FUNDAMENTOS DE HIGIENE OCUPACIONAL Flashcards
A higiene ocupacional é um ramo da ciência que estuda a interação entre o homem e o ambiente, abordando aspectos da influência das condições ————— sobre a saúde e a segurança dos trabalhadores.
Ambientais
Riscos ambientais provenientes de qualquer forma de energia que, em função de sua natureza, intensidade e exposição, são capazes de causar lesão ou agravo à saúde do trabalhador. Exemplos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes;
Agentes físicos:
Riscos ambientais originados de substâncias químicas, por si só ou em misturas, quer seja em seu estado natural, quer seja produzida, utilizada ou gerada no processo de trabalho, que em função de sua; natureza, concentração e exposição, são capazes de causar lesão ou agravo à saúde do trabalhador. Exemplos: fumos de cádmio, poeira mineral contendo sílica cristalina, vapores de tolueno, névoas de ácido sulfúrico;
Agentes químicos
Riscos ambientais originados de microrganismos, parasitas ou materiais originados de organismos que, em função de sua natureza e do tipo de exposição, são capazes de acarretar lesão ou agravo à saúde do trabalhador. Exemplos: bactéria Bacillus anthracis, vírus linfotrópico da célula T-humana, príon agente de doença de Creutzfeldt-Jakob, fungo Coccidioides immitis;
Agentes biológicos
Incluem quaisquer fatores que possam colocar o trabalhador em situação vulnerável e afetar sua integridade e seu bem-estar físico e psíquico. São aqueles que ocorrem em situações que podem levar a acidentes, como resultado das condições do local de trabalho.
Agentes mecânicos ou de acidentes:
São aqueles relacionados a falta de adaptação das condições de trabalho (ambiente e tarefa) às características psicofisiológicas dos trabalhadores. De outra forma, o agente ergonômico inclui qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde.
Agentes ergonômicos
Os riscos mecânicos ou de acidentes (resultantes da exposição aos agentes mecânicos ou de acidentes) estão relacionados à ocorrência de acidentes —————-, capazes de provocar danos imediatos a incolumidade física dos trabalhadores, inclusive levando à morte imediata, como no caso de um choque elétrico, explosão, queda de altura etc.
Típicos
Os riscos ambientais (resultantes da exposição a agentes físicos, químicos e biológicos) são aqueles presentes no ambiente laboral e, em geral, não provocam danos ———————- a incolumidade física dos trabalhadores, pelo contrário, degradam de forma lenta e insidiosa à saúde dos trabalhadores expostos, levando-os ao acometimento por doenças ocupacionais como: Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), pneumoconioses, entre outras.
Imediatos
Os riscos ————————podem contribuir tanto para a ocorrência de acidentes típicos, como no caso de um trabalhador que sofre uma queda por falta de iluminação adequada no ambiente, mas também para o comprometimento da saúde do trabalhador no médio e longo prazo, como no caso do excesso de movimentos repetitivos que resultam em Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT).
Ergonômicos
Está relacionada ao estudo e controle dos riscos mecânicos ou de acidentes, propondo sistemas de segurança contra incêndio e explosões, projetando sistemas de segurança em máquinas e equipamentos, sistema de proteção contra quedas etc.
Segurança do trabalho
Tem foco nos riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos), estudando os efeitos de cada um dos agentes de risco no organismo dos trabalhadores, estabelecendo limites seguros de exposição (limites de exposição ocupacional) e propondo medidas de controle adequadas.
Higiene do trabalho
A ergonomia é uma ciência relativamente nova e independente, de modo que podemos afirmar que apesar de estar dentro do escopo do que chamamos de “segurança do trabalho”, segue uma metodologia ———— de estudo dos riscos ergonômicos.
Própria
Resumo dos riscos ocupacionais:
————————- é a ciência que trata da antecipação, reconhecimento, avaliação, prevenção e controle dos riscos originados nos locais de trabalho e que podem prejudicar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, também levando em consideração o possível impacto nas comunidades vizinhas e no meio ambiente em geral.
Higiene ocupacional
Essa etapa envolve a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou de modificações dos já existentes, visando identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação.
Antecipação