Aplicação da epidemiologia para a higiene ocupacional Flashcards
A epidemiologia do trabalho foi definida como o estudo dos efeitos das exposições no local de trabalho e frequência e distribuição de doenças e lesões na população.O principal objetivo da epidemiologia do trabalho é proporcionar ferramentas para o tratamento de doenças ocupacionais .
Verdadeiro ou falso?
Falso . A principal objetivo da epidemiologia do trabalho é a prevenção, identificando as consequências para a saúde das exposições no local de trabalho. É, portanto, uma disciplina voltada para exposição, que tem ligações com a epidemiologia e higiene industrial.
São os dados ———- que permitem ao médico apontar quais os agentes estão fora do controle e em quais locais de trabalho ou atividades.
Epidemiológicos
A epidemiologia pode trabalhar com números absolutos ou relativos. Os números absolutos
trazem uma informação pontual e não permitem ———————-
Comparações .
Os números ——- trazem uma proporção, ou seja, uma fração. Quantas pessoas tem certa condição (numerador) dentre as pessoas expostas (numerador). Todas as unidades do numerador estão contidas em um denominador mais amplo.
Relativos
Um importante fator a considerar no cálculo das medidas de ocorrência de doenças é o total de pessoas expostas, ou seja, indivíduos que podem vir a ter a doença. Devemos incluir somente pessoas que são —————suscetíveis de adquirir a doença em estudo.
Potencialmente
A coleta sistemática de ———-é fundamental. Informações detalhadas sobre a natureza do
acidente, características do trabalhador, ambiente de trabalho e condições circunstanciais são essenciais para uma análise abrangente.
Dados
Calcular taxas de incidência e prevalência ajuda a quantificar a frequência e a distribuição ———-dos acidentes, identificando períodos de maior risco e evolução temporal.
Temporal .
Identificar e analisar fatores de ——————-associados aos acidentes, como condições de trabalho, fatores ergonômicos e psicossociais, exposição a agentes químicos, físicos e biológicos, é fundamental.
Risco
Devemos aplicar a análise dos dados em:
- Identificação de Pontos Críticos:
A análise epidemiológica destaca áreas e atividades de trabalho associadas a maiores riscos, possibilitando intervenções específicas e adaptadas. - Desenvolvimento de Programas de Saúde Ocupacional: Embasar o desenvolvimento de programas de saúde ocupacional com medidas de proteção coletivas,além de treinamentos preventivos, priorizando os fatores de risco identificados.
- Avaliação de Intervenções: Avaliar a eficácia de intervenções preventivas por meio de estudos epidemiológicos é uma ótima
forma de demonstrar se as medidas implementadas estão eficazes, garantindo uma abordagem baseada em evidências. - Informação para Formulação de Políticas:
Os dados macroscópicos forrnecem informações fundamentais para a formulação de políticas públicas e regulamentações relacionadas à segurança no trabalho.
Desafios e Avanços na Pesquisa Epidemiológica de Acidentes de Trabalho para os órgãos governamentais:
- Subnotificação:
Enfrentar o desafio da subnotificação, buscando métodos complementares para identificar e corrigir dados não registrados. - Integração de Dados:
Integrar dados epidemiológicos com informações de sistemas de saúde e segurança no trabalho,
aprimorando a qualidade e a abrangência das análises. - Fiscalização das medidas de saúde e segurança:
Traçar estratégias de fiscalização mais eficazes , a partir das análises de dados epidemiológicos.Implementar medidas de abordagem coletiva de empresas de cada ramo produtivo nas localidades.
Para trabalhadores cujo contrato é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a forma oficial de notificação é a ——-. Mas há também a notificação aos sistemas de Vigilância em Saúde do Trabalhador do SUS para os trabalhadores de qualquer natureza, com ou sem vínculo, dada a universalidade do sistema.
CAT
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan é alimentado,principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de Setembro de 2017), mas é —————————a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região
Facultado
Criar a Rede Sentinela de Notificação Compulsória de Acidentes e Doenças Relacionados ao Trabalho, enumerados no § 1° do artigo1º, desta Portaria, constituída por:
I - centros de Referência em Saúde do Trabalhador;
II - hospitais de referência para o atendimento de urgência e emergência e
ou atenção de média e alta complexidade, credenciados como sentinela; e
III - serviços de atenção básica e de média complexidade credenciados
como sentinelas, por critérios a serem definidos em instrumento próprio.
São agravos de notificação compulsória, para efeitos desta portaria:
I - Acidente de Trabalho Fatal;
II - Acidentes de Trabalho com Mutilações;
III - Acidente com Exposição a Material Biológico;
IV - Acidentes do Trabalho em Crianças e Adolescentes;
V - Dermatoses Ocupacionais;
VI - Intoxicações Exógenas (por substâncias químicas, incluindo
agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados);
VII - Lesões por Esforços Repetitivos (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT);
VIII - Pneumoconioses;
IX - Perda Auditiva Induzida por Ruído – PAIR;
X - Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho; e
XI - Câncer Relacionado ao Trabalho.
Periodicidade de notificação