NCS SP 1.2 - MORFO Flashcards
Quais as zonas da próstata?
Zona periférica;
Zona central;
Zona periuretral;
Zona de transição
Caracterize a zona central da próstata
A zona central circunda os ductos ejaculatórios que atravessam a próstata. Essa zona representa aproximadamente 25% do tecido glandular da próstata e é resistente tanto ao carcinoma quanto à inflamação. Em comparação com as outras zonas, as células da zona central exibem características morfológicas distintas: um citoplasma mais proeminente e ligeiramente basófilo e núcleos maiores, deslocados em diferentes níveis nas células adjacentes. (Ross, 8ed)
Caracterize a zona periférica da próstata
A zona periférica representa 70% do tecido glandular da próstata. Esta circunda a zona central e ocupa as partes posterior e lateral da glândula. A maioria dos carcinomas de próstata origina-se da zona periférica da próstata. Tal zona é palpável durante o exame de toque retal, e também é mais suscetível à inflamação (Ross, 8ed)
Caracterize a zona de transição da próstata
A zona de transição circunda a parte prostática da uretra; compreende cerca de 5% do tecido glandular prostático e contém as glândulas mucosas. Nos indivíduos idosos, as células parenquimatosas dessa zona frequentemente sofrem divisão extensa (hiperplasia) e formam massas nodulares de células epiteliais. Como a zona de transição está perto da parte prostática da uretra, esses nódulos podem comprimir essa parte da próstata, causando dificuldade na micção. Essa condição é conhecida como hiperplasia prostática benigna (HPB). (Ross, 8ed).
Caracterize a zona periuretral da próstata
A zona periuretral contém glândulas mucosas e submucosas. Nos estágios mais avançados da HPB, essa zona pode sofrer crescimento anormal, principalmente dos componentes do estroma. Juntamente com os nódulos glandulares da zona de transição, esse crescimento provoca compressão uretral e maior retenção de urina na bexiga. (Ross, 8ed)
Caracterize o estroma fibromuscular da próstata
O estroma fibromuscular também ocupa a superfície anterior da próstata, anteriormente à uretra, cercando as glândulas. É composto de tecido conjuntivo denso não modelado, com grandes quantidades de fibras musculares lisas. (Ross, 8ed) (Junqueira, 12ed)
V ou F
A próstata é envolvida por uma cápsula fibroelástica rica em músculo liso. Septos dessa cápsula penetram a glândula e a dividem em lóbulos, que não são facilmente percebidos em um adulto.
Verdadeiro. (Junqueira, 12ed)
Qual tipo de epitélio constitui a próstata?
É constituído por glândulas tubuloalveolares formadas por um epitélio cuboide alto ou pseudoestratificado colunar. As glândulas produzem secreção e a armazenam para expulsá-la durante a ejaculação. (Junqueira, 12ed)
Em qual local desembocam os ductos da próstata?
Seus ductos desembocam na uretra prostática (Junqueira, 12ed)
Da mesma maneira como a vesícula seminal, a estrutura e a função da próstata são reguladas por qual hormônio?
Testosterona (Junqueira, 12ed)
Em qual zona da próstata geralmente se origina a HPB?
Zona de transição (Junqueira, 12ed)
Em qual zona da próstata está a maior quantidade de tecido epitelial glandular?
Zona periférica (Junqueira, 12ed)
Caracterize as concreções prostáticas ou corpora amylacea
Pequenos corpos esféricos formados por glicoproteínas,
frequentemente calcificados, são frequentemente observados no lúmen de glândulas da próstata de adultos. Sua quantidade aumenta com a idade, porém seu significado não é conhecido. (Junqueira, 12ed)
Onde está localizada a próstata e qual a sua relação com órgãos vizinhos?
A próstata está localizada na pelve e encontra-se imediatamente inferior à bexiga urinária e anteriormente ao reto.
Quais as faces da próstata e quais as relações com outras estruturas?
Face posterior, que se relaciona com a ampola do reto;
Faces inferolaterais relacionadas com o músculo levantador do ânus;
Uma face anterior muscular, que é parte do músculo esfíncter da uretra.