Dissecção Aórtica Flashcards
A dissecção aguda de aorta é uma emergência hipertensiva caracterizada pela ruptura da camada íntima da artéria, que se separa da camada média e forma uma falsa luz, que pode ou não se comunicar com a luz verdadeira.
Manifestações clínicas mais comuns, são:
- dor torácica (intensa, de início súbito, tipo “rasgando”, “rompendo”, em “facada”, “apunhalando”, com irradiação para o dorso.
- síncope
- diferença de pulso e PA entre membros
- sinais neurológicos focais decorrentes de acidente vascular encefálico.
Quais os ramos do arco aórtico?
(tronco braquiocefálico, artéria carótida comum esquerda e artéria subclávia esquerda)
Exame padrão ouro no diagnóstico de Dissecção aguda de aorta?
Angiotomografia de aorta
o tratamento clínico inicial na dissecção aguda de aorta consiste na administração de
Betabloqueador
A dissecção da aorta pode ser classificada em .
- Stanford A (quando há envolvimento da aorta ascendente) e
- Stanford B (quando não acomete a aorta ascendente)
O tratamento inicial envolve controle da dor (morfina endovenosa), da frequência cardíaca (FC) e da pressão arterial (PA) deve ser empregado em todos os pacientes, independentemente do tipo de dissecção (Stanford A ou B).
No entanto, o tratamento específico da Dissecção aórtica Stanford A é
SEMPRE CIRÚRGICO
O tratamento inicial envolve controle da dor, da frequência cardíaca (FC) e da pressão arterial (PA) deve ser empregado em todos os pacientes, independentemente do tipo de dissecção (Stanford A ou B).
No entanto, o tratamento específico da Dissecção aórtica Stanford B
Tratamento é clínico propranolol, metoprolol, labetalol e esmolol. Devido a sua meia-vida curta, o esmolol (medicação endovenosa) é o preferível. O objetivo é atingir uma FC inferior a 60 bpm), sendo a cirurgia indicada apenas nos casos de complicações (hemotórax, expansão rápida do diâmetro aórtico, formação de pseudoaneurisma, isquemia de órgãos ou extremidades, progressão da dissecção para a aorta torácica).
Em qual momento devemos usar o nitroprussiato na Dissecção aórtica aguda?
O nitroprussiato deve ser administrado apenas após o betabloqueio adequado (FC < 60 bpm). O objetivo é atingir uma pressão arterial sistólica de 100 a 120 mmHg na 1ª hora de tratamento.