AGENTES FÍSICOS /Ruido e Vibração Flashcards
As ondas sonoras são produzidas por deformações provocadas pela diferença de pressão em um meio elástico: sólido, líquido ou gasoso, sendo imprescindível a existência deste meio para sua propagação. Assim, frise-se que, por ser uma onda ————-, o som não se propaga no vácuo.
Mecânica.
O som é uma sensação auditiva provocada por variações de ——— geradas por uma fonte de vibração.
Pressão.
O ruído é uma interpretação subjetiva e desagradável do som. Na higiene ocupacional costuma-se denominar barulho ou ruído todo som que seja ——————-, errático.
Indesejável
Para a OIT (Art. 3º da Convenção n.º 148), o termo “ruído” compreende qualquer som que possa provocar uma ———-de audição ou ser nocivo à saúde ou contenha qualquer outro tipo de perigo.
Perda
O ruído é o agente ———— que mais provoca problemas à saúde dos trabalhadores, uma vez que está presente, e em elevada intensidade em praticamente todos os processos produtivos de todos os ramos de atividade econômica.
Físico
Atualmente o ruído é legalmente reconhecido como fator de risco (fator etiológico) para a hipertensão arterial, através do Decreto n.° 3.048/99 (Regulamento da Previdência Social).
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
A PAINPSE é uma alteração dos limiares auditivos, do tipo neurossensorial, decorrentes da exposição ocupacional sistemática a níveis de pressão sonora elevados e tem como principal característica a progressão gradual da redução da acuidade auditiva e a ————— do quadro clínico.
Irreversibilidade .
Essa irreversibilidade está ligada a exposição prolongada a níveis de pressão sonora elevados) e ocorre devido à destruição das células sensoriais do órgão de Benz.” (células de corti).
O trauma acústico,correspondente à perda auditiva súbita decorrente da exposição a uma pressão sonora intensa, é uma forma de PAINPSE.
Verdadeiro ou falso ?
Falso . A PAINPSE não pode ser confundida com o trauma acústico, este último corresponde a perda auditiva súbita decorrente da exposição a uma pressão sonora intensa como, por exemplo, uma explosão que culmina na ruptura do tímpano.
São reconhecidas como possíveis consequências da exposição ocupacional ao ruído consequências:
———————: Distúrbios gastrointestinais e perturbações do sistema nervoso central. ———————: Alteração do equilíbrio psicológico, irritabilidade em pessoas tensas e agravamento de estados de angústia em pessoas depressivas.
Fisiológicas;
Psicológicas.
Os LT para exposição ocupacional ao ruído são determinados em função dos níveis de pressão sonora, com escala em ——————do tempo máximo de exposição diária permissível em cada um desses níveis.
dB. (Decibéis) . A partir de 85 db(A) o ruído causa extremo desconforto( LT), sendo proibida a exposição a níveis de ruído acima de 115 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos.
Considerando a qualidade dos dados estatísticos relativos à exposição ocupacional ao ruído em suas variadas frequências, é possível definir com precisão a fronteira entre o ambiente salubre e o insalubre para o trabalhador.
Verdadeiro ou falso?
Falso . Considerando a qualidade dos dados estatísticos relativos à exposição ocupacional ao ruído em suas variadas frequências, NÃO é possível definir com precisão a fronteira entre o ambiente salubre e o insalubre para o trabalhador.
Amplitude X Comprimento de onda :
O dB não é uma quantidade ——————Representa um valor de uma escala logarítmica de base 10. Isso implica que as operações matemáticas com o Decibel não são lineares.
Linear
Se temos duas máquinas que emitem 100 dB(A) cada uma, Caso essas máquinas estejam funcionado simultaneamente,o nível resultante será de 200 dB.
Verdadeiro ou falso?
Falso . O máximo incremento possível na escala logarítmica de soma de nível de pressão sonora é de 3 dB(A), e ocorre quando os equipamentos emitem o mesmo nível de pressão sonora, ou seja, quando a diferença é zero.Logo ,nesse caso o valor será de 103 dB.
Outro exemplo com 4 máquinas :
O ruído é contínuo quando a variação do nível de pressão sonora atinge 3 dB durante um período —————- a 15 minutos.
Superior