NCS SP 1.2 - MEDLAB Flashcards

1
Q

Qual a função da próstata?

A

Produção do líquido prostático que compõe parte do sêmen. Esta secreção é fundamental para o sucesso reprodutivo, pois liquefaz o ejaculado além de possuir enzimas (PSA), nutrientes e gradientes iônicos que favorecem o ambiente e garantem a motilidade dos espermatozoides.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais fatores influenciam a função da próstata?

A
  • Mudanças hormonais;
  • Agentes infecciosos, como vírus e bactérias;
  • Refluxo de urina;
  • Trauma físico e hábitos alimentares
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quando o diagnóstico de Câncer de Próstata é suspeitado e definitivo?

A
  • A suspeita de CaP ocorre após realização do exame digital da próstata e da dosagem do antígeno prostático específico (PSA);
  • O diagnóstico definitivo é estabelecido por meio da biópsia do tecido prostático.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Em relação ao exame digital da próstata, quando suspeita-se de Cap?

A
  • Nódulo endurecido;
  • Superfície irregular;
  • Próstata fixa.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

V ou F
O exame digital da próstata possibilita a avaliação de toda a extensão da glândula

A

Falso. Avaliação apenas da parte posterior da próstata

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Defina os termos “sensibilidade” e “especificidade”

A

Sensibilidade: é a capacidade do teste de identificar corretamente os indivíduos que realmente possuem a doença. Exemplo:
Suponha que estamos avaliando um teste de gravidez. Se a sensibilidade do teste for de 95%, significa que o teste identificará corretamente 95% das mulheres grávidas. Portanto, se 100 mulheres grávidas fizerem o teste, 95 delas receberão um resultado positivo, enquanto 5 podem receber um resultado falso negativo.

Especificidade: é a capacidade do teste de identificar corretamente os indivíduos que não possuem a doença, de fato. Em outras palavras, a especificidade mede a probabilidade de um teste dar um resultado negativo quando a condição está realmente ausente.
Exemplo:
Continuando com o teste de gravidez, se a especificidade do teste for de 90%, isso significa que o teste identificará corretamente 90% das mulheres não grávidas. Portanto, se 100 mulheres não grávidas fizerem o teste, 90 delas receberão um resultado negativo correto, enquanto 10 podem receber um resultado falso positivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual a sensibilidade e especificidade do exame digital da próstata?

A

Sensibilidade de 48-59% e especificidade de 89-92%

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Caracterize o PSA

A

O PSA ou Antígeno Prostático Específico é uma glicoproteína sintetizada pelas células epiteliais prostáticas humanas que possui atividade relacionada com a liquefação do líquido seminal induzindo a viabilidade dos espermatozoides. Possui meia vida biológica de 52,8 horas sendo componente do tecido prostático saudável e do líquido seminal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual a importância da dosagem do PSA para indivíduos com suspeita clínica de CaP?

A

Produzido pelas células epiteliais das glândulas prostáticas, o PSA se eleva já nas fases iniciais da doença, sendo seus níveis séricos proporcionais à extensão da neoplasia. Este fato faz com que o PSA seja de grande utilidade clínica, pois contribui na detecção precoce do tumor, no estadiamento da neoplasia, na avaliação prognóstica e no monitoramento da resposta terapêutica. (Bogliollo, 10ed.)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

V ou F
Nem toda elevação de PSA, todavia, é sinal de carcinoma prostático.

A

Verdadeiro. Além do CaP, HBP, prostatites, infartos, biópsia e ressecção transuretral da próstata também podem elevar os níveis séricos de PSA. (Bogliolo, 10ed)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Como funciona a dosagem de PSA e os seus valores?

A

A dosagem de PSA é feita por meio de teste imunocromatográfico, no qual ocorre ligação do PSA presente no soro humano ao anticorpo anti-PSA do teste:

PSA positivo: acima de 2,5ng/mL (formação de duas bandas C (controle) e T (teste) rosa-claro;

PSA negativo: abaixo de 2,5ng/mL (a banda T não acende);

PSA invalido: C não acende.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Por conta da elevação de PSA tanto no carcinoma prostático quanto na HPB, quais outros testes podem ser utilizados?

A

Por causa da sobreposição dos valores do PSA em pacientes com HBP e carcinoma, têm sido propostos outros testes na tentativa de se obter maior especificidade: densidade de PSA, velocidade de PSA, PSA ajustado à idade e relação entre PSA livre e PSA total. A densidade de PSA, que consiste no valor do PSA por unidade de volume prostático determinado por ultrassonografia, tende a ser maior no carcinoma. O PSA total engloba o livre e o conjugado à α1-quimiotripsina. Relação PSA livre/PSA total menor que 0,15 fala em favor de carcinoma. (Bogliolo, 10ed.)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

V ou F
Embora o uso rotineiro de PSA tenha contribuído para a detecção de câncer de próstata, uma das principais desvantagens tem sido a sua baixa especificidade, o que resulta em uma alta taxa de biópsias negativas.

A

Verdadeiro. Por conseguinte, surgiu uma grande população de homens com níveis séricos elevados de PSA e uma ou mais biópsias negativas. Nesse sentido, a biópsia é melhor indicada em pacientes com sintomas clínicos, histórico familiar, pacientes com áreas de maior consistência na glândula e/ou com elevação dos níveis séricos de PSA. (Tratado de Oncologia).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Caracterize a prostatite

A

Prostatite é uma doença inflamatória da próstata, podendo ser dividida em várias categorias, dentre elas: prostatite bacteriana aguda e crônica e prostatite não bacteriana crônica. (Robbins, 9ed.)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Caracterize a prostatite bacteriana aguda

A

Bactérias são a causa mais frequente de prostatite aguda. Os microrganismos chegam à próstata por refluxo intraprostático de urina infectada (infecções urinárias) ou, ocasionalmente, pela via linfática ou hematogênica. Manipulação cirúrgica (cateterização, cistoscopia, dilatação uretral, ressecção transuretral etc.) é fator predisponente. Na maioria das vezes, a infecção é causada por Escherichia coli.
Clinicamente, a prostatite bacteriana aguda está associada a febre, calafrios e disúria. Ao exame retal, a próstata é extremamente sensível e mole. O diagnóstico pode ser estabelecido por cultura de urina (escura, turva, odor forte, positiva para nitrito) e pelas características clínicas.
(Bogliolo, 10ed) (Robbins, 9ed)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Caracterize a prostatite bacteriana crônica

A

Na maioria das vezes, prostatites crônicas bacterianas surgem insidiosamente sem uma fase aguda evidente. Entretanto, prostatite bacteriana aguda tratada inadequadamente ou não tratada pode evoluir para prostatite crônica. Pode apresentar dor lombar, disúria e desconforto perineal e suprapúbico. Alternativamente, pode ser virtualmente assintomática. Os pacientes frequentemente têm uma história de infecções recorrentes do trato urinário (cistite, uretrite) causadas pelo mesmo organismo. Uma vez que a maioria dos antibióticos penetra pouco na próstata, as bactérias encontram um porto seguro no parênquima e constantemente semeiam o trato urinário. O diagnóstico de prostatite bacteriana crônica depende da demonstração de leucocitose em secreções prostáticas obtidas por expressão, juntamente com culturas bacterianas positivas.
(Bogliolo, 10ed) (Robbins, 9ed)

17
Q

Caracterize a prostatite não bacteriana crônica

A

As prostatites crônicas mais frequentes são não infecciosas e constituem achado quase constante na hiperplasia nodular da próstata. Admite-se que tais inflamações resultem do extravasamento de secreção prostática no estroma consequente à obstrução dos ductos. É indistinguível da prostatite crônica bacteriana em termos de sinais e sintomas, mas não há história de infecção recorrente do trato urinário. As secreções prostáticas obtidas por expressão da glândula contêm mais de 10 leucócitos por campo de grande aumento, porém as culturas bacterianas são uniformemente negativas. (Robbins, 9ed) (Bogliolo, 10ed)

18
Q

Caracterize a Hiperplasia Prostática Benigna

A

A Hiperplasia Prostática Benigna ou Hiperplasia Nodular é a mais comum doença prostática benigna em homens com mais de 50 anos. Resulta de hiperplasia nodular das células do estroma prostático e células epiteliais, e muitas vezes leva a obstrução urinária.Caracteriza-se pela formação de grandes nódulos, bastante nítidos, na região periuretral da próstata, os quais, quando suficientemente grandes, comprimem e estreitam o canal uretral, causando a obstrução parcial, ou praticamente completa, da uretra. (Robbins, 9ed)

19
Q

V ou F
A hiperplasia nodular é considerada uma lesão pré-maligna.

A

Falso.

20
Q

Descreva a etiologia e fisiopatologia da HPB

A

Embora a causa final da HPB seja desconhecida, acredita-se que os fatores de crescimento induzidos por DHT atuem aumentando a proliferação das células estromais e diminuindo morte das células epiteliais. O principal andrógeno na próstata, constituindo 90% dos andrógenos prostáticos totais, é a dihidrotestosterona (DHT). A DHT é formada na próstata a partir da testosterona, através da ação de uma enzima chamada 5α-redutase tipo 2. A 5α-redutase tipo 1 não é detectada na próstata ou está presente em níveis muito baixos. Contudo, essa enzima pode produzir DHT a partir de testosterona no fígado e na pele e a DHT circulante pode agir na próstata por um mecanismo endócrino. A DHT se liga ao receptor de andrógeno (RA) nuclear presente tanto nas células prostáticas estromais quanto
nas epiteliais. DHT é mais potente que a testosterona porque possui maior afinidade por RA e forma um complexo mais estável com o receptor. A ligação de DHT com RA estimula a transcrição dos genes dependentesde andrógenos, que inclui vários fatores de crescimento e seus receptores. (Robbins, 9ed)

21
Q

Quais as características clínicas e o tratamento da HPB?

A

O principal problema clínico em pacientes com HPB é a obstrução urinária. A incapacidade de esvaziar completamente a bexiga cria um reservatório de urina residual que é uma fonte comum de infecção. Os pacientes apresentam aumento da frequência urinária, noctúria, dificuldade em iniciar e interromper o fluxo de urina, gotejamento pós-miccional, disúria. Em muitos casos ocorre retenção urinária aguda e súbita, que requer cateterização de emergência para alívio. Os casos leves de HPB podem ser tratados sem terapia médica ou cirúrgica, tais como a diminuição da
ingestão de líquidos, especialmente antes de dormir, moderação da ingestão de álcool e produtos contendo cafeína, e seguindo-se programas de micção cronometrada. A terapia médica mais comumente usada e efetiva para os sintomas relacionados a HPB consiste nos α-bloqueadores, que diminuem o tônus da musculatura lisa.
Outra terapia farmacológica comum se destina a
diminuir os sintomas pela redução física da próstata com um agente inibidor da síntese de DHT. Os inibidores da 5-α-redutase estão nessa categoria. Para casos moderados a graves, resistentes à terapia médica, existe uma grande variedade de procedimentos mais invasivos. A ressecção transuretral da próstata (RTUP) tem sido o padrão-ouro em termos de redução dos sintomas, melhora das taxas de fluxo e diminuição da urina residual pósmiccional. (Robbins, 9ed)

22
Q

Quais os métodos diagnósticos para HPB?

A
  • Exame digital da próstata: volume, consistência, regularidade, limites, sensibilidade e mobilidade;
  • Dosagem de psa: os níveis de PSA sérico elevam-se discretamente elevados nos pacientes com HBP;
  • Ultrassonografia da próstata: permite avaliar as dimensões da próstata.
23
Q

Em relação ao câncer de próstata, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.
I. No Brasil, é o câncer mais incidente entre homens, excluídos os casos de câncer de pele não melanoma.
II. O principal fator de risco para a doença é a prática da atividade física.
lll. No Brasil, é recomendada a organização de programas de rastreamento populacional para o câncer de próstata.
IV. Teste de PSA (ou Toque Retal) avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata e tem por objetivo detectar alterações nesta glândula.

A) As frases I, II e III estão corretas.
B) Apenas a frase ll está correta
C) Apenas a frase I está correta.
D) Apenas as frases II e IV estão corretas.

A

C)