Ergonomia(Biomecânica ocupacional ) Flashcards
“A biomecânica ocupacional é uma parte da biomecânica geral que se ocupa dos ———— corporais e forças relacionadas ao trabalho. Procura quantificar as cargas mecânicas que ocorrem durante o trabalho, analisando seu impacto sobre o sistema osteomuscular.
Movimentos
Analisa basicamente a questão das posturas corporais no trabalho, as aplicações de forças, bem como as suas consequências. Preocupa-se com as interações físicas do trabalhador com o seu posto de trabalho, máquinas, ferramentas e materiais, visando reduzir os riscos de distúrbios osteomusculares.
Biomecânica ocupacional.
O trabalho muscular é ————quando exige contração (Isométrica ) contínua de alguns músculos, a fim de manter uma determinada posição. Ocorre, por exemplo, com os músculos dorsais e das pernas para manter uma determinada posição em pé, com os músculos dos ombros e do pescoço para manter a cabeça inclinada para frente, com os músculos da mão esquerda segurando a peça enquanto se martela com a outra mão .
Estático.
O trabalho muscular ————- ocorre quando há contrações e relaxamentos alternados dos músculos, como nas tarefas de martelar, serrar, girar etc.
Dinâmico.
Deve-se sempre dar preferência ao trabalho dinâmico, aliviando-se ao máximo o trabalho estático. Entretanto, deve ficar claro que o trabalho dinâmico também precisa ser controlado no sentido de se evitar o excesso de movimentos repetitivos utilizando apenas um determinado grupo muscular.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Nenhuma —————— (trabalho estático) ou movimento repetitivo resultante de trabalho dinâmico deve ser mantido por um longo período, uma vez que tanto as posturas prolongadas quanto os movimentos repetitivos são muito fatigantes.
Postura
É ——————— o trabalho que exija mais do que 20% da capacidade máxima de um determinado grupo muscular, seja de forma prolongada, seja de forma repetitiva. Nesse sentido, os manuais de ergonomia recomendam que, nas atividades em que seja necessário a realização de movimentos repetitivos deve-se conceder uma pausa de 10 minutos a cada hora trabalhada, para recuperação da fadiga muscular.
Inadequado .
Princípios básicos da biomecânica ocupacional no sentido de minimizar os danos à saúde do trabalhador em função do trabalho muscular, quais sejam: (4)
a) alternância de posturas e movimentos: nenhuma postura ou movimento é confortável, muito menos benéfico à saúde se mantido por períodos prolongados;
b) abreviar a permanência do esforço muscular contínuo: o esforço muscular contínuo, trabalho estático, deve ser evitado sempre que possível, pois fatiga a musculatura muito rapidamente. Deve-se dar preferência ao trabalho muscular dinâmico;
c) prevenção do esgotamento muscular e realização de pausas curtas e frequentes: a melhor forma de evitar o esgotamento muscular – seja devido ao trabalho estático, seja devido a movimentos repetitivos – é através da implementação de pausas curtas e frequentes durante a jornada de trabalho;
d) conservação das articulações em posição neutra: articulações no ângulo de quando você está dormindo, ou seja, cotovelo reto (180 °), joelho reto (180 °). Esses são exemplos de articulações nas posições neutras, por isso, menos fatigantes.
Posições de trabalho : Em pé X Sentado
Obs : O pianista da orquestra se aposentou por hérnia de disco na coluna e o maestro se aposentou por varizes nas pernas !
Vantagens e desvantagens da posição sentada :
Considerações sobre trabalho em pé :
As vantagens relacionadas a posição sentada superam em muito àquelas oferecidas pela posição em pé. Por isso, a regra é que a adoção da posição em pé somente seja justificada caso a tarefa exija (5):
a) deslocamentos contínuos como no caso de carteiros e rondantes;
b) manipulação de cargas com peso igual ou superior a 4,5 kg;
c) alcances amplos e frequentes, para cima, para frente ou para baixo; no entanto, deve-se tentar reduzir a amplitude desses alcances para que se possa trabalhar sentado;
d) operações frequentes em vários locais de trabalho, fisicamente separados; e
e) a aplicação de forças para baixo, como em empacotamento (tarefas pesadas).
Desvantagens das posições de trabalho :
Ainda que o posto de trabalho seja projetado para a postura em pé, deve-se, sempre que possível, providenciar assentos para ——————— eventuais.
Descansos
A alternância de posturas e movimentos, promovida no âmbito da organização do trabalho, é chamada de flexibilidade postural, e tem se mostrado muito eficaz na prevenção de lesões musculoesqueléticas, além de aumentar a satisfação e, consequentemente, a produtividade dos trabalhadores.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro .