Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Flashcards
Verdadeiro ou Falso: A Bill of Rights de Virgínia (1776) e a Declaração Francesa (1789) foram influenciadas pela ideia de existência de direitos inerentes ao homem, existentes antes mesmo da existência do Estado.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso: O uso da analogia em matéria constitucional pode ser visto como uma imposição do princípio da isonomia.
Verdadeiro.
Sarlet traz uma distinção entre Direitos do Homem, Direitos Humanos e Direitos Fundamentais.
- Direitos do Homem: termo de caráter FILÓSOFO-NATURALISTA. Refere-se aos direitos pertencentes à NATUREZA HUMANA, frutos de um desenvolvimento histórico e de cunho consuetudinário. Baixa densidade normativa. 2. Direitos Humanos: termo de caráter JURÍDICO, atribuídos como essenciais ao homem, baseados em postulados JUSNATURALISTAS. Consistem em direitos postulados em TRATADOS e CONVENÇÕES INTERNACIONAIS. Média densidade normativa. 3. Direitos Fundamentais: termo de caráter JURÍDICO, referindo-se aos direitos referentes às pessoas, desde que inscritos nos ordenamentos jurídicos de cada um dos Estados. Somente existem quando presentes nos respectivos ordenamentos jurídicos. Alta densidade normativa.
Estabeleça a distinção entre Direitos Fundamentais e Garantias Fundamentais.
- Direitos Fundamentais: são bens e vantagens prescritas na ordem constitucional como pertencentes ao homem. Consiste no reconhecimento legal de um determinado direito. 2. Garantias Fundamentais: são instrumentos que buscam permitir o exercício dos direitos fundamentais ou repará-los, caso violados.
Fale acerca da seguinte característica dos Direitos Fundamentais: IMPRESCRITIBILIDADE.
- Os direitos fundamentais não extinguem pelo decurso do tempo.
Fale acerca da seguinte característica dos Direitos Fundamentais: INALIENABILIDADE/INDISPONIBILIDADE.
- Os direitos fundamentais destinados a resguardar a dignidade do homem são intransferíveis, não podendo ser alienados nem mesmo pela própria vontade do seu titular.
Fale acerca da seguinte característica dos Direitos Fundamentais: IRRENUNCIABILIDADE.
- Não podem ser objeto de renúncia.
Fale acerca da seguinte característica dos Direitos Fundamentais: INVIOLABILIDADE.
- Os direitos fundamentais são invioláveis, de modo que nem mesmo os Poderes constituídos poderão agir de maneira a violar tais direitos. 2. Os poderes constituídos encontram-se em uma posição de subordinação.
Fale acerca da seguinte característica dos Direitos Fundamentais: UNIVERSALIDADE.
- Os direitos fundamentais pertencem a todos os homens, independentemente de suas condições.
Fale acerca da seguinte característica dos Direitos Fundamentais: EFETIVIDADE.
- Os direitos fundamentais não podem ser apenas contos de fadas, metas inalcançáveis. 2. O Estado deve atuar de modo a efetivá-los.
Fale acerca da seguinte característica dos Direitos Fundamentais: INTERDEPENDÊNCIA.
- Os direitos fundamentais devem ser interpretados com as demais normas que prescrevem garantias.
Fale acerca da seguinte característica dos Direitos Fundamentais: RELATIVIDADE.
- Nenhum direito fundamental é absoluto. 2. Desse modo, qualquer direito fundamental poderá ser objeto de relativização, seja para proteger a segurança, ordem, saúde e outros direitos fundamentais de maior relevância.
Fale acerca da seguinte característica dos Direitos Fundamentais: HISTORICIDADE.
- Cada um dos direitos fundamentais possui um significado dentro de um determinado contexto histórico, 2, Um direito fundamental pode existir em um determinado momento histórico e não mais em outro, ou pode ter o seu significado modificado.
Fale acerca da seguinte característica dos Direitos Fundamentais: CONSTITUCIONALIZAÇÃO.
- Os direitos fundamentais estão positivados nos ordenamentos jurídicos de seus respectivos países. 2. São limitados pelo tempo e espaço, pois são assegurados na medida em que cada Estado os consagra.
Fale acerca da seguinte característica dos Direitos Fundamentais: APLICABILIDADE IMEDIATA.
- Em geral, possuem aplicabilidade imediata, não necessitando de intervenção do legislador. 2. Tem o objetivo de não tornar tais direitos meras normas programáticas, sem qualquer aplicabilidade. 3. Cabe ao intérprete, inclusive, buscar concretizar tais direitos, mesmo que não existir lei regulamentadora, podendo o magistrado, inclusive, interpretá-la em discordância com a lei, quando estas se mostrarem incompatíveis com o sentido constitucional de tais direitos. 4. Não se pode esquecer, porém, que existem direitos fundamentais previstos em normas de eficácia limitada e de eficácia contida.
Fale acerca da 1ª Geração ou Dimensão de Direitos Fundamentais.
- Marcado pela passagem de um Estado autoritário para um Estado de Direito, em que se busca um Estado absenteísta. 2. São chamados de Direitos Negativos, de Defesa ou Liberdades Negativas, em que se exige uma não intervenção por parte do Estado. 3. Possuem inspiração jusnaturalista, intrínsecos ao homem.
As liberdades de expressão coletiva e de participação política são direitos de que dimensão.
1ª Dimensão.
Fale acerca da 2ª Geração ou Dimensão de Direitos Fundamentais.
- Marcado pela passagem do Estado Liberal para o Estado Social. 2. Preocupado com a igualdade material entre os homens, individualmente considerados, principalmente no que concerne à prestação de assistência aos que se encontram em posição de vulnerabilidade. 3. São chamados de Direitos Positivos, pois exigem do Estado uma atuação positiva a fim de prestá-los.
A fase embrionária do Direitos de 1ª Dimensão se deu quando.
- Notadamente entre os séculos XVII e XVIII, com a Revolução Francesa e a Independência Americana.
A fase embrionária do Direitos de 2ª Dimensão se deu quando.
- A partir do século XIX, mas seu maior desenvolvimento se deu na segunda metade do século XX. Pós primeira guerra mundial, Constituição Mexicana de 1917 e Alemã de 1919.
Os direitos de greve, de sindicalização, assim como outros direitos dos trabalhadores e as “liberdades sociais”, são exemplos de direitos de que dimensão.
2ª Dimensão.
Fale acerca da 3ª Geração ou Dimensão de Direitos Fundamentais.
- Consiste na dimensão dos direitos transindividuais, cuja titularidade, na maior parte das vezes, é indefinida. 2. Sua efetivação exige uma atuação conjunta, inclusive em escala mundial. 3. Para Sarlet, embora tais direitos não são sejam tão consagrados na seara do Direito Constitucional, é amplamente consagrado no âmbito do direito internacional. DIREITO ao desenvolvimento ou PROGRESSO (tanto do indivíduo quanto do Estado); AUTODETERMINAÇÃO dos povos (princípio que rege o Brasil nas suas relações internacionais); MEIO AMBIENTE; direito de COMUNICAÇÃO e de propriedade sob o patrimônio comum da humanidade. Esse rol de direito é apenas exemplificativo (alguns autores acrescentam o direito dos idosos e das crianças, direitos do consumidor etc.). Os direitos de terceira geração são transindividuais.
Verdadeiro ou Falso: Os núcleos dos direitos de 1ª, 2ª e 3ª geração correspondem ao lema da Revolução Francesa - Igualdade, Liberdade e Fraternidade.
Verdadeiro.
Os direitos ao progresso e desenvolvimento, à paz, ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, do consumidor, ao patrimônio comum da humanidade, são exemplos de direitos de que dimensão.
3ª dimensão.
Fale acerca da 4ª dimensão de direitos fundamentais, segundo as concepções de Bobbio e Bonavides.
- Para Bobbio, consiste na proteção contra as manipulações genéticas que venham a colocar em risco a raça humana. 2. Para Bonavides, consiste no processo de globalização dos direitos fundamentais, como seriam os direitos à informação, pluralismo e à democracia direta.
Paulo Bonavides ainda entende que exista uma 5ª dimensão dos direitos fundamentais. Fale sobre.
- Consiste no direito à paz mundial, que deve ter uma posição de destaque para o progresso social, econômico e cultural dos povos, sendo, portanto, necessário à efetivação dos direitos humanos e fundamentais de um modo geral.
Verdadeiro ou Falso: As normas definidoras de direitos e garantias fundamentais possuem aplicação imediata. De outro lado, as normas que definem direitos sociais, culturais e econômicos necessitam de providências ulteriores que lhes garantam eficácia e possibilidade de que possam se efetivar; possuem, pois, aplicação mediata.
Verdadeiro.
Existem 6 principais concepções filosóficas que tentam justificar a existência dos Direitos Humanos e, consequentemente, dos Direitos Fundamentais. Quais são:
- JUSNATURALISTA: segundo o qual os direitos fundamentais são imperativos da ordem do direito natural, anteriores e superiores ao Estado. 2. JUSPOSITIVISTA: são faculdades outorgadas e reguladas pela lei. 3. IDEALISTA: direitos fundamentais são princípios abstratos que foram concretizados ao longo do tempo. 4. REALISTA: os direitos fundamentais são os resultados de lutas sociais e políticas. 5. CONTRATUALISTA: são aqueles previstos no contrato social, previstos, ainda que implicitamente, a partir do momento em que o ser humano ingressa na sociedade. 6. MORALISTA: os Direitos Fundamentais têm como fundamento último a consciência moral do povo.
Acerca das teorias que tentam explicar o papel desempenhado pelos Direitos Fundamentais, fale acerca da “Teoria dos Quatro Status” de Jellinek.
- Status Passivo: reflete os deveres que o homem tem perante o Estado. 2. Status Negativo: reflete o espaço de autodeterminação do indivíduo, que não caberá ingerência por parte do Estado. 3. Status Positivo: é o espaço que o cidadão tem para exigir do Estado uma atuação positiva em seu favor, seja prestando bens ou serviços. 4. Status Ativo: consiste no espaço que o indivíduo tem para influenciar na vontade do Estado, notadamente pelo exercício dos direitos políticos.
Verdadeiro ou Falso: Por força da afirmação dos direitos fundamentais, em decisão do Tribunal Constitucional da Alemanha em 1972 afirmou-se que as restrições aos direitos fundamentais aos quais se submetem ao regime especial de sujeição só podem ser realizados por meio de lei, e não com base em uma norma meramente administrativa.
Verdadeiro.
Fale acerca dos denominados “Direitos de Defesa”.
- Consistem em direitos que impõem ao Estado um dever de abstenção, como forma de não restringir a área de autodeterminação do indivíduo.
Verdadeiro ou Falso: Os direitos de defesa limitam a atuação do Estado sobre determinados bens jurídicos protegidos constitucionalmente, de modo que uma atuação indevida poderá resultar uma pretensão de indenização por eventuais ofensas.
Verdadeiro.
Fale acerca dos denominados “Direitos a Prestação”.
- Consistem em direitos que exigem do Estado uma intervenção para reduzir as desigualdades sociais. 2. Busca assegurar as condições materiais para que o indivíduo desfrute efetivamente destas liberdades. 3. Pode-se dividir tanto em prestação jurídica quanto material. 3.1. Prestação Jurídica: que exigem do Estado uma atuação normativa efetiva, seja com normas penais, para punir praticas lesivas, seja com normas infraconstitucionais que venham a tornar efetivos os direitos fundamentais. 3.2. Prestação Material: exige do Estado uma prestação concreta, seja por meio de bens ou serviços, como meio de atenuar as desigualdades existentes na sociedade.
Verdadeiro ou Falso: Os direitos prestacionais materiais dependem de condições econômicas favoráveis para que possam ser efetivados. Estão diretamente submetidos à reserva do possível, pois traduzem-se em medidas práticas dentro das disponibilidades materiais do Estado.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso: Em relação aos direitos sociais, estes necessitam de uma atuação estatal para que se concretizem, pois não são autoexequíveis. Em razão disso, os cidadãos não podem invocar estes direitos judicialmente, antes que haja uma regulamentação legal, pois o Judiciário não tem competência para delimitar o conteúdo desses direitos. Nada impede que ingressem com ADOs e Mandados de Injunção.
Verdadeiro.
Aos defensores, em que consistem os Direitos de Participação.
- Consistem em direitos que garantem a participação dos cidadãos na formação da vontade do país, correspondendo aos direitos políticos.
Fale acerca da teoria da eficácia vertical dos Direitos Fundamentais.
- Refere-se às relações entre Estado e particulares. 2. Não pode intervir sobre a esfera privada dos governados, devendo garantir seus direitos individuais.
Fale acerca das teorias que tratam da eficácia horizontal dos Direitos Fundamentais.
- Aplica-se às relações entre os particulares. 2. Existem três teorias: 2.1. Teoria do State Action: segundo o qual os direitos fundamentais não se aplicam às relações privadas. 2.2. Teoria da Eficácia Mediata: segundo o qual os direitos fundamentais não se aplicam imediatamente às relações privadas, dependendo da atuação do legislador infraconstitucional para que as efetive. 2.3. Teoria da Eficácia Imediata: segundo o qual os direitos fundamentais aplicam-se imediatamente às relações privadas, sem que haja necessidade de intervenção do legislador infraconstitucional.
Fale acerca das dimensões objetiva e subjetiva dos Direitos Fundamentais.
- OBJETIVA: aqui os direitos fundamentais assumem a posição de um conjunto de valores objetivos básicos de conformação do Estado Democrático de Direito. 1.1. Tem a capacidade de alcançar o Poder Público e orientar o exercício de suas atividades principais, de modo a proteger efetivamente os direitos fundamentais. 2. SUBJETIVA: relativo aos sujeitos da relação jurídica. Refere-se aos direitos de proteção e de prestação que o indivíduo tem em face do Poder Público.
Verdadeiro ou Falso: Para Ingo Wolfgang Sarlet, os direitos fundamentais possuem maior universalidade que os Direitos Humanos.
Verdadeiro. Para ele, os direitos humanos são definidos como uma pauta mínima pelos Estados signatários de tratados, enquanto os direitos fundamentais são consagrados pelos ordenamentos jurídicos específicos dotados de fundamentalidade.
Quem são os titulares de Direitos Fundamentais.
- Pessoas físicas (brasileiros e estrangeiros, domiciliados ou não no Brasil); 2. Pessoas jurídicas, privadas e públicas, incluindo as pessoas estatais, dentro de certos limites.
Verdadeiro ou Falso: Pessoas jurídicas de Direito Público não titularizam direitos fundamentais de natureza material, mas somente de natureza procedimental.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso: O STF reconhece às pessoas jurídicas de direito público apenas os direitos oponíveis ao próprio Estado e não contra particulares, pois os direitos fundamentais surgiram justamente com a finalidade de limitar o poder estatal sobre a pessoa humana.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso: Para se garantir uma igualdade material, nem todos os direitos fundamentais são destinados aos brasileiros de maneira igual. Isso é o que se chama de desigualdade formal ou constitucional.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso: Os direitos e garantias fundamentais se aplicam tanto aos brasileiros quanto aos estrangeiros, residentes ou não no país, apátridas e pessoas jurídicas. Alguns desses direitos são restringidos, em decorrência das suas características imanentes.
Verdadeiro.
Aos direitos fundamentais também entendem ser aplicável a distinção tratada no direito privado, referente à capacidade de fato e capacidade de direito. Quais as posições de Canotilho e Jorge Miranda em relação a tal matéria.
- Canotilho afirma que tal tese só pode ser utilizado em relação aos direitos fundamentais cujo exercício implique a exigência de conhecimento ou tomada de decisão. Não sendo o caso, não há porque aplicar tal tese. 2. Jorge Miranda, sendo mais radical, é contra a aplicação dessa distinção civilista aos direitos fundamentais, pois defende que todos são titulares destes direitos e seus destinatários são pré-fixados nas próprias normas constitucionais.
Verdadeiro ou Falso: Brasileiro naturalizado não pode ser Presidente ou Vice-Presidente da República; Presidente da Câmara dos Deputados; Presidente do Senado ou Presidente do STF. Entretanto, se ele possuir dupla nacionalidade nata, uma brasileira e outra de outro país, pode sim ocupar, pois a Constituição não veda tal possibilidade. Todos ministros do STF devem ser brasileiros natos ou naturalizados.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso: Em regra, Ministérios são criados e extintos por lei infraconstitucional. Entretanto, se houver menção constitucional, só pode ser extinto se houver sua menção do texto constitucional.
Verdadeiro.