Principais causas de acidentes Flashcards
As causas de acidentes estão principalmente relacionadas aos atos inseguros e às condições inseguras.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Resumo das principais causas de acidentes do trabalho :
O ato inseguro corresponde a ação ou omissão que, contrariando preceito de segurança, pode causar ou favorecer a ocorrência de acidente. Na caracterização do ato inseguro, para fins de investigação de acidentes, deve-se levar em consideração o seguinte:
Alguns exemplos classificados como ato inseguro :
São exemplos de :
Ato inseguro .
A condição ambiente de insegurança, ou simplesmente condição insegura é a condição do meio que causou o acidente ou que contribuiu para sua ocorrência. Na análise da condição ambiental ou fator ambiental de insegurança deve-se incluir tudo o que se refere ao meio, desde a atmosfera do local de trabalho até as instalações, equipamentos, substâncias utilizadas, medidas de proteção adotadas e métodos de trabalho empregados.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
São riscos gerais do local de trabalho, que afetam a todos os que trabalham na área, de maneira geral, independente de suas atribuições. Só devem ser indicados como causa do acidente quando não for aplicável qualquer outra condição ambiente de insegurança mais específica.
Condição insegura .
Na caracterização da condição ambiente de insegurança, deve-se levar em consideração o seguinte:
Exemplos de condição insegura :
É a causa relativa ao comportamento humano que pode levar à ocorrência do acidente ou à prática de um ato inseguro.
Fator pessoal de insegurança .
O comportamento inseguro e indisciplinado de um trabalhador é um ———————- que pode contribuir decisivamente para que ele opte pelo não uso óculos de proteção (ato inseguro por omissão) ao operar uma esmerilhadeira e venha a sofrer um acidente do qual decorra lesão ocular.
Fator pessoal de insegurança .
Na condução da análise do acidente, a pesquisa do fator pessoal de insegurança apresenta, em geral, alguma dificuldade, o que não deve, no entanto, constituir motivo de desestímulo a essa pesquisa, que pode ensejar a eliminação de muitos atos inseguros. exemplos classificados como fator pessoal de insegurança:
• falta de conhecimento ou experiência;
• falta de experiência ou especialização;
• desajustamento físico: deformidade, hérnia preexistente, debilidade muscular, debilidade esquelética, debilidade orgânica, deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência olfativa, doença degenerativa, insensibilidade cutânea, fadiga;
• desajustamento emocional ou mental: alcoolismo e toxicomania, agressividade, excitabilidade e impulsividade, alteração mental (loucura), distúrbio emocional, disritmia cerebral, deficiência intelectual.
Alguns altores classificam os fatores pessoais como causas ————- e os atos como causas imediatas. Entendem que os fatores pessoais contribuem com as causas básicas para os acidentes, ao passo que os atos correspondem às causas imediatas. Um exemplo, é um trabalhador indisciplinado. A indisciplina é um fator pessoal, e o ato de não utilizar um EPI pode ser a causa imediata para que ele sofra uma lesão. Veja que a causa básica (indisciplina) resulta no ato (causa imediata) do qual resulta a lesão.
Básicas .
É a falta de cuidado ou desleixo relacionado a uma situação.
Negligência.
Consiste em uma ação que não foi pensada, feita sem precauções.
Imprudência.