NCS SP 1.4 - MEDLAB Flashcards
O câncer colorretal (CCR) é um dos mais frequentes na população. A descoberta, muitas vezes, se dá por exames de rastreamento. Cite uma alternativa de rastreamento e sua importância
Pesquisa de Sangue Oculto (PSO) nas fezes, uma vez que a perda de sangue pelas fezes (visível ou oculto) é um dos sintomas do CCR. Esse teste permite a prevenção do câncer, pois com PSO positivo, são submetidos à sigmoidoscopia e/ou colonoscopia e ocorre a remoção dos pólipos adenomatosos potencialmente pré-malignos.
Cite e caracterize dois tipos de PSO
- Método colorimétrico ou Guáiaco, que tem como princípio a atividade da peroxidase eritrocitária encontrada no sangue, que o oxigênio a partir da reação com peróxido de hidrogênio, que por sua vez catalisa a oxidação dos compostos fenólicos presentes no guáiaco (incolor) resultando na formação de quinona colorida (azul);
- Método Imunocromatográfico ou Imunoquímico fetal (FIT), que utiliza anticorpos criados contra a molécula de globina da hemoglobina humana, esse teste detecta a presença intacta de hemoglobina humana ou os produtos da sua degradação precoce. Positivo (C+ e T+), Negativo (C+, T-), Inválido (Bandas não escurecem ou só T escurece)
As técnicas de PSO podem apresentar limitações e podem requerer alguns cuidados. Nesse sentido, descreva os princípios, especificidade, sensibilidade, limitações e cuidados ao realizar o exame do teste de guáiaco e imunoquímico fecal.
Teste de Guáiaco:
- Princípio:
*método colorimétrico
- Especificidade:
*96,8% a 98,9% - Sensibilidade:
*30 a 50% - Limitações:
*Pode gerar falsos-positivos devido a AINES, carnes vermelhas, dieta com peroxidases e falsos-negativo dado à vitamina C.
*Teste positivo requer colonoscopia subsequente - Cuidados ao realizar o exame:
*evitar vitamina C, AAS e AINEs uma semana antes do teste e carne vermelhas e peroxidades presentes em algumas frutas 72h antes do teste.
Imunoquímico Fecal (FIT)
- Princípio:
*Anticorpos monoclonais
- Especificidade:
96,8 a 98,9% ou superior - Sensibilidade:
*62 a 100% - Limitações:
*teste positivo requer colonoscopia subsequente - Cuidados ao realizar o exame:
*nenhuma
Discuta em grupo a aplicação do método de rastreamento acima que melhor se enquadra nas situações descritas abaixo:
- J.S.5., 60 anos, masculino. Nos últimos anos, queixa-se de cansaço. Os últimos hemogramas apresentaram anemia significativa. Foi recomendada
ingestão de ferro e vitamina C, mas os resultados persistem. Nega história prévia de CCR. - G.P.A., 40 anos, histórico de CCR na familia. Refere que evacua frequentemente, principalmente após ingerir comidas gordurosas. Dieta rica em gordura e carboidratos.
- P.G.S., 48 anos, feminino. Refere que passa alguns períodos com constipação intestinal difculdade de evacuar que duram 10 dias. Apresenta fezes com muco e sangue e em formato de fita. Nega história prévia de CCR.
todos FIT, uma vez que as limitações são mínimas e apresenta melhor eficácia diagnóstica