Organização do Trabalho /Assédio Flashcards
O taylorismo (organização científica do trabalho), ao prescrever as tarefas a serem executadas pelos trabalhadores, define tempos rígidos para todos, pressupondo uma estabilidade dos homens, das máquinas e das matérias primas. Sabemos que essas estabilidades não existem no mundo real, dadas as ———————- técnicas (normal e incidental) e humanas (intra e interindividuais).
Variabilidades
Na concepção moderna do trabalho (concepção ergonômica), ao contrário da organização científica, devese abandonar a ideia de estabilidade do homem, ou da existência de um homem médio, e levar em consideração, durante a organização do trabalho: (2)
a) a cadência: que apresenta um aspecto quantitativo e refere-se à velocidade dos movimentos que se repetem em uma dada unidade de tempo. A cadência sempre é imposta pelos meios de produção: esteiras de linhas de montagens, máquinas etc.;
b) o ritmo: apresenta um aspecto qualitativo e diz respeito a maneira como as cadências são ajustadas ou arranjadas. O ritmo pode ser livre (quando o indivíduo tem autonomia para determinar sua própria cadência) ou imposto (quando o trabalhador precisa acompanhar a cadência imposta por uma máquina, por uma esteira da linha de montagem etc.).
A cadência – geralmente determinada por meio de cronoanálise, método taylorista de avaliação dos tempos e movimentos – e o ritmo de trabalho são dados que permitem ao ergonomista determinar a carga de trabalho durante a execução de uma análise ergonômica.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro .
O ritmo livre é mais tolerado pelo trabalhador, pois o permite controlar os incidentes sem reduzir a ——————-
Produção.
O ritmo, ao contrário da —————, é uma variável qualitativa. Além disso, o ritmo é livre , já que a cedência é sempre imposta ao trabalhador pelos meios de produção.
Cadência
Na impossibilidade de se evitar o trabalho noturno, é preferível manter turnos rodiziantes a turnos fixos noturnos.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Recomendações para a elaboração de esquemas de turnos :
De um modo geral, recomenda-se que a rotação de turnos ocorra no sentido ————, ou seja, iniciando no turno da manhã (M), passando para o turno da tarde (T) e depois para o turno da noite (N). Essa mudança é menos brusca e mais “tolerada” pelo sistema fisiológico, já que provoca um “choque” menor no ciclo circadiano.
Horário
Turno matutinos com inícios as 6h, por exemplo, impedem o convívio familiar no café da manhã, por isso, turnos com início 6h, 14h e 22h devem ser —————-.
Evitados
Em função da quantidade de dias no mesmo turno existem duas formas de organização do trabalho:
a) rotação lenta: nesse caso trabalha-se uma semana em cada turno. Não é o mais adequado, pois o organismo não consegue se adaptar. Por exemplo, as pessoas dificilmente suportam trabalhar 5 dias em uma mesma semana durante a noite;
b) rotação rápida: trabalha-se dois ou três dias em cada turno, fazendo com que os dias consecutivos de trabalho a noite sejam reduzidos. Por isso, é considerado mais adequado.
O trabalho noturno, resulta de uma “imposição” das transformações que ocorreram socialmente, Entretanto, essas alterações não têm resultado em melhorias significativas na qualidade de vida e longevidade dos trabalhadores, pelo contrário, tem-se aumentado a incidência de problemas fisiológicos e, principalmente, psicossociais.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
A Fadiga é o efeito de um trabalho continuado e provoca uma redução ———— da capacidade do organismo.
Reversível
A fadiga pode ser consequência de um esforço prolongado ,se manifestando sob determinadas condições e tendo como principal característica os sintomas de mal-estar com perda temporária, porém reversível, da eficiência (redução da força e da velocidade de movimentos, dentre outras).
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Causas de fadiga :
Além da fadiga puramente muscular, que é a mais comum, outros tipos de fadiga podem ser distinguidos:
a) fadiga visual: gerada pela sobrecarga do sistema visual;
b) fadiga geral: gerada pela sobrecarga física de todo o organismo;
c) fadiga mental: induzida pelo trabalho mental ou intelectual;
d) fadiga nervosa: causada pela sobrecarga de uma parte do sistema psicomotor, como no caso do trabalho de precisão, geralmente repetitivo;
e) fadiga crônica: pelo acúmulo de efeitos de longo prazo;
f) fadiga circadiana: gerada pelo ritmo biológico do ciclo dia/noite, que se instala periodicamente e que conduz ao sono.
As causas de estresse no trabalho (mecanismos estressores) são muito variadas e possuem efeito cumulativo. Pesquisas mostram que os principais estressores ocupacionais são:
a) conteúdo (ou controle) do trabalho: diz respeito a pressão para manter certos ritmos de produção e cumprir prazos;
b) condições de trabalho: problemas no ambiente físico relacionados a iluminação, vibrações, temperatura, ruído ou postos de trabalho mal dimensionados podem provocar sobrecarga física e cognitiva;
c) complexidade excessiva: diz respeito ao número de diferentes demandas envolvidas no trabalho. Trabalho repetitivo e monótono é geralmente caracterizado por uma falta de complexidade e é uma fonte de insatisfação no trabalho, por outro lado, uma complexidade muito alta pode gerar sentimento de incompetência e consequente estresse emocional;
d) sentimento de incapacidade: diz respeito a percepção pessoal de incapacidade em atender a demanda de trabalho ou terminá-lo dentro de um prazo estabelecido;
e) fatores organizacionais: inclui comportamentos dos chefes e supervisores que podem ser demasiadamente exigentes e críticos. Há também questões de remuneração, carreira, horário de trabalho, horas extras, turnos etc.;
f) pressões econômico-sociais: inclui a questão do dinheiro para pagar as contas e a forte pressão exercida pela sociedade em relação ao consumo. Além disso, conflitos com familiares e colegas de trabalho também contribuem para o estresse;
Estresse ocupacional:
Tipos de fadiga :
Quando o trabalhador é submetido a um estresse excessivo, principalmente devido ao conteúdo e a carga de trabalho, têm-se uma condição de sofrimento no trabalho que pode levar a sérios danos à saúde do trabalhador. Existem diversas medidas a serem adotadas para a redução do estresse no trabalho: r
De acordo com Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA)6, os riscos ———————- decorrem de deficiências na conceção, organização e gestão do trabalho, bem como de um contexto social de trabalho problemático, podendo ter efeitos negativos a nível psicológico, físico e social.
Psicossociais
São exemplos de condições de trabalho conducentes a riscos psicossociais:
Impactos do Estresse no Trabalho:
Efeitos negativos nas organizações:
Prevenção dos riscos psicossociais :
Os fatores de risco psicossociais podem ser categorizados em dois tipos:
a) estressores ou demandas laborais: que dizem respeito aos aspectos físicos, sociais e organizacionais, por exemplo, sobrecarga de trabalho e conflito de papeis na organização; e
b) recursos pessoais e laborais (falta ou inadequados): são os aspectos como autoeficácia profissional, autonomia no trabalho, e feedbacks sobre as tarefas realizadas, que se fossem satisfatórios poderiam ser protetivos à saúde do trabalhador.
O assédio ————— assim como outras formas de assédio, é um resultado indesejado de imperfeições na organização do trabalho. É um fenômeno estudado pela ergonomia e
destaca-se na legislação brasileira, especialmente na Lei n.° 14.612/2023, que define diferentes formas de assédio, incluindo o moral, sexual e discriminação.
Moral
Conduta de conotação sexual praticada no
exercício profissional, causando constrangimento e violando a liberdade
sexual.
Assédio sexual
Conduta praticada no exercício profissional ou em razão dele, por meio da repetição deliberada de gestos, palavras faladas ou escritas ou comportamentos que exponham o estagiário, […] ou qualquer outro profissional que esteja prestando seus serviços a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de lhes causar ofensa à personalidade, à dignidade e à integridade psíquica ou física, com o objetivo de excluí-los das suas funções ou de desestabilizá-los emocionalmente, deteriorando o ambiente profissional;
Assédio moral .
A conduta comissiva ou omissiva que dispense tratamento constrangedor ou humilhante a pessoa ou grupo de pessoas, em razão de sua deficiência, pertença a determinada raça, cor ou sexo, procedência nacional ou regional, origem étnica, condição de gestante, lactante ou nutriz, faixa etária, religião ou outro fator.”
Discriminação
Definições de assédio:
Esquematizando assédio moral :
Exemplos comuns de assédio moral :
O assédio moral é um problema de cunho individual .
Verdadeiro ou falso?
Falso . O assédio moral não é um problema meramente individual. Ele reproduz no ambiente de trabalho práticas enraizadas num contexto social, econômico, organizacional e cultural mais vasto de desigualdades sociais, principalmente as relacionadas ao gênero e à raça. Como consequência, produz efeitos negativos que ultrapassam a esfera do trabalhador para atingir o ente público, a empresa e a comunidade.
A expressão “assédio moral ———————”, que se refere ao processo reiterado de condutas abusivas amparadas por estratégias organizacionais ou por métodos gerenciais que objetivam o cumprimento de metas ou a adesão a políticas institucionais a qualquer custo.
Organizacional
A maioria dos autores entendem que os temas assédio moral no trabalho e assédio moral organizacional são sinônimos, e objetivam o estudo da mesma problemática no âmbito das organizações.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Não se caracterizam assédio moral os conflitos esporádicos com colegas ou chefias, nem o exercício de atividade psicologicamente estressante e desgastante, ou as críticas construtivas ou avaliações do trabalho realizadas por colegas ou superiores, desde que não sejam realizadas em ————- e que não exponham o servidor a situações vexatórias.
Público.
O ato —————- de violência psicológica no trabalho não se confunde com o assédio moral no trabalho, embora também possa ensejar a responsabilização civil, administrativa, trabalhista e criminal do agressor, a depender da gravidade. O assédio moral pressupõe, conjuntamente: repetição (habitualidade); intencionalidade (fim discriminatório); direcionalidade (agressão dirigida a pessoa ou a grupo determinado); e temporalidade.
Isolado .
Características do assédio moral
Relação profissional:
Classificação do assédio moral :
Alvos preferenciais do assédio moral :
Danos Provocados pelo Assédio Moral:
Danos provocados às organizações/instituições:
Diferenças assédio moral X assédio sexual :
Prevenção ao assédio :
Quem sofre assédio fica isolado no ambiente de trabalho e os colegas comumente rompem os laços afetivos e reproduzem os atos de violência ———————— do assediador, instaurando-se um pacto coletivo de tolerância e silêncio.
Psicológica
Há uma divergência em relação a possibilidade de o assediador praticar o ato a um grupo de pessoas. Autores como Saboll preconizam que o alvo das agressões deve ser uma pessoa ———————, pois o processo de perseguição não ocorre de maneira generalizada para todo o grupo.
Específica.