7. Valvopatias e Cardiomiopatias Flashcards
Cite 2 etiologias para o surgimento de EA.
- Idosos: Degenerativa.
- Jovens: Bicúspide e febre reumática.
Cite 2 etiologias para o surgimento de IA.
Febre reumática, endocardite, degeneração mixematosa, alteração do vaso aorta, sífilis, dissecção aórtica, sd. de marfan.
Cite 2 etiologias para o surgimento de EM.
Febre reumática , degenerativa, lúpus.
Cite 2 etiologias para o surgimento de IM.
FR, prolapso de valva mitral, endocardite.
Quais as 2 patologias valvares que cursam com a tríade de dispneia (pior prognóstico), sincope e angina?
EA e IA.
O que é a SD de Heyde?
Sangramento digestivo secundário à EA por formação de telangiectasia no TGI + def de fator de VW.
Qual o tipo de sopro auscultado na EA? Qual o tipo de pulso e PA que esse ocasiona?
Sopro em diamante (crescendo decrescendo) + pulso parvus et tardus (pulso carotídeo baixo de volume tardio) + PA convergente.
o Gravidade: Telessistólico podendo se sobrepor à B2.
o Fenômeno de Gallavardin: Valva muito calcificada causa sopro ejetivo que irradia para foco mitral.
FP: Valva q não abre por completo -> aumento de resistência à saída de sangue do coração -> hipertrofia de ventrículo -> fibrose.
Qual o tipo de sopro auscultado na IA? Qual o tipo de pulso e PA que esse ocasiona?
Sopro protodiastólico em foco aórtico decrescendo + PA divergente + pulso em martelo d’água (amplo).
* Manobra de Handgrip: Aumenta a intensidade do sopro via aumento da resistência pós carga, logo o sangue que reflui ao coração.
Qual o tipo de sopro auscultado na EM?
Sopro mesodiastólico em “ruflar de tambores” (decrescendo-crescendo devido ao reforço pré-sistólico da contração atrial), estalido de abertura (patognomônico – pressão vence rigidez de abertura, abrindo de forma brusca).
FP: Restrição à abertura -> represamento de sangue no atrio -> aumento progressivo de AE -> sobrecarga pulmonar.
* Surge usualmente assintomático por poupar o VE em um quadro de maior necessidade de FC (jovem que surgiu um evento embólico, gestante que edema agudo sem DX prévio).
Qual o tipo de sopro auscultado na IM?
sopro holossistolico “em barra ou vapor”, “jato de máquina”, com B1 hipofonética em ápice, de regurgitação suave à axila.
Quais as 2 patologias valvares que cursam com a tríade de dispneia, palpitação e tosse?
EM e IM.
Quais as 2 principais diferenças entre a prótese biológica e a metálica?
- Biológica: Baixa durabilidade e trombogenicidade.
- Metálica: Alta durabilidade e trombogenicidade.
Qual a FP da febre reumática?
Infecção de orofaringe (faringoamgdalite) por estreptococo beat-hemolítico do grupo A de Lancefield -> resposnta imune -> ataque a antígenos do coração e articulações (reação cruzada). Principalmente mitral com estenose.
* Faringoamgdalite -> 1-4s -> miocardite/valvulite/artrite/eritema (poupa a face)/nódulo SC.
* Poliartrite: Autolimitada, assimétrica, migratória (TTO AAS).
* Coreia de sydenham (movimentos involutários).
Qual o TTO para a febre reumática?
Benzetacil 1,2kk dose única ou a cada 21d até os 18a ou 5a (o que for mais distante).
Cite 2 formas de DX da cardiomiopatia hipertrófica.
Teste genético, RNM cardíaca, cineangiocoronariografia.
Dç genética autossômica dominante com hipertrofia de VE, septal e assimétrica.
* QC: Dispneia, angina, sincope, palpitação.
o Principal causa de morte CV em pctes jovens.
* FP: Hipertrofia que bloqueia a saida de sangue pela valva, podendo até colar uma parede à outra. Essa estenose acelera o fluxo de sangue à via de saída, sendo essa a causa de sopro (efeito venturi).
O que é a cardiomiopatia de Takotsubo?
Disfunção súbita e reversível do músculo cardíaco, geralmente desencadeada por um evento estressante, emocional ou físico (sd do coração partido).
Os sintomas da síndrome do coração partido podem ser semelhantes aos de um ataque cardíaco e incluem dor precordial com dispneia e síncope. Trata inicialmente como SCA (resposta anormal do coração a substâncias químicas liberadas durante situações de estresse) mas se na ventriculografia evidencia a lesão cardíaca TTO com sintomáticos até a recuperação do tecido.
Qual o medicamento usasdo na miocardiopatia chagásica durante a fase aguda?
Benzonidazol em fase aguda ou reativação da dç.
* TTO para IC em fase crônica.
- QC: Chagoma e sinal de romanã agudamente, digestiva e cardiaca cronicamente (calásia e arritmias).
- DX: Duas metodologias diferentes.
o ECO: Aneurisma apical em dedo de luva (aumenta chance de formação de trombo).