Gastrostomias Flashcards
Livro: Tubos, sondas e drenos.
História
A primeira gastrostomia foi realizada por Sédillot, em 1839 e em 1853, mas ambos pacientes morreram no período pós-operatório.
A primeira bem sucedida foi realizada por Verneuil, em 1876, sendo mantida a técnica aberta como única opçao viável até 1980, quando tornou-se possível a realizaçao por endoscopia e fluorscopia.
Indicaçoes
1- Via de administraçao de alimentos
2- Decompressao pós-operatória
3- Método auxiliar a dilataçao gástrica
O principal é via de administraçao de alimentos!
A indicaçao da gastrostomia como via de administraçao de alimentos é necessária quando exige-se um grande tempo de alimentaçao, entre 3-6 meses e nao existir nenhuma doença no tgi que impeça.
Nas neoplasias orofaríngeas, esofágicas e gástricas maliganas, a nutriçao por gastrostomia pode ser indicada para correçao de distrubio nutricional na fase pré-operatória, via de alimentaçao na fase obstrutiva da radioterapia e suporte nutricional paliativo em pacientes terminais.
Para descompressa gástrica pós-cirurgica vem sendo indicada após pancreatectomias, desbridamento de necrose pancreática infectada, correçao de fístulas duodenais e nos traumas pancreáticos e duodenais graves. Nessa indicaçao possui algumas vantagens em relaçao ao cateter nasogástrico, pois nao é incomodo, n predispoe refluxo, nao interfere na respiraçao e permite melhor mobilizaçao do paciente. Paciente com idade avanaçada e ppneumopatias cronicas a gastrostomia pode evitar dificuldades pós-operatórias letais.
Contra-indicaçoes
1- Ascite incontrolável
2- Coagulopatia
3- Doenças da parede gástrica
4- Cicatrizaçao deficiente
5- Peritonite
6- Carcinomatose peritoneal
7- Varizes gástricas
8- Refluxo gastroesofágico grave
Cuidados gerais