Fundamentos de primeiros socorros Flashcards
Defina o que são os primeiros socorros :
São as primeiras providências, os cuidados imediatos prestados a uma pessoa fora do ambiente hospitalar, cujo estado físico, psíquico e/ou emocional coloquem em perigo sua vida ou sua saúde, com o objetivo de manter suas funções vitais e evitar o agravamento de suas condições (estabilização), até que receba assistência médica especializada.
Qual o objetivo principal dos primeiros socorros ?
O objetivo dos Primeiros Socorros é de manter as funções vitais do paciente até a chegada de socorro médico apropriado, ou até que o ferido chegue a um local onde possa receber o devido atendimento.
Qual a diferença de urgência para emergência?
• Emergência: pressupõe uma condição inadiável de intervenção, está sujeita a risco de vida.
• Urgência: também temos uma situação que requer cuidados, mas, digamos que o acidentado pode esperar.
Quais são as fases que devem ser observadas em qualquer situação de prestação de socorro ?
O processo de avaliação geral da vítima divide-se em quatro fases/etapas distintas:
a) avaliação da cena/cenário;
b) avaliação inicial da vítima;
c) avaliação dirigida; e
d) avaliação continuada.
A entrevista é a etapa da avaliação onde o socorrista conversa com o paciente, buscando obter informações dele próprio, de familiares ou de testemunhas, e ainda, sobre o tipo de lesão ou de enfermidade existente e outros dados relevantes. É uma etapa inicial quando se depara com uma vítima sem haja conhecimento do ocorrido! Para coletar essas informações, é recomendável utilizar a técnica SAMPLE que consiste em perguntar ao paciente sobre:
Os sinais ————- são aqueles que indicam a existência de vida. São reflexos ou indícios que permitem concluir sobre o estado geral de uma pessoa. Essa é a etapa da avaliação onde o socorrista realiza a aferição da temperatura, pulso, respiração e da pressão arterial, que são os principais sinais que mostram o funcionamento do corpo humano.
Vitais
Fale sobre os principais sinais vitais :
•Temperatura corporal: na averiguação da temperatura relativa da pele do paciente deve-se verificar se ela está fria, normal ou quente.
• Pulso: ao observar o pulso, deve-se estar atento à frequência da pulsação que é aferida em batimentos por minuto (BPM), podendo ser normal, lenta ou rápida. O ritmo da pulsação é verificado através do intervalo entre um batimento e outro. Pode ser regular ou irregular. A intensidade da pulsação também deve ser avaliada através da força da pulsação e pode ser cheia (quando o pulso é forte) ou fina (quando o pulso é fraco). As faixas de frequência cardíaca normais são de 60 a 70 BPM para homens e de 70 a 80 BPM para mulheres.
• Respiração: ao observar a respiração deve-se aferir sua frequência, seu ritmo e sua profundidade. A frequência é aferida em respirações por minuto, podendo ser normal, lenta ou rápida. O ritmo é verificado através do intervalo entre uma respiração e outra, podendo ser regular ou irregular. Devese verificar se a respiração é profunda ou superficial.
• Pressão arterial: a pressão arterial deve ser observada, se possível com um auxílio de um aparelho estetoscópio apropriado. A pressão arterial ideal é aquela menor que 130 mmHg sistólica e menor que 80 mmHg diastólica.
Os sinais de apoio podem ser alterados em casos de hemorragia, parada cardíaca ou uma forte batida na cabeça, por exemplo. Os sinais de apoio tornam-se cada vez mais evidentes com o agravamento do estado do acidentado. Os principais sinais de apoio são:
Conduta frente as queimaduras :
O que é a manobra de Heimlich?
A Manobra de Heimlich consiste em forçar a pessoa a expelir aquilo que está obstruindo suas vias aéreas. Trata-se de fazer cinco compressões abdominais, exercendo pressão sobre o final do músculo diafragma, desse modo comprimirá os pulmões e fará pressão para expelir o que estiver na traqueia.
Condutas diante frente às luxações,fraturas,entroses e estiramentos :
Condutas diante de Cortes, escoriações e sangramentos em geral :
O uso de torniquetes somente é indicado caso a pressão no local não seja suficiente para estancar o sangramento/hemorragia externa.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Muitas intoxicações ocorrem pela ingestão de agentes tóxicos, líquidos ou sólidos. O grau de intoxicação varia com a toxicidade da substância e com a dose ingerida. Para esses casos, são recomendadas as seguintes medidas de primeiros socorros:
• dar prioridade à parada cardiorrespiratória, caso constatada;
• lavar a boca do acidentado com água em abundância, não provocando vômitos;
• identificar o agente, através de frascos próximos do acidentado, para informar o médico ou procurar ver nos rótulos ou bulas se existe alguma indicação de antídotos;
• caso disponível no local, analisar as medidas indicadas na FISPQ/FDS do produto;
• observar atentamente o acidentado, pois os efeitos podem não ser imediatos.
• procurar transportar o acidentado imediatamente a um pronto-socorro, para diminuir a possibilidade de absorção do veneno pelo organismo, mantendo-o aquecido.
• pode-se provocar o vômito em casos de intoxicações por alimentos, medicamentos, álcool, inseticida, xampu, naftalina, mercúrio, plantas venenosas (exceto diefembácias - comigo-ninguém-pode) e outras substâncias que não sejam corrosivas nem derivados de petróleo.