CONAETE Flashcards
Qual o conceito clássico de trabalho escravo?
Condição de alguém sobre a qual se exercem os atributos do direito de propriedade.
Restrição da liberdade, coisificação.
Conceito do trabalho escravo contemporâneo?
Trabalho em que há restrição à liberdade do trabalhador ou quando não são respeitados os direitos mínimos para o resguardo da dignidade.
Fundamentos normativos do combate ao trabalho escravo.
Artigo 1, III, IV, artigo 5, 7, 243 da CF; Convenções 29 e o Procolo 29 (a atualiza), 95 (artigo 7 - sistema de truck system ou servidão por dívidas), 105; Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho de 1998; Protocolo Adicional a Convenção de Palermo contra o Crime Organizado (artigo 3); DUDH; Convenção Internacional de Abolição da Escravatura de 1926; Pacto de San José; Pidesc; Pidcp; Declaração sociolaboral do Mercosul; Artigo 149, 203 e 207 do CP; Artigo 462 da CLT. Decreto 9571/2018.
Quais as condutas típicas do crime de redução análoga à de escravo?
Trabalho forçado, jornada exaustiva, trabalho degradante, servidão por dívidas e restrição por qualquer meio da locomoção da vítima.
O que é o trabalho forçado?
É aquele para o qual a vítima não se ofereceu espontaneamente. Há meios que inibem a sua vontade nos termos da Convenção 29 da OIT.
Qual a importância do caso José Pereira?
Divisor de águas
Desencadeou uma série de diplomas, documentos, compromissos no combate ao trabalho escravo no Brasil.
Qual o desfecho do caso José Pereira?
Brasil firmou um acordo com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
Em qual caso o Brasil foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos?
Caso Fazenda Brasil Verde em 2016.
O que é a jornada exaustiva?
A jornada exaustiva é àquela que por razões de intensidade, frequência, desgaste, agrida a dignidade humana, causando prejuízos a sua saúde física ou mental e decorra de situação de sujeição que torne irrelevante sua vontade. Orientação 3 da CONAETE.
Ex., supressão de pausas e intervalos no trabalho penoso de corte de cana de açúcar.
O que é o trabalho degradante?
ão àquelas que configuram desprezo a dignidade humana, em especial, pelo descumprimento dos direitos fundamentais do trabalho, como péssimas condições de trabalho que violam as normas de saúde, segurança e higiene no trabalho, alimentação, moradia, repouso, e outros relacionados aos direitos da personalidade decorrentes de situação de sujeição que tornem irrelevante a vontade do trabalhador. Orientação 4 da CONAETE.
Segundo o Protocolo de Palermo no tráfico de pessoas há três finalidades, quais são elas?
1- exploração sexual;
2- escravidão;
3- remoção de órgãos;
Protocolo de Palermo representou mudança de paradigma em relação ao trabalhador estrangeiros indocumentado?
Representa um divisor de águas em relação ao trabalho estrangeiro indocumentado (àquele em situação migratória irregular), vítima de tráfico de pessoas. Anteriormente aplica-se o artigo 359 da CLT, para se reputar nulo o contrato de trabalho, no fundo beneficiando o explorador. Inicia um processo de reconhecimento de direitos das vítimas do tráfico de pessoas e reconhecimento de direitos trabalhistas.
Trabalhador recrutado em localidade diversa do território nacional tem direito de alojamento às custas do empregador?
Interpretação constitucional que defira a máxima efetividade ao artigo 6 da CF, obrigaria o empregador a fornecer habitações mínimas ao empregado deslocado dentro do território nacional, inclusive, para evitar o famigerado fenômeno da favelização, sem falar na função social da empresa e da propriedade, aliada ao valorização do trabalho humano. Além disso, o artigo 225 da CF, trata do dever de reparação ao meio ambiente, inclusive o artificial, para impedir a formação de favelas. Por outro lado, a NR 18, item 18.4, prevê a obrigatoriedade de alojamentos em canteiros de obra e a IN 90/2011 que impõe a obrigatoriedade do fornecimento de alojamentos ao trabalhador recrutado em localidade diversa do território nacional.
Quais os principais aspectos do Protocolo 29 de 2014 da OIT?
4 pontos
1- evolução do conceito de trabalho forçado, como exploração sexual e tráfico de pessoas;
2- Análise econômica dos direitos: combate ao trabalho escravo tem razões humanitárias e econômicas.
3- Ênfase no migrante (vulnerabilidade)
4- Responsabilidade em cadeia
Em quais situações haverá a autorização de residência conforme o Decreto 9199/2017?
Tráfico de Pessoas
Trabalho Escravo
Violação de direito agravada por sua condição migratória