais.
Sexarca: primeira relação sexual, é o mesmo que coitarca.
Senectude: senilidade, velhice.
Menacme: Período de atividade menstrual. Período da vida de uma mulher em que ela menstrua ou período reprodutivo.
São sinais e sintomas relacionados ao climatério as alterações:
A) ósseas e da glicemia em jejum.
B) psicológicas e anemia.
C) vasomotoras e psíquicas.
D) vasomotoras e renais.
E) ósseas e respiratórias.
Correta -> C)
Não são considerados sinais e sintomas do climatério: alterações da glicemia capilar, anemia, renais e respiratórias.
Lúcia, 57 anos, sexo feminino, procura a unidade básica de saúde e, em consulta com a Médica, demonstra preocupação e refere que tem ausência de alguns ciclos menstruais. Neste contexto, assinale a alternativa que descreve o climatério:
A) Período em que as modificações locais e sistêmicas, provocadas pela gravidez e parto no organismo da mulher, retornam à situação do estado pré-gravídico.
B) Transição entre o período reprodutivo e o período não reprodutivo da vida da mulher.
C) Última menstruação da mulher, sendo confirmada após o período de doze meses.
D) Desordem patológica neuro-psico-endócrina que causa sintomas na esfera biológica, psicológica e social.
Correta -> B)
Mulheres que estão passando pela menopausa podem realizar terapia de reposição:
A) Hormonal combinada contínua.
B) Hormonal, dependendo dos seus sintomas e da sua história médica pregressa.
C) Com estrogênio contínua.
D) Com estrogênio, dependendo da idade em que ocorreu a menopausa
B)
V ou F
A menopausa é uma etapa normal na vida da mulher e não uma doença que precisa de tratamento. Todavia, o manejo dos sintomas é possível se eles estiverem gerando desconforto para a mulher. Desta forma, os tratamentos devem ser abordados pelo médico, os benefícios e os riscos de cada um deles discutidos com a paciente para que a decisão final seja tomada em conjunto.
Verdadeiro
A terapia de reposição hormonal (TRH) no climatério pode ser considerada em quais situações?
• mulheres com sintomas moderados a severos que acreditam que o beneficio com o uso da TRH supera os riscos;
• mulheres com alto risco para osteoporose que acreditam que o benefício com o uso da TRH supera os riscos;
• mulheres com redução da massa óssea que querem prevenir perdas maiores e outras terapias são contraindicadas;
• deve ser prescrita na menor dose efetiva possível, com duração mais curta possível para controlar os sintomas;
• as mulheres em TRH devem fazer consultas mais regulares com o médico e devem estar cientes dos potenciais riscos e benefícios.
Considerando as orientações para atenção à mulher no climatério e menopausa, julgue o item abaixo em CERTO ou ERRADO.
Observadas as especificidades de cada caso, a equipe de saúde poderá́ orientar, para paciente em fase de climatério, uma dieta variada e rica em vitamina D e cálcio, a exposição ao banho de Sol diariamente por curtos períodos de tempo, a realização de exercícios físicos adequados e a necessidade de algum suplemento prescrito por médicos ou nutricionistas, quando for o caso.
Certo.
Essas recomendações são importantes para evitar a osteoporose.
Considerando as orientações para atenção à mulher no climatério e menopausa, julgue o item abaixo em CERTO ou ERRADO.
Para alívio da queixa clínica de dispareunia, deve-se recomendar o uso de preservativo na relação sexual.
Errado.
A dispareunia no climatério tem correlação com a atrofia genital que não irá melhorar com o uso de preservativo. A atrofia genital melhora com a lubrificação.A atrofia genital causa ressecamento vaginal, prurido, irritação, ardência e sensação de pressão e alterações na relação sexual com penetração, causando dispareunia.
Analise o fragmento a seguir. “Na pós-menopausa, o _____ poderá estar aumentado cerca de 10 a 15 vezes, enquanto o _____, de 3 a 5 vezes. O _____, por sua vez, diminuído em até 80%, vai sendo, nesta fase, substituído pela _____, que predomina na pós-menopausa.” Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima
A) Estradiol – estrona – LH –FSH
B) FSH – LH – estradiol – estrona
C) Estrona – FSH – estradiol – LH
D) LH – FSH – estrona – estradiol
E) FSH – estrona – estradiol – LH
Correta -> B)
Na pós-menopausa, o FSH poderá estar aumentado cerca de 10 a 15 vezes, enquanto que o LH, de 3 a 5 vezes. O estradiol, por sua vez diminuído em até 80%, vai sendo nesta fase substituído pela estrona, que predomina na pós-menopausa.
Uma paciente de 35 anos deseja verificar a sua reserva ovariana para planejar a sua gestação. Ela tem ciclos menstruais regulares de 28 dias, com duração de 3 dias. O médico solicitou estradiol na fase secretora (dia 20 do ciclo), FSH (no dia 3 do ciclo) e LH (no dia 13 do ciclo), para realizar a relação FSH/LH. O resultado do FSH foi 5,7 mUI/ml, o do LH foi 1,4 mUI/ml e o do estradiol foi de 30 pg/ml. Em relação à conduta do médico, é correto afirmar que:
A) Ele deveria ter pedido o hormônio antimülleriano, que é produzido pelas células da granulosa dos folículos pré-antrais, por isso, deve ser solicitado na primeira fase do ciclo menstrual, entre os dias 1 e 5.
B) A relação FSH/LH é acima de 3,6. Essa relação, baseada nos dias da coleta, revela que a paciente terá uma má resposta à indução ovariana.
C) O valor do estradiol coletado na fase secretora, associado com o valor do FSH na fase folicular inicial, revela que a paciente terá uma boa resposta ovariana.
D) Dos três testes solicitados, somente um exame foi solicitado na época correta e está dentro da normalidade para a idade
Correta -> E) FSH.
A) INCORRETA, o AMH pode ser dosado em qualquer fase do ciclo menstrual;
B) INCORRETA, não há necessidade de usar essa relação;
C) INCORRETA, estradiol devem ser colhidos durante a fase folicular precoce (dias 1 e 4 do ciclo menstrual)