AGENTES FÍSICOS /Ruido e Vibração Flashcards
As ondas sonoras são produzidas por deformações provocadas pela diferença de pressão em um meio elástico: sólido, líquido ou gasoso, sendo imprescindível a existência deste meio para sua propagação. Assim, frise-se que, por ser uma onda ————-, o som não se propaga no vácuo.
Mecânica.
O som é uma sensação auditiva provocada por variações de ——— geradas por uma fonte de vibração.
Pressão.
O ruído é uma interpretação subjetiva e desagradável do som. Na higiene ocupacional costuma-se denominar barulho ou ruído todo som que seja ——————-, errático.
Indesejável
Para a OIT (Art. 3º da Convenção n.º 148), o termo “ruído” compreende qualquer som que possa provocar uma ———-de audição ou ser nocivo à saúde ou contenha qualquer outro tipo de perigo.
Perda
O ruído é o agente ———— que mais provoca problemas à saúde dos trabalhadores, uma vez que está presente, e em elevada intensidade em praticamente todos os processos produtivos de todos os ramos de atividade econômica.
Físico
Atualmente o ruído é legalmente reconhecido como fator de risco (fator etiológico) para a hipertensão arterial, através do Decreto n.° 3.048/99 (Regulamento da Previdência Social).
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
A PAINPSE é uma alteração dos limiares auditivos, do tipo neurossensorial, decorrentes da exposição ocupacional sistemática a níveis de pressão sonora elevados e tem como principal característica a progressão gradual da redução da acuidade auditiva e a ————— do quadro clínico.
Irreversibilidade .
Essa irreversibilidade está ligada a exposição prolongada a níveis de pressão sonora elevados) e ocorre devido à destruição das células sensoriais do órgão de Benz.” (células de corti).
O trauma acústico,correspondente à perda auditiva súbita decorrente da exposição a uma pressão sonora intensa, é uma forma de PAINPSE.
Verdadeiro ou falso ?
Falso . A PAINPSE não pode ser confundida com o trauma acústico, este último corresponde a perda auditiva súbita decorrente da exposição a uma pressão sonora intensa como, por exemplo, uma explosão que culmina na ruptura do tímpano.
São reconhecidas como possíveis consequências da exposição ocupacional ao ruído consequências:
———————: Distúrbios gastrointestinais e perturbações do sistema nervoso central. ———————: Alteração do equilíbrio psicológico, irritabilidade em pessoas tensas e agravamento de estados de angústia em pessoas depressivas.
Fisiológicas;
Psicológicas.
Os LT para exposição ocupacional ao ruído são determinados em função dos níveis de pressão sonora, com escala em ——————do tempo máximo de exposição diária permissível em cada um desses níveis.
dB. (Decibéis) . A partir de 85 db(A) o ruído causa extremo desconforto( LT), sendo proibida a exposição a níveis de ruído acima de 115 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos.
Considerando a qualidade dos dados estatísticos relativos à exposição ocupacional ao ruído em suas variadas frequências, é possível definir com precisão a fronteira entre o ambiente salubre e o insalubre para o trabalhador.
Verdadeiro ou falso?
Falso . Considerando a qualidade dos dados estatísticos relativos à exposição ocupacional ao ruído em suas variadas frequências, NÃO é possível definir com precisão a fronteira entre o ambiente salubre e o insalubre para o trabalhador.
Amplitude X Comprimento de onda :
O dB não é uma quantidade ——————Representa um valor de uma escala logarítmica de base 10. Isso implica que as operações matemáticas com o Decibel não são lineares.
Linear
Se temos duas máquinas que emitem 100 dB(A) cada uma, Caso essas máquinas estejam funcionado simultaneamente,o nível resultante será de 200 dB.
Verdadeiro ou falso?
Falso . O máximo incremento possível na escala logarítmica de soma de nível de pressão sonora é de 3 dB(A), e ocorre quando os equipamentos emitem o mesmo nível de pressão sonora, ou seja, quando a diferença é zero.Logo ,nesse caso o valor será de 103 dB.
Outro exemplo com 4 máquinas :
O ruído é contínuo quando a variação do nível de pressão sonora atinge 3 dB durante um período —————- a 15 minutos.
Superior
O ruído é intermitente quando o nível de pressão sonora varia até 3 dB em períodos ——————a 15 minutos e superiores a 0,2 segundo.
Inferiores
O ruído é de ————— quando não se enquadrar nas condições anteriores.
Impacto
Controle do risco de ruído na fonte :
•Eliminação da fonte;
• Seleção de máquinas ou equipamentos menos ruidosos;
• Manutenção;
• Modificação das fontes geradoras.
Controle do ruído na trajetória :
Absorção;
Isolamento .
O ISOLAMENTO acústico ou enclausuramento de máquinas e equipamentos ruidosos. Nesse tipo de solução técnica são utilizadas paredes Isolantes cobertas com ABSORVENTES acústicos (lãs de rocha ou vidro, espumas etc.), o que impede que o ruído se propague para o ambiente.
Controle do ruído no receptor :
Protetor circum-auricular (tipo concha),
protetor de inserção (tipo plug, pré-moldado, geralmente de silicone) e o
protetor semiauricular (tipo plug, moldável, geralmente de espuma).
———————-ou trepidação é qualquer movimento que o corpo executa em torno de um ponto fixo, podendo ser um movimento regular ou irregular (quando não segue nenhum padrão determinado).
Vibração
A vibração pode afetar o corpo inteiro, caso em que é denominada vibração ——————————-.
De corpo inteiro ( VCI)
A VCI ocorre quando há uma vibração dos pés (posição em pé) ou do assento (posição sentada).
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
A VCI ocorre quando há uma vibração dos pés (posição em pé) ou do assento (posição sentada).
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro
As VCI caracterizam-se pela ocorrência em baixa frequência e alta ————————— (faixa de 1 a 80 Hz, mais especificamente de 1 a 20 Hz) e são típicas das atividades de transporte, especialmente com veículos pesados (caminhões, tratores etc.).
Amplitude
As VMB ou de extremidades ocorrem na faixa de 6,3 a 1250 Hz e são típicas de trabalhos com ferramentas manuais como politrizes, lixadeiras, furadeiras, britadeiras etc.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Em face da natureza vetorial da vibração, a mensuração de sua magnitude, seja no uso de ferramentas portáteis, resultando em VMB, seja no uso de veículos, resultando em VCI, deverá ser realizada em ——- direções ortogonais ao plano de contato com a mão do operador ou com o assento, sendo o resultado da exposição expresso pela raiz média quadrática da resultante obtida nas três direções.
3
Mapa mental sobre os NA e LT para a vibração :
Consequências da exposição às vibrações ao organismo dos trabalhadores:
Problemas de ordem :
vascular,
neurológica,
osteoarticular e
muscular.
Os principais problemas são artroses nos cotovelos e problemas motores (formigamento e adormecimento).
As medidas preventivas devem contemplar:(4)
a) avaliação periódica da exposição;
b) orientação dos trabalhadores quanto aos riscos decorrentes da exposição à vibração e à utilização adequada dos equipamentos de trabalho, bem como quanto ao direito de comunicar aos seus superiores sobre níveis anormais de vibração observados durante suas atividades;
c) vigilância da saúde dos trabalhadores focada nos efeitos da exposição à vibração; e
d) adoção de procedimentos e métodos de trabalho alternativos que permitam reduzir a exposição a vibrações mecânicas.
As medidas corretivas de ordem geral devem contemplar:
redução do tempo e da intensidade de exposição diária à vibração;
alternância de atividades ou operações que gerem exposições a níveis mais elevados de vibração;
Medidas corretivas para VMB:
modificação do processo ou da operação de trabalho:
substituição de ferramentas e acessórios;
a reformulação ou a reorganização de bancadas e postos de trabalho;
a alteração das rotinas ou dos procedimentos de trabalho;
a adequação do tipo de ferramenta, do acessório utilizado e das velocidades operacionais;
Medidas corretivas para VCI:
O reprojeto de plataformas de trabalho;
a reformulação, a reorganização ou a alteração das rotinas ou dos procedimentos e organização do trabalho;
a adequação de veículos utilizados, especialmente pela adoção de assentos antivibratórios;
a melhoria das condições e das características dos pisos e pavimentos utilizados para circulação das máquinas e dos veículos.
As medidas corretivas para vibrações localizadas no uso de ferramentas portáteis;
Instruções aos trabalhadores para que empreguem força mínima de pega, utilizando luvas antivibratórias, quando possível, que são mais eficientes no amortecimento de vibrações de alta frequência;