Toxicologia Ocupacional Só Questoes Flashcards
A fase de interação da substância química com o organismo em que ocorre a absorção, a distribuição, o armazenamento, a biotransformação e a excreção das substâncias químicas é chamada de
Toxicocinetica.
Fase em que se estuda a absorção, a distribuição, o armazenamento, a biotransformação e a eliminação (excreção) das substâncias absorvidas. Nesta fase não há interação da substância com os órgãos-alvo.
Corpo sobre droga!
Em regra, os compostos insolúveis são carcinogênicos, ao passo que os solúveis não o são, para os mesmos xenobióticos.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
A absorção das poeiras de compostos iônicos inalados também sofre grande influência da ——————.Para ser absorvido, não basta o composto ser inalado e chegar às vias respiratórias inferiores, ele deve estar livre e difusível, ou seja, solúvel na água do interstício pulmonar.
Solubilidade
É uma propriedade física muito importante em Toxicologia, especialmente na Ocupacional, pois as substâncias muito voláteis têm acesso facilitado às vias aéreas, principal via de contato e absorção em trabalhadores. Ao contrário do que muitos imaginam, o peso molecular de uma substância tem pouca influência nessa propriedade .
Volatilidade.
Volatilidade X solubilidade :
O ————-, em concentrações elevadas (de centenas a milhares de partes por milhão) pode levar à morte por parada cardiorrespiratória devido ao colapso do sistema nervoso central. A exposição a baixas concentrações do composto provoca depressão do sistema hematopoiético, causando leucemia.”
Benzeno .
A resposta tóxica por exposição a baixas doses/concentrações pode ser diferente da resposta a altas doses.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Na fase ———————- há interação entre a substância biodisponível e os sítios de ação, específicos ou não, dos órgãos-alvo e alterações fisiopatológicas consequentes, enquanto na fase clínica tem-se o aparecimento dos efeitos nocivos do toxicante por meio de sinais e sintomas clínicos e/ou laboratoriais.
Tóxicodinâmica
Toxicologia ————— é a área da toxicologia em que são identificadas e quantificadas as substâncias químicas presentes no ambiente de trabalho e os riscos que elas oferecem, com o objetivo de prevenir riscos à saúde do trabalhador, ou ainda a área que se ocupa com os estudos das ações e efeitos nocivos de substâncias presentes no ambiente de trabalho sobre o organismo dos indivíduos ocupacionalmente expostos.
Ocupacional .
O ramo ocupacional da toxicologia apresenta duas características centrais que o difere de outros ramos:
• é eminentemente preventiva, sendo-lhe fundamental a correta avaliação do risco a que o trabalhador está exposto;
• leva em consideração tanto as informações qualitativas quanto as quantitativas das substâncias químicas.”
———— consiste em um processo patológico causado por substâncias químicas endógenas ou exógenas, sendo caracterizado por um desequilíbrio fisiológico em consequência das alterações bioquímicas no organismo. É a manifestação dos efeitos tóxicos, evidenciada por sinais e sintomas, ou mediante exames laboratoriais.
Intoxicação
O processo de intoxicação é dividido em 4 fases :
a) exposição: fase em que se estuda o contato do xenobiótico com o organismo. Na avaliação desta, deve-se sempre levar em consideração sua dose ou concentração, a via de contato e se as características físico-químicas da substância permitem boa absorção ou não.
b) toxicocinética: fase em que se estuda a absorção, a distribuição, o armazenamento, a biotransformação e a eliminação (excreção) das substâncias absorvidas. Nessa fase, características físico-químicas do xenobiótico, especialmente a solubilidade e a constante de acidez, têm importância fundamental, pois determinam o acesso aos órgãos-alvo e a velocidade de eliminação pelo organismo. A resultante destas etapas determina a biodisponibilidade;
c) toxicodinâmica: fase em que há interação entre a substância biodisponível e os sítios de ação, específicos ou não, dos órgãos-alvo, e alterações fisiopatológicas consequentes;
d) clínica: fase do aparecimento dos efeitos nocivos do toxicante por meio de sinais e sintomas clínicos e/ou laboratoriais.”
Do ponto de vista da Toxicologia Ocupacional, a disciplina de Higiene do Trabalho se aprofunda nesse aspecto, trabalhando no reconhecimento e na avaliação das substâncias presentes nos ambientes de trabalho; A qual fase do processo de intoxicação estamos nos referindo ?
Exposição
A maioria dos toxicantes cruza a membrana celular pela diferença de gradiente de concentração, seguindo a Lei de Fick, de modo que a difusão simples é o meio mais simples, comum e importante para as substâncias polares (lipossolúveis) poderem passar pela membrana sem se dissolver no interior da célula com facilidade.
Verdadeiro ou falso?
Falso . A maioria dos toxicantes cruza a membrana celular pela diferença de gradiente de concentração, seguindo a Lei de Fick, de modo que a difusão simples é o meio mais simples, comum e importante para as substâncias Apolares (lipossolúveis) visto poderem se dissolver na membrana com facilidade, graças à natureza lipídica desta)”
Os gases e vapores das substâncias menos lipossolúveis, ao ingressarem no organismo, atravessam mais facilmente a membrana alveolar por difusão simples, mas, como são pouco solúveis no sangue, não encontram na corrente sanguínea um meio propício para serem carregadas até o órgão no qual têm sua ação tóxica mais grave.
Verdadeiro ou falso?
Falso . Gases e vapores das substâncias mais lipossolúveis, ao ingressarem no organismo, atravessam mais facilmente a membrana alveolar por difusão simples, mas, como são pouco solúveis no sangue, não encontram na corrente sanguínea um meio propício para serem carregadas até o órgão no qual têm sua ação tóxica mais grave.
Existem três vias de penetração dos agentes químicos no organismo. Fale sobre cada uma delas :
a) via respiratória: é a via de absorção mais importante para a Higiene e Toxicologia Ocupacional, pois a maior parte dos toxicantes presentes nos locais de trabalho são absorvidos por ela, como os gases, os vapores de líquidos voláteis e as partículas sólidas ou líquidas dispersas no ar. A absorção de gases e vapores é diferente da de partículas, e por isso devem ser abordadas de forma diversa;
b) via cutânea: o contato do agente com a pele pode originar basicamente duas situações:
• a substância é um ácido, álcali, oxidante ou irritante forte, e pode provocar desde ligeira irritação até ferimentos profundos, por corrosão da pele. Este tipo de efeito é denominado ação toxica local;
• a substância não produz significativa ação toxica local, mas sendo lipossolúvel, ou seja, solúvel em gordura (solventes orgânicos por exemplo) pode se difundir através da pele, atingir a corrente sanguínea e ser distribuída pelo organismo, levando a um efeito em outros órgãos, este efeito é denominado ação tóxica sistêmica.
C- via gastrointestinal (via oral): pode ser significativa em apenas poucos casos de falta de higiene pessoal, como, por exemplo, em situações em que o trabalhador com as mãos “sujas” com o agente químico manipula um alimento ou leva a mão diretamente à boca. Na Toxicologia em geral, esta é a via mais importante por causa da absorção de xenobióticos por meio de água e alimentos contaminados, de suicídios e da ingestão de drogas ilícitas, mas, na Toxicologia Ocupacional, é uma via menos importante, tendo alguma relevância na deglutição de muco contaminado por xenobióticos retidos na árvore respiratória.
Inseticidas organogosforados são absorvidos pelo organismo humano principalmente pela via respiratória nas exposições ocupacionais .
Verdadeiro ou falso?
Falso . A absorção através da via dérmica geralmente é considerada a mais importante para exposições ocupacionais ou acidentais, pois a pele pode absorver substâncias químicas facilmente, especialmente se estiverem em forma líquida ou em aerossol. No entanto, a via respiratória também é significativa, especialmente em ambientes onde há vapor ou aerossóis dos organofosforados.
O transporte ativo ocorre através da membrana celular pela diferença de gradiente de concentração, seguindo a Lei de Fick, constituindo a forma mais simples de ingresso dos xenobióticos na célula, comum e importante para as substâncias apolares ou pouco polares (lipossolúveis).”
Verdadeiro ou falso?
Falso .É o transporte passivo
A toxicidade crônica, entre as diferentes substâncias químicas nocivas à saúde humana, é determinada pelo parâmetro Dose Letal 50 (DL50 – dose letal para 50% da população exposta), quando a substância é administrada por via oral ou injetada.
Verdadeiro ou falso?
Falso . A toxicidade AGUDA, entre as diferentes substâncias químicas nocivas à saúde humana, é determinada pelo parâmetro Dose Letal 50 (DL50 – dose letal para 50% da população exposta), quando a substância é administrada por via oral ou injetada.”
“A toxicidade aguda entre as diferentes substâncias químicas é determinada pelo parâmetro Dose Letal 50 (DL50 – dose letal para 50% da população exposta), quando a substância é administrada por via ———- ou injetada. Para gases ou vapores ————, é usada a Concentração Letal 50 (CL50 – concentração letal para 50% da população exposta).
Oral .
Inalados .
Representa a dose que levou à morte metade (50%) da população de animais de laboratório submetida à administração daquela dose. A administração pode ser por diferentes vias: oral, intravenosa ou outras (intraperitoneal, subcutânea, dérmica). Os dados obtidos são extrapolados com reservas para os seres humanos, mas podem dar uma ideia do perigo imediato de uma substância química:
Dose letal 50 (DL50).
Tem o mesmo conceito de DL50, mas definido para a concentração média da substância no ar ambiente inaladas por animais de laboratórios, variando de acordo com a espécie do animal e o tempo de exposição. É semelhante à exposição ocupacional no que diz respeito à via de introdução no organismo, pois se refere à contaminação no ar inalado:
Concentração Letal 50 (CL50).
A biotransformação (metabolização) é capaz de modificar a estrutura química do toxicante, podemos afirmar que enquanto na—————- ocorrem os efeitos da sustância tóxicas no organismo, na —————- ocorrem os efeitos do organismo nas substâncias tóxicas.”
Toxicodinâmica.
Toxicocinética .