Ciclo Menstrual Flashcards
COMO É DE FORMA GERAL O EIXO HIPOTÁLAMO-HIPÓFISE-OVÁRIO?
Hipotálamo: GnRH em pulsos - age sobre a adeno-hipófise
Hipófise: LH e FSH - age sobre as células tecais e da granulosa
Ovário: hormônios esteroides, peptídeos gonadais, fatores de crescimento e foliculogênese.
Retroalimentação negativa (positiva na fase intermediária do ciclo).
PRINCIPAIS ANDROGÊNIOS E ESTROGENIOS PRODUZIDOS PELO OVARIO?
Estradiol: produzido a partir dos folículos ou conversão da estrona (produzida pelos ovários ou conversão da androstenediona)
Androgênios: o ovário produz testosterona e androstenediona
Androgênios são convertidos pela aromatase na pele e tecido adiposo em estrogênios pela aromatase
QUAIS SÃO OS FATORES NEURAIS QUE AFETAM O EIXO HHO?
Negativamente (diminuição da produção dos hormônios hipofisários): GnRH em excesso a longo prazo, serotonina e melatonina, endorfinas, substância P
Positivamente: GABA e acetilcolina, prostaglandinas
QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO GNRH?
Produzido pelo nucleo infundibular
Estimula a liberação de FSH e LH
Deve ser secretado de forma pulsátil (60-90 minutos na fase folicular/210-270 minutos na fase lútea)
Meia-vida curta
Estimulado pela norepinefrina e inibido pela dopamina
ALTERAÇÕES DOS PULSOS DE GNRH DURANTE O CICLO MENSTRUAL?
Durante a fase folicular inicial, o pulso é frequente e de pequena amplitude
Na fase folicular tardia aumenta tanto a amplitude como a frequência
Na fase lútea, diminui a frequencia, mas a amplitude aumenta muito e vai decaindo
PORQUE A ADM DE GNRH SO FUNCIONA NOS PRIMEIROS DIAS?
Ocorre down regulation dos receptores
CARACTERÍSTICAS DO LH E DO FSH
FSH: aumenta no final do ciclo anterior e é responsável pela maturação do folículo. Promove a liberação de ativina e inibina. Aumenta a quantidade de receptores para LH e FSH.
LH: baixo no início do ciclo e com o aumento do estradiol no meio, aumenta sua secreção. Responsável pela síntese de androgênios.
INIBIDOR E ESTIMULADOR DA PROLACTINA
Dopamina e TRH
QUAIS SÃO AS PARTES FUNCIONAIS DO FOLÍCULO OVARIANO?
Estroma: produtor de androgênios
Corpo lúteo: produtor de progesterona
Folículos: produtor de esteroides
COMO FUNCIONA A ESTEROIDOGÊNESE?
Envolve as células da teca, que produzem testosterona e androstenediona, que, pela ação da aromatase das células foliculares são convertidas em estradiol e estrona.
COMO É DIVIDIDO O CICLO OVARIANO?
Fase folicular: 1o dia de menstruação ate o pico de LH
Fase ovulatória: ruptura do folículo, aumento da progesterona, recomeço da meiose I
Fase lútea: da ovulação até a menstruação
O QUE ACONTECE NA FASE FOLICULAR?
Resgate do folículo através do FSH
Folículo primordial
Folículo primário: diferenciação das células da teca interna e teca externa. Crescimento limitado, se responder ao FSH (se tem mais receptores), volta a crescer. Se não, sofre atresia.
Folículo pré-antral: as células da granulosa sintetizam os 3 tipos de esteroides (LH agindo sobre as células da teca). Pela ação do FSH, ocorre a aromatização
Folículo antral: acúmulo de liquido. Se tiver FSH, há acumulo de estrogênio no liquido e evolui; se não, acumula androgenio, e sofre atresia.
Folículo pré-ovulatório: aumento gradativo do estrogênio. Atinge seu pico (se se mantém elevado por longo tempo) e promove a liberação de LH, e consequentemente de progesterona, que faz retroalimentação positiva.
O QUE ACONTECE NA FASE OVULATÓRIA?
O pico de LH estimula a ovulação. Há retorno da meiose I, luteinização (permite que as células da granulosa sintetizem progesterona). O acúmulo de prostraglandinas E e F e o LH, há a ovulação.
O QUE ACONTECE NA FASE LÚTEA?
Aumento do fluxo sanguíneo, levando mais LDL, precursor da progesterona. O estrogênio da fase lútea aumenta os receptores de progesterona no útero. Os pulsos de LH vão diminuindo, até a regressão do corpo lúteo, diminuindo o estradiol, progesterona e inibina A, que permite nova liberação de FSH.
COMO SE DEFINE AMENORREIA E QUAL É A CONDUTA?
+ de 3 ciclos ausentes. Dosar BHCG, TSH, prolactina e teste de progesterona.
COMO O TRH PODE AFETAR NO CICLO MENSTRUAL?
O TRH é um dos principais estimuladores da liberação de prolactina, logo, se houver hipotireoidismo, há aumento do TRH, liberação da prolactina e consequentes alterações no ciclo menstrual (bloqueio do GnRH)
QUEM SECRETA AS INIBINAS?
Inibina B, liberada pelas células da granulosa
Inibina A, liberada pelo corpo lúteo
QUANDO DOSAR TESTOSTERONA NA MULHER?
Somente quando há suspeita dos níveis.
COMO ATUAM OS ANÁLOGOS DO GNRH?
Se ligam sem desocupar os receptores na hipófise, e assim eles não se recapacitam (down regulation), ciclo para.
QUANDO OS ANÁLOGOS DO GNRH SÃO INDICADOS?
Puberdade precoce e miomas submucosos.
EM QUE MOMENTOS DO CICLO DOSAR O FSH, ESTRADIOL E PROGESTERONA?
FSH e estradiol: 2 ao 4
Progesterona 22 ao 24
POR QUE OS NIVEIS DE FSH CAEM?
Há maturação dos folículos com aumento do FSH, logo, há aumento do estrogênio e o folículo dominante passa a produzir inibina.
COMO OS ANTI-INFLAMATÓRIOS AFETAM NA OVULAÇÃO?
Inibem a síntese de prostaglandinas, impedindo a ovulação
QUANTO TEMPO APÓS A ELEVAÇÃO DO LH OCORRE A OVULAÇÃO?
32 a 36 horas após o início de seu aumento e 10-12 horas após o pico, que dura de 48 a 50 horas.