CONALIS 4 Flashcards
Conceito de greve.
A greve é paralisação temporária e pacificação da prestação de serviços pelos trabalhadores, no intuito de obter melhores condições de trabalho. É um direito fundamental previsto no artigo 9 da CF, embora condicionado pela Lei Federal n. 7783/1989. É um direito de causa prejuízos ao empregador, conforme a lei.
Quais os tipos de greve?
- Greve ambiental, greve de amabilidade, greve política, greve selvagem, greve de advertência, greve de ocupação e sabotagem, greve de braços cruzados, greve de solidariedade, operação tartaruga, greve trombose, greve da mala, greve intermitente, e etc.
O que é a greve abusiva? Motivos.
A greve abusiva contraria o disposto na Lei Federal n.º 7783/1989. Pode ser considerada abusiva: 1- quando não há negociação coletiva prévia, OJ 11 da SDC; 2- não obedece os requisitos formais do artigo 14 da Lei, salvo fato grave, como na greve ambiental que visa proteção da vida e saúde dos trabalhadores; 3- greve diante da ocorrência de fato anômalo; 4- não atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade na greve em serviços essenciais, OJ 38 da SDC; 5- greve na vigência de norma coletiva - artigo 14 da Lei 7783/1989.
- Conceitue greve política.
A greve política é aquela realizada para contestar alguma política do poder poder público, não dirigindo-se, portanto, direta e frontalmente ao empregador, razão que, é considerada abusiva para a maioria da SDC, salvo entendimento no sentido que o motivo da greve está relacionado embora diretamente com os contratos de trabalho, como na greve por conta da reforma trabalhista e greve por conta da reforma da previdência.
- Cite 3 exemplos de motivos graves, considerados pelo TST aptos a não exigência de requisitos formais para deflagração da greve?
1- atrasos salariais reiterados;
2- dispensa em massa;
3- greve ambiental;
- Conceitue greve ambiental.
- A greve ambiental é aquela realizada para reivindicar melhor condições em relação ao meio ambiente do trabalho, envolvendo a saúde e segurança dos trabalhadores. Artigo 13 da Convenção 155 da OIT.
- Conceitue a greve de solidariedade.
- A greve de solidariedade é aquela que os trabalhadores realizam em apoio a empregados de outra empresa ou categoria.
- Há necessidade de comum acordo para o dissídio coletivo de greve?
- Não há necessidade de comum acordo no dissídio coletivo de greve, conforme entendimento da SDC, porque trata-se de dissídio que possui natureza mista e, porque a CF previu o comum acordo apenas para os dissídios de interesse ou econômico.
O MPT defende que apenas a instituição possui legitimidade para ajuizar unilateralmente o dissídio coletivo de greve, mas apenas em atividade essencial e no caso de possibilidade de lesão ao interesse público, com base no artigo 114 da CF.
Quais efeitos da greve declarada abusiva?
1- Artigo 15 da lei 7783/89
2- Descontos dos dias paralisados;
3- Contratação de Substitutos;
4- Medidas disciplinares para quem não retornar ao trabalho após a declaração de abusividade.
Cláusulas de sindicalização forçada ou cláusulas de segurança sindical.
6 pontos
1- closed shop; 2- union shop; 3- preferencial shop; 4- maintence of membership; 5- agency shop; 6- cláusula check off;
closed shop
o empregador contrata somente trabalhadores filiados ao sindicato obreiro
union shop
o empregador se compromete a manter apenas trabalhadores que após prazo razoável da admissão se filiem ao sindicato.
preferencial shop
preferência, na contratação, a trabalhadores filiados ao sindicato obreiro. OJ 20 da SDC.
maintence of membership
empregado deve manter sua filiação sindical, no curso do contrato, sob pena de perda do emprego
agency shop
financiamento forçado, consiste na prática de exigir-se contribuição sindical de quem não é filiado a sindicato