Comissão Parlamentar de Inquérito Flashcards
A par das funções representativa e legislativa, o Congresso Nacional recebeu do Constituinte atribuições investigativas. Estas manifestam-se na esfera político-administrativa por meio de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). A respeito desses órgãos é CORRETO dizer que:
A. A CPI deverá ter prazo certo, podendo deliberar, em face de razões de interesse público, devidamente fundamentadas, sua prorrogação para além do termo final da legislatura em que foi constituída.
B. Havendo provas de autoria e da ocorrência de ilícito penal, poderá a CPI, por decisão justificada, determinar a realização de medidas cautelares assecuratórias para garantir a eficácia de eventual futura condenação criminal.
C. Embora sejam as CPIs limitadas constitucionalmente pela competência, conteúdo e matéria da investigação político-administrativa, em nome da separação dos poderes, não se lhes aplica o princípio da reserva constitucional de jurisdição.
D. As CPIs podem, sem a necessidade de intervenção judicial, por decisão fundamentada, determinar quebra de sigilo fiscal, bancário e de dados.
D.
A)Errada. “A duração do inquérito parlamentar – com o poder coercitivo sobre particulares, inerentes à sua atividade instrutória e à exposição da honra e da imagem das pessoas a desconfianças e conjecturas injuriosas – e um dos pontos de tensão dialética entre a CPI e os direitos individuais, cuja solução, pela limitação temporal do funcionamento do órgão, antes se deve entender matéria apropriada à lei do que aos regimentos: donde, a recepção do art. 5º, § 2º, da Lei 1.579/1952, que situa, no termo final de legislatura em que constituída, o limite intransponível de duração, ao qual, com ou sem prorrogação do prazo inicialmente fixado, se há de restringir a atividade de qualquer CPI”. (STF. Plenário. HC 71.261, rel. Min. Sepúlveda Pertence, j. 11.05.1994)
B) Errada. Entende o Supremo que a CPI não pode, sponte propria, decretar medidas cautelares - como a indisponibilidade de bens - para assegurar a eficácia de eventual processo penal, cabendo tais medidas ao Judiciário (STF. Plenário. MS 23.480, rel. Min. Sepúlveda Pertence, j. 04.05.2000).
C) Errada. Como didaticamente exposto pelo colega Felipe Coutinho, há uma série de diligências vedadas às CPIs, que devem ser requisitadas pelo Poder Judiciário - aplicando-se, sim, a regra de reserva de jurisdição.
“Impossibilidade jurídica de CPI praticar atos sobre os quais incida a cláusula constitucional da reserva de jurisdição, como a busca e apreensão domiciliar (…).” (STF. Plenário. MS 33.663, rel. Min. Celso de Mello, j. 16.06.2015)
D) Correta. “O princípio constitucional da reserva de jurisdição – que incide sobre as hipóteses de busca domiciliar (CF, art. 5º, XI), de interceptação telefônica (CF, art. 5º, XII) e de decretação da prisão, ressalvada a situação de flagrância penal (CF, art. 5º, LXI) – não se estende ao tema da quebra de sigilo, pois, em tal matéria, e por efeito de expressa autorização dada pela própria Constituição da República (CF, art. 58, § 3º), assiste competência à CPI, para decretar, sempre em ato necessariamente motivado, a excepcional ruptura dessa esfera de privacidade das pessoas.” (STF. MS. 23.652, rel. Min. Celso de Mello, j. 22.11.2000
Complete:
O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões _______ e ________, constituídas na forma e com as atribuições previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criação.
Permanentes e temporárias.
Acerca das comissões:
Em razão de matéria de sua competência, caberá?
- DISCUTIR E VOTAR PROJETO que dispensar, na forma do regimento, a competência do Plenário, salvo se houver recurso de 1/10 dos membros da Casa;
- REALIZAR AUDIÊNCIAS PÚBLICAS com entidades da sociedade civil;
- CONVOCAR MINISTROS DE ESTADO para prestar informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições;
- RECEBER petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra ATOS OU OMISSÕES DAS AUTORIDADES OU ENTIDADES PÚBLICAS;
- SOLICITAR DEPOIMENTO de qualquer autoridade ou cidadão;
- APRECIAR PROGRAMAS de obras, planos nacionais, regionais e setoriais e sobre eles emitir parecer.
Complete:
Art. 58, §3º. As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação _______________, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em ______ ou ________, mediante requerimento de ___________, para a apuração de ___________ e por prazo ____, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.
(1) próprios das autoridades judiciais.
(2) conjunto ou separadamente.
(3) um terço de seus membros.
(4) fato determinado.
(5) prazo certo
Verdadeiro ou Falso:
Durante o recesso, haverá uma Comissão representativa do Congresso Nacional, eleita por suas Casas na última sessão ordinária do período legislativo, com atribuições definidas no regimento comum, cuja composição reproduzirá, quanto possível, a proporcionalidade da representação partidária.
Verdadeiro.
Art. 58, §4º.
De acordo com a Lei 1.579, qual o quórum necessário para a criação de uma CPI?
Requerimento de 1/3 da totalidade dos membros do SENADO ou da CÂMARA DOS DEPUTADOS.
No caso de COMISSÃO MISTA, deve ser 1/3 dos deputados e 1/3 dos senadores.
De acordo com a Lei 1.579, no exercício de suas atribuições, o que pode a CPI fazer?
(1) Determinar diligências que reputarem necessárias;
(2) Requerer a convocação de Ministros de Estado;
(3) Tomar o depoimento de quaisquer autoridades federais, estaduais ou municipais;
(4) Ouvir indiciados e inquirir testemunhas sob compromisso;
(5) Requisitar da Administração Pública, direta, indireta ou fundacional, informações e documentos (inclusive sigilosos);
(6) Transportar-se aos lugares onde se fizer mister a sua presença.
Qual a providência a ser adotado caso a testemunha intimada não comparecer sem motivo justo?
Deverá ser solicitada a sua intimação ao juiz criminal da localidade onde resida ou se encontre.
Verdadeiro ou Falso:
Acerca da CPI:
O depoente poderá fazer-se acompanhar de advogado, ainda que em reunião secreta.
Verdadeiro.
Art. 3º, §2º, Lei 1.579.
Verdadeiro ou Falso:
A CPI deve ser constituída para investigar fato certo, mas pode investigar outro fatos que se ligam, intimamente com o fato principal. Ainda, embora a CPI deva ter prazo certo, nada impede que ela seja prorrogada sucessivamente.
Verdadeiro.
(HC 71231, Relator(a): Min. CARLOS VELLOSO, Tribunal Pleno, julgado em 05/05/1994, DJ 31-10-1996 PP-42014 EMENT VOL-01848-01 PP-00049)
Verdadeiro ou Falso:
A CPI deve ser constituída para investigar fato certo, mas pode investigar outro fatos que se ligam, intimamente com o fato principal. Ainda, embora a CPI deva ter prazo certo, nada impede que ela seja prorrogada sucessivamente, desde que na mesma legislatura.
Verdadeiro.
(HC 71231, Relator(a): Min. CARLOS VELLOSO, Tribunal Pleno, julgado em 05/05/1994, DJ 31-10-1996 PP-42014 EMENT VOL-01848-01 PP-00049)
Verdadeiro ou Falso:
As Comissões Parlamentares de Inquérito – CPI possuem permissão legal para encaminhar relatório circunstanciado não só ao Ministério Público e à Advocacia-Geral da União, mas, também, a outros órgãos públicos, podendo veicular, inclusive, documentação que possibilite a instauração de inquérito policial em face de pessoas envolvidas nos fatos apurados
Verdadeiro.
Sobre as seguintes medidas, diga quais as CPI pode e não pode determinar:
Quebrar sigilo bancário, fiscal e de dados.
Determinar medida cautelar, como prisões, arresto, sequestro.
Determinar interceptação e quebra de sigilo de correspondência;
Expedir mandado de busca e apreensão domiciliar.
Pode:
Quebrar sigilo bancário, fiscal e dados. — BAN.DA.FISCAL
Não pode:
- Determinar medida cautelar, como prisões, arresto e sequestro;
- Interceptação telefônica e quebra de sigilo de correspondência;
- Expedir mandado de busca e apreensão domiciliar.
Verdadeiro ou Falso:
Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República devem comparecer para prestarem informações, quando convocados, sob pena de responderem por crime de responsabilidade, na hipótese de ausência injustificada.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
CPI não pode quebrar comunicação telefônica (que depende de autorização judicial). Entretanto, pode se valer de interceptação telefônica produzida em processo criminal para ajudar nas investigações.
Verdadeiro.
Quem pode criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito?
- O Senado;
- A Câmara dos Deputados; ou
- O Congresso Nacional.
A CPI decorre da função típica ou atípica do Poder Legislativo?
Função típica, uma vez que o Poder Legislativo tem a função típica de legislar e fiscalizar.
Consiste no controle “político-administrativo”, por meio do qual fiscaliza e questiona os atos da Administração Pública, avaliando a gestão da coisa pública.
Qual a função principal da CPI?
Investigar FATO determinado de INTERESSE PÚBLICO.
Quais são os três requisitos constitucionais para a criação de uma CPI?
- Requerimento de 1/3 dos membros da Casa;
- INDICAÇÃO DE FATO DETERMINADO a ser objeto de investigação. Esse fato deve ser relacionado ao INTERESSE PÚBLICO, ainda que se trate de um negócio privado; e
- Fixação de prazo certo para a conclusão dos trabalhos.
Verdadeiro ou Falso:
Uma CPI deve ser criada para investigar fato determinado, não se admitindo a investigação de objeto genérico, inespecífico, abstrato.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
Uma CPI precisa investigar fato determinado, que PODE SER UM OU MAIS FATOS. Nada impede a apuração de fatos conexos àquele inicialmente determinado, assim como outros fatos inicialmente desconhecidos, que surgirem durante a investigação, bastando, para que isso ocorra, QUE HAJA ADITAMENTO DO OBJETO INICIAL.
Por seu turno, em caso de fatos novos, é necessário que se atenda novamente ao requisito formal (requerimento de 1/3).
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
Embora a CPI precise ser criada por prazo certo, esse prazo não é peremptório, haja vista que são permitidas sucessivas prorrogações, DESDE QUE NO ÂMBITO DA MESMA LEGISLATURA, observados os requisitos regimentais para essa postergação.
Verdadeiro.