Agentes químicos Flashcards
Qualquer substância identificada quimicamente, pura ou cuja composição é conhecida e adequada ao uso, produzida pela indústria química ou por ela empregada, ou que se usa corretamente em laboratórios.
Produto químico
Corresponde a qualquer material com uma composição bem definida que não se consegue separar por qualquer método mecânico ou físico e que mantém as características físicas e químicas em qualquer amostra obtida.
Substância química
Em função do estado físico, os agentes químicos podem ser classificados em:
Não confundir forma de dispersão com agente químico .Ex: um trabalhador pode estar exposto a névoa resultante de operações de jateamento (lavagem) com água, isso não é um agente químico nocivo à saúde para fins de higiene ocupacional. Agora, se houver névoa de tinta que contém solventes orgânicos resultante de um processo de pintura a pistola (spray), aí sim temos um típico agente químico nocivo à saúde.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Poeiras, fumos, névoas e neblinas nem sempre são agentes ——————- vai depender do produto/substância gerador(a).
Químicos .
Cuidado pois tem bancas que não levam isso em consideração.
Definição das classes de agentes químicos :
Substâncias em estado gasoso nas Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP)1, tais como oxigênio, nitrogênio, gás carbônico etc.
Gases.
Fase gasosa de substâncias que, nas CNTP, apresentam-se em estado líquido ou sólido.
Vapores.
Partículas suspensas ou dispersas no ar (em meio gasoso), podendo ser sólidas ou líquidas .
Aerodispersoides
Aerodispersóides sólidos :(2)
Poeiras ;
Fumos .
Aerodispersóides líquidos:(2)
Névoas;
Neblinas .
Partículas sólidas provenientes de ruptura mecânica de sólidos maiores, seja por operação manual, seja por consequência de uma operação mecânica (polimento, desbaste, esmerilhamento etc.
Poeiras .
Quanto menor a partícula de poeira ,mais tempo ela ficará suspensa (em dispersão) no ar, sendo maior a chance de ser inalada e maior a probabilidade de atingir as vias aéreas inferiores, provocando doenças ocupacionais denominadas ————————, entre outras.
Pneumoconioses.
Dentro da definição de poeiras ainda se enquadra a definição de —————-, que são partículas com formato alongado (comprimento maior que o diâmetro) que são formadas, geralmente, em consequência de operações de peneiramento.
Fibras .
Partículas geradas termicamente, provenientes de condensação de vapores de substância que, nas CNTP, apresentam-se no estado sólido. Ocorrem, em regra, na fundição de metais e plásticos, quando se usa vaporização e resfriamento rápido, formando partículas muito finas que ficam suspensas no ar. Ex.: soldagem, fundição, extrusão de plásticos etc.
Fumos .
Partículas menores formadas por ruptura mecânica de partículas líquidas (processos de corte a úmido) ou atomização de líquidos pressurizados (spray).
Névoas.