CONAETE Flashcards

1
Q

Qual o conceito clássico de trabalho escravo?

A

Condição de alguém sobre a qual se exercem os atributos do direito de propriedade.

Restrição da liberdade, coisificação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Conceito do trabalho escravo contemporâneo?

A

Trabalho em que há restrição à liberdade do trabalhador ou quando não são respeitados os direitos mínimos para o resguardo da dignidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Fundamentos normativos do combate ao trabalho escravo.

A

Artigo 1, III, IV, artigo 5, 7, 243 da CF; Convenções 29 e o Procolo 29 (a atualiza), 95 (artigo 7 - sistema de truck system ou servidão por dívidas), 105; Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho de 1998; Protocolo Adicional a Convenção de Palermo contra o Crime Organizado (artigo 3); DUDH; Convenção Internacional de Abolição da Escravatura de 1926; Pacto de San José; Pidesc; Pidcp; Declaração sociolaboral do Mercosul; Artigo 149, 203 e 207 do CP; Artigo 462 da CLT. Decreto 9571/2018.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais as condutas típicas do crime de redução análoga à de escravo?

A

Trabalho forçado, jornada exaustiva, trabalho degradante, servidão por dívidas e restrição por qualquer meio da locomoção da vítima.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que é o trabalho forçado?

A

É aquele para o qual a vítima não se ofereceu espontaneamente. Há meios que inibem a sua vontade nos termos da Convenção 29 da OIT.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual a importância do caso José Pereira?

A

Divisor de águas

Desencadeou uma série de diplomas, documentos, compromissos no combate ao trabalho escravo no Brasil.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual o desfecho do caso José Pereira?

A

Brasil firmou um acordo com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Em qual caso o Brasil foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos?

A

Caso Fazenda Brasil Verde em 2016.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que é a jornada exaustiva?

A

A jornada exaustiva é àquela que por razões de intensidade, frequência, desgaste, agrida a dignidade humana, causando prejuízos a sua saúde física ou mental e decorra de situação de sujeição que torne irrelevante sua vontade. Orientação 3 da CONAETE.

Ex., supressão de pausas e intervalos no trabalho penoso de corte de cana de açúcar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que é o trabalho degradante?

A

ão àquelas que configuram desprezo a dignidade humana, em especial, pelo descumprimento dos direitos fundamentais do trabalho, como péssimas condições de trabalho que violam as normas de saúde, segurança e higiene no trabalho, alimentação, moradia, repouso, e outros relacionados aos direitos da personalidade decorrentes de situação de sujeição que tornem irrelevante a vontade do trabalhador. Orientação 4 da CONAETE.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Segundo o Protocolo de Palermo no tráfico de pessoas há três finalidades, quais são elas?

A

1- exploração sexual;

2- escravidão;

3- remoção de órgãos;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Protocolo de Palermo representou mudança de paradigma em relação ao trabalhador estrangeiros indocumentado?

A

Representa um divisor de águas em relação ao trabalho estrangeiro indocumentado (àquele em situação migratória irregular), vítima de tráfico de pessoas. Anteriormente aplica-se o artigo 359 da CLT, para se reputar nulo o contrato de trabalho, no fundo beneficiando o explorador. Inicia um processo de reconhecimento de direitos das vítimas do tráfico de pessoas e reconhecimento de direitos trabalhistas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Trabalhador recrutado em localidade diversa do território nacional tem direito de alojamento às custas do empregador?

A

Interpretação constitucional que defira a máxima efetividade ao artigo 6 da CF, obrigaria o empregador a fornecer habitações mínimas ao empregado deslocado dentro do território nacional, inclusive, para evitar o famigerado fenômeno da favelização, sem falar na função social da empresa e da propriedade, aliada ao valorização do trabalho humano. Além disso, o artigo 225 da CF, trata do dever de reparação ao meio ambiente, inclusive o artificial, para impedir a formação de favelas. Por outro lado, a NR 18, item 18.4, prevê a obrigatoriedade de alojamentos em canteiros de obra e a IN 90/2011 que impõe a obrigatoriedade do fornecimento de alojamentos ao trabalhador recrutado em localidade diversa do território nacional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais os principais aspectos do Protocolo 29 de 2014 da OIT?

4 pontos

A

1- evolução do conceito de trabalho forçado, como exploração sexual e tráfico de pessoas;

2- Análise econômica dos direitos: combate ao trabalho escravo tem razões humanitárias e econômicas.

3- Ênfase no migrante (vulnerabilidade)

4- Responsabilidade em cadeia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Em quais situações haverá a autorização de residência conforme o Decreto 9199/2017?

A

Tráfico de Pessoas

Trabalho Escravo

Violação de direito agravada por sua condição migratória

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Conceitue o princípio do non refoulement (não repulsão) e relação com o direito do trabalho.

A

7- A incorporação deste princípio iniciou com o Protocolo de Palermo. Em síntese, proíbe a devolução do refugido de guerra ao país de origem em virtude de irregularidade migratória.

17
Q

O que é o compliance e due dilligence, conforme o Decreto 9571/2018?

A

O compliance é a a cultura de cumprimento das leis em toda a cadeia produtiva e o due diligence é o dever de vigilância em direitos humanos (artigo 5,I).

18
Q

Conceito de trabalho decente?

A

13- O trabalho decente, oposto ao degradante, tem haver com o respeito aos patamares mínimos civilizatórios de direitos dos trabalhadores, em sua amplitude. Portanto, o trabalho decente seria um conjunto mínimo de direitos do trabalhador que corresponde: à existência de trabalho; à liberdade de trabalho; à igualdade no trabalho; ao trabalho com condições justas, incluindo remuneração, e que se preservem sua saúde e segurança; à proibição do trabalho infantil; liberdade sindical: e à proteção contra os riscos sociais”.

19
Q

No que consiste o plano nacional pela erradicação do trabalho escravo?

A

pacto busca o envolvimento de entidades afetas ao tema do trabalho escravo para identificação de cadeias produtivas problemáticas de bens ou serviços. Quando a empresa adere ao pacto, assume o compromisso de impor restrições comerciais contra exploradores de trabalho degradante.

20
Q

Explique a certidão declaratóra de transporte de trabalhadores (CDTT)

A

A CDTT é exigida para o deslocamento de trabalhadores de um local ao outro do território nacional para fins de trabalho, sendo importante mecanismo para evitar a precarização das relações de trabalho. Sua ausência configura, em tese, o crime do artigo 207 do CP.

21
Q

Explique a teoria da cegueira deliberada ou teoria do avestruz.

A

Esta teoria significa a cegueira intencional, deliberada, omissão do empregador, ante o dever legal de fiscalizar seu processo produtivo, lucrando com tal conduta. Ao permanecer inerte quando tinha o dever razoável de agir o tomador de serviços coloca-se intencionalmente em situação de ignorância, razão porque responde por omissão (negligência).

22
Q

11- Explique o princípio da internalização das externalidades negativas.

A

Princípio surgido no direito ambiental, significa que os riscos sociais externos que acompanham o processo produtivo devem ser internalizados pelos agentes econômicos. Artigo 14, parágrafo primeiro da Lei 6938/1991 - positiva a responsabilidade objetiva do poluidor.

23
Q

Como ocorre o trabalho escravo na etapa pré-contratual?

A

Na fase pré-contratual, por vezes, os trabalhadores são aliciados por gatos ou atravessadores, com promessas de bons salários e condições de trabalho, quando, na verdade não passa de mero ardil, para que os trabalhadores sejam inseridos em atividades precárias e degradantes que objetivam única e exclusivamente a ampliação do lucro, sem respeito aos padrões legais mínimos.

Importante, aqui a CDTT e o artigo 207 do CP que veda o aliciamento de trabalhadores de um local para outro do território nacional.

24
Q

15- Como ocorre o trabalho escravo na fase contratual?

A

Na fase contratual, o trabalhador está submetido a jornada exaustiva, trabalho forçado, degradante ou com a locomoção limitada pela apreensão de documentos ou servidão por dívidas

25
Q

16- Como ocorre o trabalho escravo na fase pós-contratual?

A

A fase pós-contratual é desafiadora no sentido de garantir aos trabalhadores acesso ao mercado de trabalho, com dignidade. Alguns programas com o seguro-desemprego para os resgatados ameninam o problema, mas, não resolvem. Apenas políticas públicas efetivas, com participação de todos os atores sociais, aliados com a expansão do emprego e renda podem possibilitar esta inserção. O MPT possui o projeto “resgatando a cidadania”, busca a qualificação do trabalhador resgatado para evitar que novamente seja absorvido pelo trabalho escravo. Ademais, a inserção dos empregadores na lista suja, favorece o combate.

26
Q

17- Diferença do conceito dado pela OIT e pela legislação brasileira?

A

O conceito consagrado pela OIT gira em torno do trabalho escravo, com limitação da liberdade, inclusive, de locomoção. A legislação brasileira adota conceito mais amplo abrangendo ideias em torno do trabalho degradante.

27
Q

18- Quais o casos o Brasil respondeu internacionalmente por prática de trabalho escravo?

A

Caso José Pereira (Fazenda Espírito Santo) e Fazenda Brasil Verde. No primeiro caso o Brasil firmou acordo perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (1994). No segundo caso o Brasil foi condenado perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

28
Q

No que consiste o sweating system (sistema de suor)?

A

Caracterizado pela confusão entre o local de trabalho e a habitação, fator que aliado a um sistema de pagamento de salários por produção redunda em jornadas exaustivas e superexploração da mão de obra, fenômeno presente no segmento têxtil.

29
Q

3- O que se verifica na fase pré-contratual dos trabalhadores destinados ao setor têxtil?

A

Na fase pré-contratual ocorre o tráfico de pessoas, conforme artigo 149-A do CP.

Ocorre o aliciamento, com falsas promessas de bons salários e condições de trabalho que, não se confirmam na prática.

30
Q

4- Qual diferença entre o tráfico de pessoas (human trafficking) e o tráfico de migrantes (migrant smuggling)?

A

4- No tráfico de pessoas o estrangeiro é vítima, no tráfico de migrantes participa o ato ilícito. No tráfico de migrantes, é um delito, o estrangeiro deve retornar ao seu estado de origem, está em desacordo com as leis nacionais. No tráfico de pessoas é aplicado o princípio do non-refoulemant.

31
Q

Comente sobre o princípio do non-refoulement e a mitigação do paradigma do trabalho proibido.

A

5- É um princípio do direito dos refugiados, pelo qual o migrante tem o direito à não devolução, pelo estado de destino ao estado de origem, independentemente da regularidade da documentação de sua situação migratória. Artigo 18-A da Lei da Migração. Artigos 7 e 14 do Protocolo de Palermo.

Neste sentido, ocorre a atenuação do artigo 359 da CLT, em relação ao trabalho proibido do estrangeiro em situação irregular, porque constatada a existência de trabalho escravo, tráfico de pessoas, violação de direito agravada por sua condição migratória, busca-se a regularização migratória (ou repatriamento da vítima, artigo 8 do Protocolo de Palermo) e a garantia dos direitos trabalhistas.

32
Q

6- Cite exemplos de aplicação do princípio do non-refoulement na ordem jurídica brasileira.

A

6- Tráfico de pessoa, trabalho escravo e violação de direitos agravado pela situação de migrante ilegal.

33
Q

Consentimento do trabalhador quanto à exploração absolve o empregador, como afirmar não se sentir vítima de trabalho escravo?

A

Há dois enfoques: humanitário e o econômico.

Para Kant a dignidade é um atributo inerente ao homem, ou seja, o homem é sempre um fim, jamais um meio. Assim, o consentimento é irrelevante, porque a dignidade é irrenunciável.

Quanto as razões ordem econômica, no sentido de combater a concorrência desleal e o dumping social.

34
Q

7- Quais as consequencias da contratação do estrangeiro irregular?

A

7- Regularização, com pagamento de todas as parcelas trabalhistas, anotação da CTPS, além da regularização da situação migratória, nos casos previstos em lei.

35
Q

9- Quais as normas preveem o tráfico de pessoas?

A

Lei da Migração. Protocolo de Palermo. Artigo 149-A do CP.

36
Q

13- Trabalhador migrante tem direito ao seguro desemprego?

A

13- Orientação 12 da Conaete - no sentido de que o trabalho migrante, embora ilegal, tem direito as três parcelas do seguro-desemprego no caso de resgate de trabalho análogo ao de escravo.

37
Q

14- O que prevê o item 8.7 da Nova Agenda de Desenvolvimento Sustentável (agenda 2030)?

A

14- Abolição do trabalho escravo, forçado, piores formas de trabalho infantil, tráfico de pessoas, meninos-soldado, e o fim do trabalho infantil até 2025.