NCS SP 1.3 - MORFO Flashcards
Caracterize a hemocitopoese
Hemocitopoese é o processo contínuo e regulado
de produção de células do sangue, que envolve renovação, proliferação, diferenciação e maturação celular. As células do sangue têm vida curta e são constantemente renovadas pela proliferação mitótica de células localizadas nos órgãos hemocitopoéticos. (Junqueira,12ed)
Onde e quando são produzidas as primeiras células sanguíneas humanas?
As primeiras células sanguíneas do embrião surgem em torno do 19⁰ dia de gestação, no mesoderma do saco vitelino. Esta hemocitopoese, denominada mesoblástica, é caracterizada pelo desenvolvimento de eritroblastos primitivos (principalmente) e geralmente ocorre no interior de vasos sanguíneos em desenvolvimento, prosseguindo até a 6ª semana de vida intrauterina (VIU). Entre a 4ªe a 6ª semana de VIU inicia-se a hemocitopoese definitiva, com a migração para o fígado fetal. (Junqueira, 12ed)
Qual a participação do fígado na hemocitopoese?
O fígado funciona temporariamente como órgão hemocitopoético. Esta fase, denominada hepática, é caracterizada pelo desenvolvimento de eritroblastos, granulócitos e monócitos; as primeiras células linfoides e megacariócitos aparecem. A hemocitopoese hepática, extravascular, é muito importante durante a vida fetal, com um pico de atividade em torno de 3 a 4 meses de gestação, declinando gradualmente até o nascimento. (Junqueira, 12ed).
V ou F
Outros órgãos em desenvolvimento como baço, timo e linfonodos também contribuem para a hemocitopoese, especialmente para a produção de linfócitos.
Verdadeiro. (Junqueira, 12ed)
Qual a relação da medula óssea vermelha com a hemocitopoese?
o segundo mês de vida intrauterina a clavícula já começa a se ossificar e tem início a formação de medula óssea hematógena (vermelha) em seu interior, dando início à fase medular da hemocitopoese. À medida que a ossificação pré-natal do restante do esqueleto avança, a medula óssea se torna cada vez mais importante como órgão hemocitopoético, alcançando um pico de atividade no período próximo ao nascimento. Na vida pós-natal, os eritrócitos, granulócitos, linfócitos, monócitos e plaquetas se originam a partir de células-tronco da medula óssea vermelha. Tais células-tronco são chamadas de pluripotentes e formam duas linhagens: a das células linfoides, que forma linfócitos, e a das células mieloides, que origina os eritrócitos, granulócitos, monócitos e plaquetas. Essas células passam por diversos estágios de diferenciação e maturação na medula óssea, antes de passarem para o sangue. (Junqueira, 12ed)
V ou F
A proliferação das células-tronco pluripotentes origina
células-filhas com potencialidade menor. Essas células-filhas são as células progenitoras multipotentes que produzem as células precursoras (blastos). É nas células precursoras que as características morfológicas diferenciais das linhagens aparecem pela primeira vez.
Verdadeiro.
Caracterize a medula óssea, seus tipos, funções e sua localização ao longo da vida.
A medula óssea é um órgão difuso, porém volumoso e
muito ativo. É encontrada no canal medular dos ossos longos e nas cavidades dos ossos esponjosos. Há 2 tipos de medula óssea: (1) medula óssea vermelha, hematógena, que deve sua cor a numerosos eritrócitos em diversos estágios de maturação, e (2) medula óssea amarela, rica em células adiposas e que não produz células sanguíneas.
No recém-nascido, todos os ossos possuem medula óssea vermelha, mas com o avançar da idade, a maior parte da medula óssea transforma-se na variedade amarela, sendo a medula vermelha no adulto observada apenas no esterno, nas vértebras, costelas e na díploe dos ossos do crânio; no adulto jovem, é vista nas epífises proximais do fêmur e do úmero.
Dentre as funções da medula óssea, temos:
- Produção de todas as células sanguíneas (eritrócitos, plaquetas e leucócitos);
- Armazenamento de ferro sob a forma de ferritina;
- Destruição de eritrócitos envelhecidos;
- Fonte de células-tronco para outros tecidos;
- Armazenamento de gordura e reserva de energia.
(Junqueira, 12ed)
V ou F
A medula óssea amarela não pode transformar-se em medula óssea vermelha.
Falso. A medula amarela ainda retém células-tronco e, em certos casos, como nas hemorragias, alguns tipos de intoxicação e irradiação, pode transformar-se em medula óssea vermelha e voltar a produzir células do sangue. (Junqueira, 12ed)
Caracterize a constituição da medula óssea vermelha
É constituída por células e fibras reticulares ( colágeno tipo III) que formam uma rede percorrida por numerosos capilares sinusoides, que se originam de capilares no endósteo e terminam em um grande vaso central, cujo sangue desemboca na circulação sistêmica venosa por meio de veias emissárias. Artérias também são encontradas na medula, principalmente na região cortical, próxima do endósteo. Células adiposas ocupam aproximadamente 50% da medula óssea vermelha no indivíduo adulto. (Junqueira, 12ed)
Em qual local da medula óssea vermelha ocorre a hemocitopoese? Quais fatores a regulam?
Ela ocorre nos espaços entre capilares e células reticulares, sendo regulada por citocinas estimulatórias e inibitórias (produzidas pelo endotélio dos capilares e das celilas reticulares) , contatos intercelulares e proteínas da matriz extracelular existentes neste estroma. Neste ambiente especial, células-tronco proliferam e se diferenciam em todos os tipos de células do sangue. (Junqueira, 12ed).
Como ocorre a liberação das células maduras da medula para o sangue?
A liberação de células maduras da medula para o sangue ocorre por migração através do endotélio dos capilares sinusoides, próximo das junções intercelulares. De modo geral, o processo de maturação envolve a perda de receptores de adesão célula-célula e célula-matriz, podendo ser controlada por fatores de liberação, moléculas produzidas em resposta às necessidades do organismo (Junqueira, 12ed).
O que caracteriza uma célula madura?
Célula madura é a que alcançou um estágio de diferenciação que lhe possibilita exercer todas as suas funções especializadas. (Junqueira, 12ed)
Considerando a constituição da medula óssea vermelha, descreva onde se agrupam os eritrócitos, granulócitos e megacariócitos.
- Eritrócitos e megacariócitos: situados próximos dos capilares sinusoides;
- Granulócitos: situados mais afastados da parede dos sinusoides.
Caracterize a maturação eritrocítica e hemácias
As células eritrocíticas evoluem na medula óssea vermelha progressivamente em proeritroblastos, eritroblastos basófilos, eritroblastos policromáticos, eritroblastos ortocromáticos (ou acidófilos), reticulócitos e hemácias. As únicas células que podem ser encontradas no sangue são os reticulócitos e até se tornarem hemácias maduras.
Os reticulócitos saem da medula óssea e vão para o sangue, onde permanecem por pouco mais de 1 dia antes de se tornarem eritrócitos maduros; por esse motivo, sua porcentagem no sangue de adultos normais é baixa. (Junqueira, 12ed).
Explique, de maneira geral, como ocorre a maturação dos granulócitos
O mieloblasto é a célula mais imatura já determinada
para formar exclusivamente os três tipos de granulócitos, quando nela surgem granulações citoplasmáticas específicas, que caracterizam o neutrofilo, o eosinófilo e o basófilo maduros. (Junqueira, 12ed)