FUNDAMENTOS DE HIGIENE OCUPACIONAL Flashcards

1
Q

A higiene ocupacional é um ramo da ciência que estuda a interação entre o homem e o ambiente, abordando aspectos da influência das condições ————— sobre a saúde e a segurança dos trabalhadores.

A

Ambientais

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Riscos ambientais provenientes de qualquer forma de energia que, em função de sua natureza, intensidade e exposição, são capazes de causar lesão ou agravo à saúde do trabalhador. Exemplos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes;

A

Agentes físicos:

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Riscos ambientais originados de substâncias químicas, por si só ou em misturas, quer seja em seu estado natural, quer seja produzida, utilizada ou gerada no processo de trabalho, que em função de sua; natureza, concentração e exposição, são capazes de causar lesão ou agravo à saúde do trabalhador. Exemplos: fumos de cádmio, poeira mineral contendo sílica cristalina, vapores de tolueno, névoas de ácido sulfúrico;

A

Agentes químicos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Riscos ambientais originados de microrganismos, parasitas ou materiais originados de organismos que, em função de sua natureza e do tipo de exposição, são capazes de acarretar lesão ou agravo à saúde do trabalhador. Exemplos: bactéria Bacillus anthracis, vírus linfotrópico da célula T-humana, príon agente de doença de Creutzfeldt-Jakob, fungo Coccidioides immitis;

A

Agentes biológicos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Incluem quaisquer fatores que possam colocar o trabalhador em situação vulnerável e afetar sua integridade e seu bem-estar físico e psíquico. São aqueles que ocorrem em situações que podem levar a acidentes, como resultado das condições do local de trabalho.

A

Agentes mecânicos ou de acidentes:

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

São aqueles relacionados a falta de adaptação das condições de trabalho (ambiente e tarefa) às características psicofisiológicas dos trabalhadores. De outra forma, o agente ergonômico inclui qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde.

A

Agentes ergonômicos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Os riscos mecânicos ou de acidentes (resultantes da exposição aos agentes mecânicos ou de acidentes) estão relacionados à ocorrência de acidentes —————-, capazes de provocar danos imediatos a incolumidade física dos trabalhadores, inclusive levando à morte imediata, como no caso de um choque elétrico, explosão, queda de altura etc.

A

Típicos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Os riscos ambientais (resultantes da exposição a agentes físicos, químicos e biológicos) são aqueles presentes no ambiente laboral e, em geral, não provocam danos ———————- a incolumidade física dos trabalhadores, pelo contrário, degradam de forma lenta e insidiosa à saúde dos trabalhadores expostos, levando-os ao acometimento por doenças ocupacionais como: Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), pneumoconioses, entre outras.

A

Imediatos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Os riscos ————————podem contribuir tanto para a ocorrência de acidentes típicos, como no caso de um trabalhador que sofre uma queda por falta de iluminação adequada no ambiente, mas também para o comprometimento da saúde do trabalhador no médio e longo prazo, como no caso do excesso de movimentos repetitivos que resultam em Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT).

A

Ergonômicos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Está relacionada ao estudo e controle dos riscos mecânicos ou de acidentes, propondo sistemas de segurança contra incêndio e explosões, projetando sistemas de segurança em máquinas e equipamentos, sistema de proteção contra quedas etc.

A

Segurança do trabalho

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Tem foco nos riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos), estudando os efeitos de cada um dos agentes de risco no organismo dos trabalhadores, estabelecendo limites seguros de exposição (limites de exposição ocupacional) e propondo medidas de controle adequadas.

A

Higiene do trabalho

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A ergonomia é uma ciência relativamente nova e independente, de modo que podemos afirmar que apesar de estar dentro do escopo do que chamamos de “segurança do trabalho”, segue uma metodologia ———— de estudo dos riscos ergonômicos.

A

Própria

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Resumo dos riscos ocupacionais:

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

————————- é a ciência que trata da antecipação, reconhecimento, avaliação, prevenção e controle dos riscos originados nos locais de trabalho e que podem prejudicar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, também levando em consideração o possível impacto nas comunidades vizinhas e no meio ambiente em geral.

A

Higiene ocupacional

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Essa etapa envolve a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou de modificações dos já existentes, visando identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação.

A

Antecipação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Um exemplo clássico da etapa de antecipação (identificação de riscos) é a elaboração do inventário de riscos.
Verdadeiro ou falso?

A

Verdadeiro.

17
Q

Na etapa de antecipação, identificam-se os riscos ————, através do projeto, uma vez que a estrutura física ainda não está pronta.

A

Potenciais

18
Q

A realização de consulta a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos – FISPQ antes da aquisição de um produto, para se antecipar aos riscos originados de sua utilização, é um exemplo de qual etapa proposta pela abordagem tradicional da Higiene Ocupacional?

A

Antecipação de riscos

19
Q

Nessa etapa, os higienistas ocupacionais analisam as diferentes operações e processos, identificando a presença de agentes físicos, químicos, biológicos e/ou ergonômicos que possam prejudicar a saúde do trabalhador, estimando o grau de risco. O reconhecimento é um levantamento preliminar qualitativo dos riscos ocupacionais evidentes e vai exigir um conhecimento extenso e cuidadoso de processos, operações, matérias-primas utilizadas ou geradas e eventuais subprodutos.

A

Reconhecimento de riscos .

20
Q

Na etapa de —————- de riscos deve-se identificar os diversos fatores ambientais relacionados aos processos de trabalho, suas características intrínsecas (etapas, subprodutos, rejeitos, produtos finais, insumos) e compreender a natureza e extensão de seus efeitos no organismo dos trabalhadores e/ou meio ambiente.

A

Reconhecimento

21
Q

Tanto a etapa de antecipação quanto a de reconhecimento são realizada através de técnicas de avaliação ————————-.

A

Qualitativa

22
Q

Na etapa de reconhecimento, identificam-se os riscos evidentes, através de avaliações qualitativas (observações), pois a estrutura física já pronta permite a observação in loco.
Verdadeiro ou falso?

A

Verdadeiro.

23
Q

Nessa etapa também serão obtidas as informações necessárias para determinar as prioridades de monitoramento e controle ambiental, com a interpretação dos resultados das medições representativas das exposições, de forma a subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

A

Avaliação

24
Q

A etapa de avaliação consiste no processo de avaliar e dimensionar (no caso de avaliação quantitativa) a exposição dos trabalhadores e a magnitude dos fatores ambientais. O objetivo central é a coleta de dados e a ———————- dos riscos.

A

Quantificação

25
Q

Nessa etapa realiza-se a avaliação quantitativa e/ou qualitativa dos agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos postos de trabalho, exigindo-se do avaliador (higienista ocupacional) conhecimentos de metodologias e procedimentos de avaliação, que consistem na calibração dos equipamentos, tempo de coleta, tipo de análise química, entre outros.

A

Avaliação.

26
Q

A fase de avaliação é dividida em 2 ramos da higiene do trabalho :

A

• higiene de campo: consiste em metodologias e procedimentos para medições diretas, como nos casos de avaliação de agentes físicos (ruído, vibrações, calor etc.) ou de coleta de amostras para posterior análise laboratorial, bem como em metodologias e procedimentos de avaliação qualitativa. Em última análise, atua preventivamente.

• higiene analítica: consiste em técnicas laboratoriais (análises em laboratórios) para análise de concentração de agentes químicos em amostras coletadas na fase de higiene de campo.

27
Q

O processo de avaliação é preferencialmente ————————- entretanto, há previsão de avaliações qualitativas para alguns agentes ambientais.

A

Quantitativo

28
Q

A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessário para comprovar o controle da exposição ou a inexistência dos riscos identificados de maneira qualitativa.
Verdadeiro ou falso?

A

Verdadeiro.

29
Q

Fase que consiste em selecionar meios, medidas e ações (procedimentos de trabalho) para eliminar, neutralizar, controlar ou reduzir, a um nível aceitável, os riscos ambientais, a fim de atenuar os seus efeitos a valores compatíveis com a preservação da saúde, do bem-estar e do conforto.

A

Controle de riscos

30
Q

Na etapa do controle de riscos , é necessário utilizar estratégias de ——————— a fim de compreender o perfil da exposição dos trabalhadores aos agentes físicos, químicos e biológicos. Nesse caso, a distribuição de probabilidade que mais frequentemente se ajusta às exposições ocupacionais é uma distribuição log-normal, o que significa que a distribuição de variáveis aleatórias tem a propriedade de que o logaritmo dos seus valores são normalmente distribuídos (seguem a distribuição normal de probabilidade).

A

Amostragem