FICHA COM DADOS DE SEGURANÇA (FDS) /FIPSQ DE PRODUTOS QUÍMICOS . Flashcards
De acordo com a NBR 14725/2023, a Ficha com Dados de Segurança – FDS, anteriormente chamada de Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos – FISPQ, tem por objetivo fornecer informações sobre vários aspectos da substância ou mistura quanto à proteção, à saúde e ao meio ambiente. Além desse objetivo principal, a FDS cumpre com o seguinte:
• aplica-se a uma substância ou mistura como um todo;
• fornece, para esses aspectos, conhecimentos básicos sobre produtos químicos, recomendações
sobre medidas de proteção e ações em situação de emergência;
• serve de base para a elaboração do rótulo (rotulagem preventiva) e da ficha de emergência, mas não
substituindo estes documentos;
• estabelece condições para criar consistência no fornecimento de informações sobre questões de
segurança, saúde e meio ambiente, relacionadas à substância ou mistura;
• estabelece uniformidade, uma vez que certos requisitos foram definidos sobre a forma como as
informações relativas à substância ou mistura devem ser apresentadas (por exemplo, a terminologia,
a numeração e a sequência de ações);
• permite flexibilidade para adaptar diferentes sistema de edição e transmissão de textos;
A FDS tem por objetivo fornecer informações sobre vários aspectos da substância ou misturas quanto à proteção, à saúde e ao meio ambiente. NÃO é um documento confidencial ,pois deve fornecer as informações referentes aos perigos de ingredientes ou impurezas, ainda que consideradas —————, de modo a não comprometer a saúde e a segurança dos usuários e a proteção do meio ambiente.
Confidenciais .(Sigilosas)
A FDS não é um documento confidencial,mas não é necessário informar, através da mesma, a composição completa do produto químico, porém, para não comprometer a saúde e a segurança dos usuários e a proteção do meio ambiente, as informações referentes ao(s) perigos de ingredientes ou impurezas, ainda que consideradas confidenciais, devem ser fornecidas.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Uma FDS deve fornecer as informações sobre o produto químico em seções (são 16 no total), cujos títulos numerados na sequência NÃO podem ser alterados, são elas:
Por se tratar de um documento estritamente informal ,para a elaboração da FDS não são exigidos conhecimentos técnicos específicos.
Verdadeiro ou falso?
Falso . Por se tratar de um documento estritamente técnico, para a elaboração da FDS são exigidos conhecimentos técnicos específicos da substância, mistura e em relação aos requisitos da NBR 14725.
O FDS trata- se de um documento de cunho ——————— por apresentar informações relacionadas a diversos aspectos como meio ambiente, saúde humana, aspectos físicos e químicos, primeiros socorros, transporte, entre outros.
Multidisciplinar.
A responsabilidade pelas informações da FDS é da ———————— fornecedora do produto, portanto, é esperado que esta possua profissional ou uma equipe de profissionais com conhecimento multidisciplinar.
Empresa .
A empresa deve possuir profissional ou uma equipe de profissionais com conhecimento multidisciplinar, envolvendo áreas de segurança, saúde humana e meio ambiente, para atender a todas as informações obrigatórias que constam na FDS, sendo obrigatória a inclusão do nome e registro de qualquer profissional da FDS.
Verdadeiro ou falso?
Falso . Não sendo obrigatória a inclusão do nome e registro de qualquer profissional da FDS.
A FDS deve estar escrita em uma linguagem simples, clara e rigorosa, evitando-se uso de gírias, siglas ou abreviaturas, e sempre no idioma original de fabricação da substância.
Verdadeiro ou falso?
Falso . A FDS deve estar escrita em uma linguagem simples, clara e rigorosa, evitando-se uso de gírias, siglas ou abreviaturas, e SEMPRE NO IDIOMA NACIONAL .
A introdução de um sistema harmonizado de rotulagem não tem a função de afetar o objetivo principal da FDS, que é o de fornecer informações em seus locais de trabalho.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. A FDS serve de base para a elaboração do rótulo (rotulagem preventiva) e da ficha de emergência, mas não substitui estes documentos; Inclusive , Os elementos da rotulagem (que vêm especificados no rótulo do produto) precisam sim constar na FDS.
São responsabilidades do fornecedor em relação a FDS:
a) apresentar as informações de forma consistente e completa sobre os perigos de uma substância ou uma mistura (incluindo informações sobre transporte, manuseio, armazenagem e ações de emergência) tendo em mente o público de um local de trabalho. No entanto, toda ou parte das informações da FDS podem ser usadas para informar trabalhadores, empregadores, profissionais de saúde e segurança, equipes de emergência, órgãos governamentais relevantes, bem como membros da comunidade;
b) tornar disponível ao receptor/usuário uma FDS completa, na qual estão relatadas informações pertinentes quanto à segurança, saúde e meio ambiente;
c) manter a FDS sempre atualizada e tornar disponível ao usuário/receptor a edição mais recente;
d) no caso de alterações na composição do produto químico que impliquem alteração na sua classificação de perigo, porém com a manutenção do nome comercial, deve disponibilizar as diversas versões da FDS para os produtos disponíveis no mercado, assegurando a correta utilização do produto químico correlacionado com a sua respectiva FISPQ;
e) incorporar informações “novas e significativas” que receberem sobre os perigos de um produto químico, atualizando a FDS daquele produto.
As atualizações decorrentes de novas informações podem incluir, por exemplo, a publicação de novos dados ou o resultado de ensaios sobre os possíveis efeitos adversos à saúde, de caráter crônico, mesmo quando os referidos dados não levem a uma mudança —————— na classificação existente.
Imediata
Quais os critérios que determinam quando uma FDS deve ser elaborada para uma substância ou mistura?(2)
a) a FDS deve ser elaborada para todas as substâncias e misturas que satisfaçam os critérios de classificação de substâncias e misturas perigosas (classificação harmonizada), relativos a qualquer classe de perigo físico à saúde humana ou ao meio ambiente;
b) a FDS também deve ser elaborada para substâncias e misturas que não satisfaçam os critérios de classificação de substâncias e misturas perigosas (classificação harmonizada), mas cujos usos previstos ou recomendados dão origem a riscos à segurança e a saúde dos trabalhadores.
São responsabilidades dos usuários (empregadores) em relação a FDS: (5)
a) agir de acordo com uma avaliação de riscos, tendo em vista as condições de uso da substância ou mistura;
b) tomar as medidas de precaução necessárias numa determinada situação de trabalho;
c) manter os trabalhadores informados quanto aos perigos pertinentes no seu local de trabalho;
d) assegurar o acesso dos trabalhadores às FDS que utilizam no local de trabalho;
e) escolher a melhor maneira de informar* e treinar os trabalhadores quanto a, no mínimo: identificação da substância ou mistura, composição, identificação dos perigos, medidas de primeiros socorros, medidas de combate a incêndio, medidas de controle para derramamento ou vazamento, instruções para manuseio e armazenamento, medidas de controle de exposição e proteção individual, informações sobre estabilidade e reatividade, informações toxicológicas, ecológicas e as considerações sobre a destinação final.
- Note que é o empregador quem vai decidir a melhor maneira de informar aos seus empregados .
A responsabilidade dos trabalhadores (receptores) relação a FDS é levar em consideração as recomendações pertinentes da FDS de cada substância ou mistura quando o empregador formular ————— específicas para o local de trabalho com base na FDS.
Instruções
Os usuários (empregadores) podem desenvolver, a seu critério, um documento simplificado com as informação mínimas , para auxiliar na comunicação de perigo junto aos seus trabalhadores, porém em hipótese alguma este documento ———————— a obrigatoriedade do acesso dos trabalhadores à FDS completa dos produtos químicos.
Substitui
Na Seção 1 – Identificação , São informações mínimas desta Seção:
a) identificação do produto;
b) outras maneiras de identificação;
c) usos recomendados e restrições de uso;
d) detalhes do fornecedor (incluindo nome, endereço, número de telefone etc.); e) número do telefone de emergência.
Na Seção 2 – Identificação de perigos São informações mínimas desta Seção:
a) classificação GHS da substância/mistura ou outra informação nacional ou regional;
b) elementos de rotulagem do GHS, incluindo frases de precaução (pictogramas de perigo devem ser fornecidos através de uma produção gráfica dos símbolos em preto e branco ou através do nome do símbolo, por exemplo “chama”, “ossos cruzados”;
c) outros perigos que não resultam em uma classificação (por exemplo: perigo de explosão das poeiras”) ou outros que não sejam cobertos pelo GHS.
Na Seção 3 – Composição e informações sobre os ingredientes ,são informações mínimas desta Seção:
Em relação às substâncias:
a) identidade química;
b) nome comum, símbolo etc;
c) número de registro no Chemical Abstract Service (CAS) e outros identificadores únicos;
d) impurezas e aditivos estabilizantes que sejam classificados e que contribuam para a classificação da substância.
2) Em relação às misturas:
a) Identidade química;
b) Número de registro CAS;
c) Concentração ou faixa de concentração.
Na Seção 4 – Medidas de primeiros socorros ,
São informações mínimas :
a) descrição das medidas necessárias, subdivididas de acordo com as diferentes rotas de exposição, isto é, inalação, contato com a pele, contato com os olhos e ingestão;
b) sintomas mais importantes, agudos ou tardios;
c) indicação de atenção médica imediata e tratamentos especiais se necessário.
Seção 5 – Medidas de combate a incêndio São as informações mínimas desta Seção:
a) meios de extinção adequados (e inadequados);
b) perigos específicos provenientes do produto (por exemplo, produtos perigosos da combustão);
c) equipamentos de proteção individual e precaução para equipe de bombeiros.
Seção 6 – Medidas de controle para derramamento ou vazamento São as informações mínimas desta Seção:
a) precauções pessoais, equipamentos de proteção e procedimentos de emergência;
b) precauções ao meio ambiente;
c) métodos e materiais para contenção e limpeza.
Seção 7 – Manuseio e armazenamento São as informações mínimas desta Seção:
a) proteções pessoais para manuseio seguro;
b) condições para armazenamento seguro, incluindo qualquer incompatibilidade;
Seção 8 – Controle de exposição e proteção individual ,São as informações mínimas desta Seção:
a) parâmetros de controle, por exemplo, limites de exposição ocupacional ou limites biológicos;
b) medidas de controle de engenharia; e
c) medidas de proteção pessoal, como equipamentos de proteção individual.
Seção 9- Propriedades físicas e químicas São as informações mínimas desta Seção:
a) estado físico;
b) cor;
c) odor;
d) ponto de fusão/ponto de congelamento;
e) ponto de ebulição ou ponto de ebulição inicial e faixa de ebulição;
f) inflamabilidade;
g) limites de explosividade inferior e superior/limite de inflamabilidade;
h) ponto de fulgor;
i) temperatura de autoignição;
j) temperatura de decomposição;
k) pH;
l) viscosidade cinemática;
m) solubilidade;
n) coeficiente de partição octanol/água (valor do log Kow);
o) pressão de vapor;
p) densidade ou densidade relativa;
q) densidade de vapor relativa; e
r) características da partícula.
Seção 10 – Estabilidade e reatividade São as informações mínimas desta Seção:
a) reatividade;
b) estabilidade química;
c) possibilidade de reações perigosas;
d) condições de evitar (por exemplo, descarga estática, choque e vibração);
e) materiais incompatíveis; e
f) produtos de decomposição perigosos.
Seção 11 – Informações toxicológicas São as informações mínimas desta Seção:
a) informação das prováveis rotas de exposição (inalação, ingestão, pele e contato com os olhos);
b) sintomas relacionados às características físicas, químicas e toxicológicas;
c) efeitos imediatos ou tardios e efeitos crônicos da exposição curta ou prolongada; e
d) medidas numéricas da toxidade (como estimativa de toxidade aguda).
Seção 12 – Informações ecológicas São as informações mínimas :
a) ecotoxicidade (aquática e terrestre, quando disponível);
b) persistência e degradabilidade;
c) potencial de biocumulação;
d) mobilidade no solo; e
e) outros efeitos adversos.
Seção 13 – Considerações sobre destinação final São as informações mínimas desta Seção :
Descrição sobre resíduos e informações sobre manuseio seguro e métodos de disposição, incluindo o descarte de embalagens contaminadas.
Seção 14 – Informações sobre transporte São as informações mínimas :
a) número ONU;
b) nome apropriado para embarque;
c) classe de perigo de transporte;
d) grupo de embalagem, se aplicável;
e) perigos ao meio ambiente (por exemplo: poluente marinho (Sim/Não));
f) transporte a granel de acordo com os instrumentos da IMO;
g) precauções especiais as quais os usuários precisam ter ciência, ou que devem seguir, durante o transporte ou movimentação dentro ou fora de seus locais.
Seção 15 – Informações sobre regulamentações
As relativas às regulamentações específicas para saúde, segurança e meio ambiente para o produto em questão.
Seção 16 – Outras informações :
Informações pertinentes sobre a preparação e revisão da FDS.