Noções conceituais em ergonomia relacionadas a ergonomia física, cognitiva e organizacional. Flashcards
A palavra ergonomia é composta pelas palavras gregas ergon (trabalho) e nomos (leis e regras) e foi usada pela primeira vez em 1857 pelo cientista polonês Wojciech Jastrzebowki, em um trabalho intitulado “Ensaios de ergonomia, ou ciência do trabalho, baseada nas leis objetivas da ciência e natureza”.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
———————- ( ou fatores humanos) é a disciplina científica que estuda as interações entre os seres humanos e outros elementos do sistema de trabalho, aplicando os princípios teóricos, dados e métodos, a fim de realizar projetos para otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral desses sistemas”.
Ergonomia
Na definição de ergonomia ,quando se fala em Projetos para otimizar o “desempenho geral desses sistemas” ,termo esse adotado por essa definição mais moderna e atualmente mais aceita no âmbito internacional ,deixa claro que a ergonomia atual se propõe a assumir um papel mais ———- do que simplesmente auxiliar no projeto de ferramentas, máquinas e dispositivos.
Amplo.
As condições de trabalho incluem aspectos relacionados aos (a): (3)
Materiais ;
Postos de trabalho ;
Organização do trabalho .
Com relação aos materiais ,quais são os aspectos a serem considerados :(3)
Levantamento ;
Transporte ;
Descarga .
Quais são os aspectos a serem considerados nos postos de trabalho ?(3)
Mobiliário ;
Máquinas ,equipamentos e ferramentas manuais ;
Condições ambientais de conforto .
Com relação aos aspectos relacionados à organização do trabalho ,quais sejam : (6)
Normas de produção ;
modo operatório, quando aplicável ;
exigência de tempo;
ritmo de trabalho ;
conteúdo das tarefas e os instrumentos e os meios técnicos disponíveis ;
aspectos cognitivos que possam comprometer a segurança e a saúde do trabalhador.
Resumo dos aspectos relacionados às condições de trabalho :
A ergonomia focaliza o —————-. As condições de insegurança, insalubridade, desconforto e ineficiência são eliminadas quando adequadas às capacidades e limitações físicas e psicológicas do homem, ou seja, adaptando-se o trabalho e o ambiente às características psicofisiológicas do homem.
Homem .
A ergonomia representa o estudo da interação das pessoas com a tecnologia (meios de produção), com a organização do trabalho (como o trabalho deve ser executado) e com o ambiente (condições ambientais como iluminação, temperatura, ruído etc.), tendo como objetivo realizar intervenções e propor projetos que visem melhorar, de forma —————- e não dissociada, a segurança, o conforto, o bem-estar e a eficácia das atividades humanas.
Integrada(Interdisciplinar)
A adaptação ocorre no sentido do trabalho para o ser humano, e não do ser humano para o trabalho .ou seja, o trabalho deve ser projetado ou reformulado para que possa ser executado pela maioria da população. Durante esse processo de adaptação, a ergonomia atua nas seguintes atividades:
a) planejamento e projeto, que ocorre antes do trabalho a ser realizado;
b) monitoramento, avaliação e correção, que ocorrem durante a execução do trabalho; e
c) análises posteriores das consequências do trabalho.
Mapa mental com as principais atividades e objetivos da ergonomia:
Tem como foco o dimensionamento dos postos de trabalho, facilitar e discriminar as informações de mostradores e a manipulação dos controles. Preocupa-se principalmente com os aspectos físicos do homem (aspectos anatômicos, antropométricos, fisiológicos e sensoriais).
Abordagem Americana da Ergonomia .
Seus estudos são conduzidos inicialmente pela observação do trabalho em condições reais. Privilegia a análise das atividades do operador, priorizando o entendimento da tarefa, os mecanismos de seleção de informações, de resolução dos problemas, de tomadas de decisão.
Abordagem Europeia da ergonomia .
A diferença central entre a escola americana e a escola europeia é que a americana tem foco positivista, ou seja, na aplicação de parâmetros objetivos (precisos) para a adequação do trabalho ao homem, tendo como fonte principal os dados laboratoriais. Por sua vez, a escola europeia é mais centrada no estudo observacional (visão subjetiva), ou seja, busca entender como o homem “sente” ou “experimenta” o trabalho para só depois propor adequações, tendo como fonte principal o próprio conhecimento do operador.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.