Infrações Administrativas (Decreto 6.514/2008 e artigos correlatos na Lei 9.605/1998) e Responsabilização Ambiental Flashcards
Qual a natureza das obrigações ambientais?
Propter rem.
Súmula 623 STJ - As obrigações ambientais possuem natureza “propter rem”, sendo admissível cobrá-las do proprietário ou possuidor atual e/ou dos anteriores, à escolha do credor.
Quem é responsável pela regularização da infraestrutura de loteamento privado?
É do loteador, sendo que é subsidiária a responsabilidade do ente municipal pelas obras de infra-estrutura necessárias à regularização de loteamento privado, quando ainda é possível cobrar do loteador o cumprimento de suas obrigações.
Como se dará a responsabilização civil no âmbito do direito ambiental quando houver mais de um causador do dano? É relevante a mensuração da omissao ou ação de cada um?
Havendo mais de um causador do dano, todos respondem solidariamente, não sendo relevante a discussão sobre a mensuração subjetiva de cada um no nexo de causalidade plúrimo.
Como se definirá a responsabilidade civil do Estado, por dano ambiental, em caso de omissão de cumprimento adequado do seu dever de fiscalizar?
Será solidária, se a omissão for determinante para concretização ou agravamento do dano, porém de execução subsidiária.
O cumprimento de termo de compromisso perante o órgão ambiental relativo à conversão de multa simples em prestação de serviços de preservação do meio ambiente provoca efeitos tanto na esfera administrativa quanto na esfera civil?
Sim.
A responsabilidade civil por danos ambientais sempre exige nexo causal entre a conduta do agente poluidor e o dano gerado?
Nem sempre. Excetua-se a prova do nexo de causalidade no que diz respeito a adquirente de imóvel já danificado, em virtude da obrigação propter rem.
As infrações administrativas ao meio ambiente são punidas com quais sanções?
Art. 3°, Decreto 6.514/2008. As infrações administrativas são punidas com as seguintes sanções:
I - advertência;
II - multa simples;
III - multa diária;
IV - apreensão dos animais, produtos e subprodutos da fauna e flora e demais produtos e subprodutos objeto da infração, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veículos de qualquer natureza utilizados na infração;
V - destruição ou inutilização do produto;
VI - suspensão de venda e fabricação do produto;
VII - embargo de obra ou atividade e suas respectivas áreas;
VIII - demolição de obra;
IX - suspensão parcial ou total das atividades; e
X - restritiva de direitos.
Segundo o Decreto 6.514/2008, o que se considera infração administrativa de menor lesividade e qual a influência desta classificação na escolha da sanção aplicável?
Art. 5° A sanção de advertência poderá ser aplicada, mediante a lavratura de auto de infração, para as infrações administrativas de menor lesividade ao meio ambiente, garantidos a ampla defesa e o contraditório.
§ 1o Consideram-se infrações administrativas de menor lesividade ao meio ambiente aquelas em que a multa máxima cominada não ultrapasse o valor de R$ 1.000,00 (mil reais), ou que, no caso de multa por unidade de medida, a multa aplicável não exceda o valor referido.
(…)
§ 4o Caso o autuado, por negligência ou dolo, deixe de sanar as irregularidades, o agente autuante certificará o ocorrido e aplicará a sanção de multa relativa à infração praticada, independentemente da advertência.
Segundo o Decreto 6.514/2008, a sanção de advertência excluirá a aplicação de outras sanções?
Não.
Segundo o Decreto 6.514/2008, fica vedada a aplicação de nova sanção de advertência no período de _________ contados do julgamento da defesa da última advertência ou de outra penalidade aplicada.
3 (três) anos.
De que forma será sancionado o agente que cometer, simultaneamente, duas ou mais infrações administrativas ambientais?
Ser-lhe-ão aplicadas, cumulativamente, as sanções a elas cominadas.
Qual o prazo máximo para o infrator oferecer defesa ou impugnação contra o auto de infração no processo administrativo ambiental?
20 dias.
Em um processo administrativo para apuração de infração ambiental, qual o prazo para a autoridade competente julgar o auto de infração?
30 dias contados da data da sua lavratura, apresentada ou não a defesa ou impugnação.
Em um processo administrativo para apuração de infração ambiental, qual o prazo para que o infrator efetue o pagamento da multa?
5 dias contados da data do recebimento da notificação.
Qual o prazo de prescrição da pretensão da Administração Pública em promover a execução de multa por infração administrativa no Direito Ambiental?
Súmula 467 STJ: Prescreve em 5 (cinco) anos, contados do término do processo administrativo, a pretensão da Administração Pública de promover a execução da multa por infração ambiental.