26. Transtornos Mentais Flashcards
Defina esquizofrenia. mencionando os sintomas e seus respectivos
Esquizofrenia: Transtorno psicótico manifestado pela junção dos sintomas positivos com negativos, por um período de >6m e não associado a causas provocadas (droga, infecção, etc) e outras doenças (autismo, distúrbio da infância, transtorno esquizoafetivo, etc).
Caracterize transtorno delirante, esquizofreniforme e esquizoafetivo.
- Transtorno delirante (mais desconfiado do que psicótico): <1m com delírio persecutório, de grandeza, etc, contudo mantendo sua vida social/profissional preservada.
- Transtorno esquizofreniforme: Quadro esquizofrênico contudo <6m (aguardo para quando exceder os 6m receber de fato o DX de esquizofrenia).
- Transtorno esquizoafetivo: Esquizofrenia + perturbação de humor (depressão e/ou mania).
Diferencie as características do QC de esquizofrenia (subclassificação).
- Positivos: Alucinação, delírio (discursos mirabolantes), ruptura com a realidade, impulsividade.
- Negativos: Apatia, anedonia, empobrecimento do pensamento (impedimento de relatos diários, de falar sobre coisas do cotidiano) e das relações sociais, perda de atenção com higiene e imagem pessoal.
Cite uma droga para o TTO dos sintomas positivos e uma droga para os sintomas negativos da esquizofrenia.
TTO:
* Típicos: De primeira geração (mais efeitos colaterais, eficiente em sintomas positivos). Haldol, podendo ser usado também EV quando em quadro de crise em PS (paciente em plena crise alucinatória delirante).
o Efeito adverso: Sd extrapiramidal (parkinsonismo induzido por drogas).
* Atípicos: De segunda geração (menos efeitos colaterais, eficiente em sintomas negativos). Risperidona, olanzapina.
Defina bipolaridade e seu respectivo TTO.
- Transtorno de humor marcado por oscilações entre depressão e mania intercalados por períodos de remissão (eutimia).
- Mania: Autoestima inflada, poucas horas de sono, fuga de ideias, pensamento acelerado, atividades desenfreadas (compras, sexo, etc).
- Depressão maior (não é necessário para o DX, podendo oscilar entre mania e eutimia).
- TTO: Lítio.
Defina transtorno depressivo e seu respectivo TTO.
- Depressão unipolar, sendo curso crônica e recorrente.
- QC: Anedonia, infeliz, insônia, sentimento de culpa excessiva e inutilidade.
o Ideação de morte em solução dos problemas. - TTO: Psicoterapia (incentivo em atividade de reforço positivo); ISRS, IRSNs, tricíclicos.
o Efeitos adversos: Insônia, perda de libido, ganho de peso, xerostomia.
Defina transtorno de ansiedade e suas vertentes (generalizada e sd do pânico).
Transtorno de ansiedade: Medo excessivo à ameaça percebida com previsões de ameaças futuras, antecipando aquelas.
* TTOs: Terapia comportamental, ISRS, ADT e benzo em crise.
Generalizada: Sobre eventos, na maioria dos dias, resultando prejuízo funcional (deixa de realizar o cerne do transtorno. Ex: não realiza a prova pois era o fator causal das crises).
Fobia social: Medo do julgamento, da crítica de outrem, paralisando o pcte.
Pânico: Sintomas somático associados (sudorese, palpitação, etc).
Agorafobia: Medo de frequentar locais públicos por esses proporcionarem uma condição que dificulte a extração desse mesmo local (como vou fugir?).
Outras fobias: Medo de agulha, aranha, sangue, cobra, avião, altura, etc.
Defina TOC mencionando a caracterização da obsessão e da compulsão.
- Realizar atividade angustiante consumindo tempo significativo.
- Obsessão: Pensamento invasivo causando sofrimento se evadido. Ex: se pisar na linha eu morro.
- Compulsão: Fenômeno repetitivo e obrigatório na mente do pcte. Ex: se não abrir a porta 5x eu vou bater o carro.
Defina os transtornos de personalidade do grupo A.
- Estranhos e afastados.
- Paranoide: Desconfiança de tudo e todos. Ex: Confere contas excessivamente.
- Esquizoide: Solitário excessivamente (retraimento social – não tem amigos, diferente da pessoa que tem poucos) se isolando por si só (não gosta de relacionamentos íntimos, família, etc).
- Esquizotípica: Pensamentos mágicos e noções peculiares (aparência ou comportamento esquisito, peculiar ou excêntrico). Ex: Vestido de mago e acha que faz magias.
Defina os transtornos de personalidade do grupo B.
- Impulsivos e dramáticos.
- Antissocial: Não respeita regrais sociais, não necessariamente associado ao sentimento de maldade. Ex: Não respeita o professor e não tem remorso. Mata animais. Comete crimes.
- Borderline: Instabilidade na relação interpessoal/autoimagem levando a impulsividade e difícil de lidar socialmente (oscilação de humor e tendência automutilante). Ex: Pcte contrariado, grita, berra, agride e depois ama e se sacrifica pela pessoa (intensidade).
- Histriônico: Excitáveis, emotivo e dramático. Aumenta uma ocorrência comum (teatral) como se fosse o pior acontecimento de sua vida (busca de atenção, de ser o centro das atenções) ou apela para sua aparência física p/ chamar atenção.
- Narcisista: Senso aguçado de autoimportância, não somente relacionado à beleza. Se colocar em um pedestal, necessitando de um reforço positivo (necessidade de admiração) de terceiros para o manter lá (contudo a base é instável, logo quando criticado seu pedestal desmorona - invejosos e lidam mal c/ críticas).
Defina os transtornos de personalidade do grupo C.
- Desconfiados e inseguros.
- Evitativo: Sensibilidade à rejeição (hipersensibilidade à avaliação negativa) levando a uma vida social retrativa, contudo quer ter amigos diferente do esquizoide, levando a um quadro de necessidade absurda de confiança para iniciar um relacionamento e findando esse por pequenos detalhes (sensibilidade, medo, à rejeição).
- Dependente: Delega responsabilidade por não ter autoconfiança (não decide nada por ter medo de rejeições). Usualmente relaciona-se com narcisista, delegando tudo para quem gostar de ter delegação, poder de decisão.
- Obsessivo compulsivo: Perfeccionista, preocupando-se com ordem desejando que tudo aconteça da sua forma, seja em organização material ou até em ordenamentos sociais.
Cite 3 características do QC da Sd de burnout.
Exaustão emocional levando à parada de prazer com coisas que antes tinha prazer, empobrecimento de relações, despersonalização (deixa de ser quem era conhecido por outrem) e baixa realização profissional; tudo levado por excesso de trabalho/estudo/etc.
* Profilaxia: Definir pequenos objetivos, atividades de lazer, descanso adequado, atividade física regular, evitar drogas e negatividade alheia, expor sentimentos a outrem.