Direito de Greve Flashcards
É assegurado o direito de greve, competindo aos ————decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
Trabalhadores
Considera-se legítimo exercício do direito de greve a suspensão ——, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador.
Coletiva
A greve é um movimento pelo qual os trabalhadores tutelam os próprios interesses, buscando melhorar as condições de trabalho; é um instrumento de pressão coletiva.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Nem sempre toda a categoria profissional irá aderir à greve; por vezes, o movimento grevista pode ocorrer somente em algumas empresas, ou até mesmo somente em alguns estabelecimentos da empresa.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro
O movimento grevista é coletivo,ou seja, todos os trabalhadores vinculados à categoria ou à empresa devem participar do movimento para que ele seja considerado greve.
Verdadeiro ou falso ?
Falso.O movimento grevista é coletivo, mas isto não significa dizer que todos os trabalhadores vinculados à categoria ou à empresa devam participar do movimento para que ele seja considerado greve.
Em relação ao direito de greve, o negociado não irá prevalecer sobre o legislado.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
A classe trabalhadora, por meio de greve, pode pleitear direitos relativos somente às condições de trabalho e condições econômicas (temas contratuais).
Verdadeiro ou falso?
Falso . É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
Entendimento do TST é de que a greve realizada por explícita motivação política, mesmo que por curto período de tempo, é abusiva, visto que o empregador não dispõe de poder de negociação para pacificar o conflito.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
É proibido greve dos trabalhadores que laborem em atividades consideradas por lei como essenciais.
Verdadeiro ou falso?
Falso . O que a lei procura é, dada a natureza peculiar de tais atividades e serviços, estabelecer algumas condicionantes para que a greve não prejudique sobremaneira a comunidade que depende de tais prestações.
A Lei 7.783/89 enumera os serviços ou atividades essenciais no seu art. 10:
Nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades ——— da comunidade.
Inadiáveis
São necessidades inadiáveis, da comunidade aquelas que, não atendidas, coloquem em perigo ——— a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.
Iminente
O Poder Público assegurará a prestação dos serviços indispensáveis,nos casos de greve que possa colocar em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
É ————- a greve levada a efeito sem que as partes hajam tentado, direta e pacificamente, solucionar o conflito que lhe constitui o objeto.
Abusiva
A entidade patronal correspondente ou os empregadores diretamente interessados serão notificados, com antecedência mínima de —— horas, da paralisação.
48
Na greve, em serviços ou atividades essenciais, ficam as entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de ———-horas da paralisação.
72
Será na assembleia ————— convocada pelo sindicato que os empregados decidirão sobre entrar ou não em greve.
Geral
Durante a greve, o sindicato ou a comissão de negociação, mediante acordo com a entidade patronal ou diretamente com o empregador, manterá em atividade equipes de empregados com o propósito de assegurar os serviços cuja paralisação resultem em prejuízo —————-
Irreparável
Caso a paralisação resulte em prejuízo irreparável e não tenha havido acordo entre o empregador e a representação grevista, será ————- ao empregador contratar empregados para exercer estas funções imprescindíveis para evitar o prejuízo irreparável.
Permitido
A regra geral é que, durante a greve, os empregados não prestem serviços e não recebam salário, sendo, por isto, causa de ——————— contratual.
Suspensão .
Observadas as condições previstas nesta Lei, a participação em greve suspende o contrato de trabalho, devendo as relações obrigacionais, durante o período, ser regidas pelo acordo, convenção, laudo arbitral ou decisão da Justiça do Trabalho.
É vedada a rescisão de contrato de trabalho durante a greve, bem como a ————— de trabalhadores substitutos, exceto na ocorrência de paralisação que resulte em prejuízo irreparável e não tenha havido acordo entre o empregador e a representação grevista.
Contratação
Apesar da regra geral indicativa da suspensão contratual, a negociação que posteriormente põe fim à greve pode conter cláusula segundo a qual os dias parados não serão descontados; caso isso ocorra, o período será enquadrado como ————- contratual.
Interrupção
Quando a categoria paralisa a prestação dos serviços em movimento que não cumpre os requisitos definidos em lei, tal paralisação não poderá ser enquadrada como ————
Greve
Constitui abuso do direito de greve a inobservância das normas contidas na presente Lei, bem como a manutenção da paralisação após a celebração de acordo, convenção ou decisão da ———do Trabalho.
Justiça