Agentes químicos Flashcards
Qualquer substância identificada quimicamente, pura ou cuja composição é conhecida e adequada ao uso, produzida pela indústria química ou por ela empregada, ou que se usa corretamente em laboratórios.
Produto químico
Corresponde a qualquer material com uma composição bem definida que não se consegue separar por qualquer método mecânico ou físico e que mantém as características físicas e químicas em qualquer amostra obtida.
Substância química
Em função do estado físico, os agentes químicos podem ser classificados em:
Não confundir forma de dispersão com agente químico .Ex: um trabalhador pode estar exposto a névoa resultante de operações de jateamento (lavagem) com água, isso não é um agente químico nocivo à saúde para fins de higiene ocupacional. Agora, se houver névoa de tinta que contém solventes orgânicos resultante de um processo de pintura a pistola (spray), aí sim temos um típico agente químico nocivo à saúde.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Poeiras, fumos, névoas e neblinas nem sempre são agentes ——————- vai depender do produto/substância gerador(a).
Químicos .
Cuidado pois tem bancas que não levam isso em consideração.
Definição das classes de agentes químicos :
Substâncias em estado gasoso nas Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP)1, tais como oxigênio, nitrogênio, gás carbônico etc.
Gases.
Fase gasosa de substâncias que, nas CNTP, apresentam-se em estado líquido ou sólido.
Vapores.
Partículas suspensas ou dispersas no ar (em meio gasoso), podendo ser sólidas ou líquidas .
Aerodispersoides
Aerodispersóides sólidos :(2)
Poeiras ;
Fumos .
Aerodispersóides líquidos:(2)
Névoas;
Neblinas .
Partículas sólidas provenientes de ruptura mecânica de sólidos maiores, seja por operação manual, seja por consequência de uma operação mecânica (polimento, desbaste, esmerilhamento etc.
Poeiras .
Quanto menor a partícula de poeira ,mais tempo ela ficará suspensa (em dispersão) no ar, sendo maior a chance de ser inalada e maior a probabilidade de atingir as vias aéreas inferiores, provocando doenças ocupacionais denominadas ————————, entre outras.
Pneumoconioses.
Dentro da definição de poeiras ainda se enquadra a definição de —————-, que são partículas com formato alongado (comprimento maior que o diâmetro) que são formadas, geralmente, em consequência de operações de peneiramento.
Fibras .
Partículas geradas termicamente, provenientes de condensação de vapores de substância que, nas CNTP, apresentam-se no estado sólido. Ocorrem, em regra, na fundição de metais e plásticos, quando se usa vaporização e resfriamento rápido, formando partículas muito finas que ficam suspensas no ar. Ex.: soldagem, fundição, extrusão de plásticos etc.
Fumos .
Partículas menores formadas por ruptura mecânica de partículas líquidas (processos de corte a úmido) ou atomização de líquidos pressurizados (spray).
Névoas.
Partículas líquidas, geradas por condensação de vapores de substância que se apresentam no estado líquido nas CNTP (neblinas formadas em volta de tanques utilizados em processos de galvanização ou cromagem a quente).
Neblinas .
Névoas X Neblina
Entende-se como aerodispersóides ou aerossóis o conjunto de partículas suspensas ou dispersas no ar (em meio gasoso) podendo ser ———— (poeiras e fumos) ou —————-(neblinas e névoas) ou uma mistura dessas partículas.
Sólidas ;
Líquidas.
Ao penetrarem nas vias aéreas os gases e vapores apresentam um grau de absorção que está relacionado basicamente à —————-destes agentes químicos na mucosa de revestimento do aparelho respiratório, que é similar a solubilidade na água.
Solubilidade.
Agentes químicos com maior solubilidade na água agem sobre as vias respiratórias ————— (nariz, faringe e laringe), ao passo que aqueles com menor solubilidade na água agem no trato respiratório ———————- (traqueia, brônquios e alvéolos).
Superiores ;
Inferior .
Classificação dos gases e vapores quanto aos efeitos provocados no organismo :(3)
Irritantes ;
Asfixiantes ;
Anestésicos.
Os gases irritantes ,são divididos em : (3)
Primários;
Secundários;
Atípicos.
Substâncias que provocam efeitos irritantes localizados em determinada área do corpo. Podem agir sobre as vias aéreas inferiores (traqueia, brônquios e pulmões), mas a elevada solubilidade na água faz com que ajam principalmente nas vias respiratórias superiores (garganta e nariz). Como exemplo temos soda cáustica, amônia, ácido sulfúrico, ácido clorídrico, cloro etc.
Gases irritantes primários.