Agentes Fisicos /Calor Extremo E Radiações Flashcards
Quando um trabalhador labora próximo a uma fonte artificial de calor, ou mesmo exposto a luz solar (fonte natural), seu organismo passa a ter dificuldade em manter o equilíbrio ——————-, experimentando um aumento na sua temperatura corporal.
Homeotérmico .
Sobrecarga térmica é a quantidade de energia que o organismo deve dissipar para atingir o equilíbrio —————.Esta energia interna é a combinação do calor gerado pelo metabolismo e da atividade física.
Térmico
Quanto mais pesada a atividade realizada e mais elevada a temperatura ambiente, maior será a tendência de elevação da temperatura corporal,ou seja ,maior será a ——————————-
Sobrecarga térmica .
Para manter a temperatura interna constante, o organismo se utiliza de certos mecanismos, tais como:
Inibição da termogênese;
Vasodilatação periférica;
Sudorese .
Mecanismos de redução do calor pelo organismo, frente à temperatura corporal excessiva (mecanismos de termorregulação) :
O metabolismo, que é variável interna ou variável fisiológica, é determinada com base em estimativas da ———- metabólica para diferentes tipos de atividades realizadas em uma combinação de condições (sentado, em pé, em movimento, trabalho leve, pesado etc.).
Taxa
A taxa metabólica está associada a produção ————— de calor, ao passo que as variáveis externas vão determinar a perda de calor para o ambiente ou o ganho de calor pelo organismo.
Interna
Em regra, a temperatura central normal média de um adulto situa-se entre 𝟑𝟔,𝟕 ℃ e 𝟑𝟕,𝟐 ℃. A temperatura dos tecidos internos (temperatura corporal central) tende a permanecer praticamente constante, com variações fisiológicas de ±𝟎,𝟔 ℃.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
É a adaptação fisiológica decorrente de exposições sucessivas e graduais ao calor que visa reduzir a sobrecarga fisiológica causada pelo estresse térmico.
Aclimatização
A aclimatização deverá ser precedida de um plano de aclimatização elaborado por médico ou engenheiro do trabalho ?
Verdadeiro ou falso?
Falso . A aclimatização – que deverá ser precedida de um plano de aclimatização elaborado por médico, em função das condições ambientais, individuais e da taxa de metabolismo relativo à rotina de trabalho – requer a realização de atividades físicas e exposições sucessivas e graduais ao calor, para que de forma progressiva o trabalhador atinja as condições de sobrecarga térmica similares àquelas previstas para a sua rotina normal de trabalho.
Trocas térmicas secas :
condução: a troca térmica que ocorre entre dois corpos de temperaturas diferentes quando em contato, ou que ocorre dentro de um corpo cujas extremidades encontram-se a diferentes temperaturas. No caso do trabalhador, essas trocas são geralmente pequenas, ocorrendo por contato do corpo com ferramentas e superfícies;
b) convecção: é a troca térmica que ocorre entre um corpo e um fluido, ocorrendo movimentação do último por diferença de densidade provocada pelo aumento da temperatura. No caso do trabalhador, essa troca ocorre com o ar à sua volta; e
c) radiação: é a troca térmica entre dois corpos através da natureza eletromagnética que caracteriza a onda de calor. Corresponde a maior parcela de ganho de calor no caso de exposição ao calor ocupacional. As trocas por radiação entre o trabalhador e seu entorno, quando há fontes radiantes severas (fornos, por exemplo), são as mais importantes no balanço térmico e podem corresponder a 60% ou mais das trocas.
Trocas térmicas úmidas:
a) condensação: é proveniente da mudança do estado gasoso de vapor de água contido no ar para o estado líquido; e
b) evaporação: é a proveniente da mudança do estado líquido da água para o estado gasoso (vapor). É o principal mecanismo de perda de calor pelo trabalhador e ocorre quando o suor evapora de seu corpo. Caso não haja evaporação do suor, devido a vestimentas inadequadas, por exemplo, esse principal mecanismo fica comprometido.
A avaliação da exposição ocupacional ao calor pode ser realizada com base em parâmetros ambientais e fisiológicos.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro
Índices de conforto e sobrecarga térmica:
No Brasil, por força do Anexo n.° 3 da NR 15, adota-se o ——————— para a avaliação da exposição ocupacional ao calor, a fim de identificar e/ou prevenir possíveis ocorrências de sobrecarga térmica.
Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo - IBUTG
O IBUTG é composto pelos seguintes parâmetros: temperatura do ar, velocidade do ar, carga radiante do ambiente e umidade relativa do ar, entretanto, não leva em consideração integralmente ———— as interações de uma pessoa com o ambiente e tampouco consegue levar em conta condições especiais, como o aquecimento por fontes de micro-ondas e radiofrequência.
Todas
Para se chegar ao valor do índice de sobrecarga térmica (IBUTG, no caso) utilizam-se sensores que mensuram, de forma direta ou indireta, as variáveis acima citadas. são eles, de acordo com a NHO 06 da Fundacentro:
a) termômetro de mercúrio comum, ou um metálico, no caso de equipamento eletrônico: destinado a medição da temperatura de bulbo seco (tbs), por isso também é conhecido como termômetro de bulbo seco. Mede, simplesmente, a temperatura do ar;
b) termômetro de globo: destinado a medição da temperatura de globo (tg). Mede a carga radiante (calor radiante) presente no ambiente; e
c) termômetro de bulbo úmido natural: destinado a medição da temperatura de bulbo úmido natural (tbn). Mede a influência da umidade relativa e da velocidade do ar nas taxas de transferência de calor.
A altura de montagem dos equipamentos deve coincidir com a região mais atingida do corpo. Quando esta não for definida, o conjunto deve ser montado à altura do ———-do trabalhador exposto.
Torax
Conjunto eletrônico para medição de IBUTG :
Valores do IBUTG para ambientes internos e externos :
Ambientes internos (cobertos, sem exposição à carga solar) ou para ambientes externos sem carga solar direta:
𝑰𝑩𝑼𝑻𝑮 =𝟎,𝟕 𝒕𝒃𝒏+𝟎,𝟑 𝒕𝒈
Ambientes externos com carga solar direta:
𝑰𝑩𝑼𝑻𝑮 =𝟎,𝟕 𝒕𝒃𝒏+𝟎,𝟐 𝒕𝒈+𝟎,𝟏 𝒕𝒃𝒔
𝑡𝑏𝑛 = temperatura de bulbo úmido natural em ℃;
𝑡𝑔 = temperatura de globo em ℃.
𝑡𝑏𝑠 = temperatura de bulbo seco (temperatura do ar) em ℃.
Para ambientes internos (cobertos, sem exposição à carga solar) ou para ambientes externos sem carga solar direta o cálculo da IBUTG não leva em consideração a temperatura de bulbo seco (tbs).
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro
Para ambientes externos com carga solar direta o cálculo da IBUTG leva em conta a temperatura de bulbo seco tbs.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Mapa mental IBUTG:
A umidade relativa do ar e a sua velocidade, apesar de exercerem influência na determinação do IBUTG não são grandezas medidas diretamente, mas de forma indireta através do termômetro de bulbo úmido (tbn).
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Medidas de controle do calor
Apesar de existir uma série de EPIs previstos na NR 06 para a proteção contra o calor, a NHO 06 não elenca as vestimentas como medidas de controle eficazes.Isso ocorre porque, conforme a Norma, as vestimentas podem influenciar nas ——————de calor entre o organismo e o meio, dificultando, em alguns casos, a taxa de troca e contribuindo para o aumento da sobrecarga térmica
Trocas
Um ambiente frio é definido por condições que causam ———- de calor corporal maiores que o normal, entendendo-se por normal as condições termoneutras. Alguns estudiosos do tema arriscam maior grau de objetividade, definindo ambiente frio como aquele no qual a temperatura ambiente esteja abaixo de 𝟏𝟖 a 𝟐𝟎 ℃.
Perdas
Os trabalhadores devem estar protegidos da exposição ao frio de forma a evitar que a temperatura interna do corpo caia abaixo de —-*C uma vez que isso poderá resultar em redução da atividade .
36
Variáveis que influenciam na exposição ocupacional ao frio:
Umidade;
Velocidade do vento ;
Temperatura;
Além do estresse térmico e da hipotermia, o frio pode causar doenças reumáticas e respiratórias. Além disso, pode acarretar o enregelamento de membros – especialmente membros periféricos como dedos, nariz e orelhas – podendo levar a gangrena e à amputação.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro .
No Brasil, a avaliação desse agente(frio) é apenas —————-, ou seja, baseada em parâmetros subjetivos, uma vez que a NR 15, em seu Anexo n.° 09 estabelece apenas que “as atividades ou operações executadas no interior de câmaras frigoríficas, ou em locais que apresentem condições similares, que exponham os trabalhadores ao frio, sem a proteção adequada, serão consideradas insalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho”.
Qualitativa
Radiações ionizantes :
Radiações não ionizantes :
O Limite de Tolerância para a radiação ionizante é de ——— mSv de média aritmética nos últimos 5 anos, desde que, em nenhum deles, a dose exceda 50 mSV.
20
Limites de Dose Anuais à radiação:
Um operador de gamagrafia durante quatro anos teve as seguintes doses anuais em mSievert: 20, 15, 10 e 30. A máxima dose permitida para o próximo ano será:
Pois bem, nos últimos 4 anos, a soma das doses foi de: 20 + 15 + 10 + 30 = 75 mSV. Para que a média fique em 20 mSV, a dose máxima no quinto ano (D5) deverá ser de: 20+15+10+30+𝐷5 /5 =20 → 75+𝐷5 /5 =20 → 75+𝐷5=100 → 𝐷5=100−75=25 mSV
Resposta 25 msv
As radiações não ionizantes (RNI) não têm energia suficiente para ionizar as moléculas, porém algumas delas chegam com energia muito próximo das radiações ionizantes.
Qual a RNI mais próxima das radiações ionizantes?
UV-C