Questões erradas simulado!!! Flashcards
Os bioinsumos são produtos essenciais como alternativas aos produtos derivados de fontes fósseis, pois promovem a adaptação das culturas às mudanças climáticas e contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Esses produtos devem ser integrados em práticas certificadas e remuneradas, que devem incluir créditos de carbono.
CERTO
Métricas e indicadores para o desenvolvimento sustentável
Em relação ao uso de bioinsumos como alternativa aos insumos de origem fóssil, a meta estabelecida visa aumentar em 13 Mha a área de sua aplicação, tanto para melhorar a fertilidade do solo e fixar nitrogênio, quanto para proteção de plantas contra pragas e doenças.
Os bioinsumos são produtos essenciais como alternativas aos produtos derivados de fontes fósseis, pois promovem a adaptação das culturas às mudanças climáticas e contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Esses produtos devem ser integrados em práticas certificadas e remuneradas, que devem incluir créditos de carbono.
Qual a MISSÃO do Plano Diretor da Embrapa 2024-2030?
Missão - Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.
Qual a VISÃO do Plano Diretor da Embrapa 2024-2030?
Visão - Ser protagonista e parceira essencial na geração e no uso de conhecimentos para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira até 2030.
Quais são os Valores do Plano Diretor da Embrapa 2024-2030?
Valores - Com base nesses pilares, os valores que balizam as práticas e os comportamentos da Embrapa e de seus integrantes são: CIRCIERE
Confiança e integridade: Somos confiáveis porque cultivamos e praticamos o comportamento ético e moral em todas as nossas ações, garantindo integridade à nossa empresa.
Respeito: Somos abertos ao novo e acreditamos tanto no crescimento pessoal quanto no crescimento profissional a partir do respeito à diversidade de pessoas e opiniões.
Cooperação: Buscamos interagir com todos os estratos geradores de conhecimento e de tecnologia e com todos os beneficiários a partir da geração de impacto por meio das tecnologias desenvolvidas por nós e nossos parceiros.
Inovação: Buscamos soluções criativas e inovadoras que agreguem valor aos produtos e serviços que desenvolvemos.
Excelência: Somos comprometidos com a realização do nosso trabalho e empenhados em entregar os melhores resultados com alto grau de qualidade.
Responsabilidade socioambiental: Buscamos alavancar o bem-estar socioeconômico da população brasileira em harmonia com o meio ambiente, por meio de conhecimentos e soluções inovadoras que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
As três dimensões básicas da sustentabilidade – social, econômica e ambiental começou a ser executada na Embrapa em 2018 quando foram realizados os primeiros exercícios de planejamento estratégico.
ERRADO
PLANO DIRETOR DA EMBRAPA 2024–2030 - Objetivos estratégicos
As três dimensões básicas da sustentabilidade – social, econômica e ambiental – vêm sendo trabalhadas na Embrapa desde a década de 1980, quando foram realizados os primeiros exercícios de planejamento estratégico.
O Mapa da Estratégia é uma representação de como as escolhas estratégicas do PDE 2024-2030 estão integradas ao contexto externo.
CERTO
PLANO DIRETOR DA EMBRAPA 2024–2030 - Mapa da Estratégia
O Mapa da Estratégia é uma representação de como as escolhas estratégicas do PDE 2024- 2030 estão integradas ao contexto externo. […] As transições globais são forças que afetam todo o ambiente de atuação da Embrapa e seus parceiros e as políticas nacionais/globais vigentes e em elaboração.
Um dos elementos abordados no Mapa da Estratégia do Plano Diretor da Embrapa é o de Recursos Naturais e Mudança do Clima, que busca gerar soluções tecnológicas e oportunidades de inovação para promover a sustentabilidade, a produtividade e a competitividade da agropecuária nacional.
ERRADO
PLANO DIRETOR DA EMBRAPA 2024–2030 - Mapa da Estratégia
Esse conceito é tratado no Mapa da Estratégia do Plano Diretor da Embrapa sob a perspectiva de Produção Sustentável e Competitividade, com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas e promover oportunidades de inovação que favoreçam a sustentabilidade, a produtividade e a competitividade da agropecuária nacional. Já a área de Recursos Naturais e Mudança do Clima foca na geração de conhecimentos, tecnologias e informações voltadas para o uso racional dos recursos naturais dos biomas brasileiros, além de abordar o enfrentamento e a mitigação das mudanças climáticas.
Biossegurança é o conjunto de ações voltadas estritamente para a eliminação dos riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços.
ERRADO
Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação dos riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços.
A avaliação de riscos é o ponto mais importante quando se trata de segurança biológica. A relação de agentes biológicos de acordo com o grupo de risco consta da publicação do Ministério da Saúde - Classificação de Risco dos Agentes Biológicos de 2006. A simples referência a um grupo de risco é suficiente para realizar uma avaliação de riscos pelo profissional microbiologista.
ERRADO
A avaliação de riscos é o ponto mais importante quando se trata de segurança biológica. Um dos instrumentos disponíveis mais úteis para avaliar os riscos microbiológicos em laboratórios é conhecer a lista dos grupos de risco de agentes biológicos.
A relação de agentes biológicos de acordo com o grupo de risco consta da publicação do Ministério da Saúde
Classificação de Risco dos Agentes Biológicos de 2006.
A simples referência a um grupo de risco, no entanto, é INSUFICIENTE para realizar uma avaliação de riscos.
Devem ser considerados pelo profissional microbiologista os seguintes fatores:
a) patogenicidade do agente e dose infecciosa;
b) resultado potencial da exposição;
c) via natural da infecção;
d) outras vias de infecção, resultantes de manipulações laboratoriais (parentéricas, via aérea, ingestão);
e) estabilidade do agente no ambiente;
f) concentração do agente e volume do material concentrado a ser manipulado;
g) presença de um hospedeiro apropriado (humano ou animal);
h) informação disponível de estudos sobre animais e relatórios de infecções adquiridas em laboratórios ou relatórios clínicos;
i) atividade laboratorial (geração de ultrassons, produção de aerossóis, centrifugação, etc.);
j) qualquer manipulação genética do microrganismo que possa ampliar o raio de ação do agente ou alterar a sensibilidade do agente a métodos de tratamento eficazes conhecidos;
k) disponibilidade de profilaxia eficaz ou intervenções terapêuticas.
A esterilização é o processo de destruição ou eliminação total de todos os microrganismos na forma vegetativa e esporulada através de agentes físicos ou químicos.
CERTO
6.3 ESTERILIZAÇÃO
A esterilização é o processo de destruição ou eliminação total de todos os microrganismos na forma vegetativa e esporulada através de agentes físicos ou químicos.
Os meios químicos compreendem os germicidas que podem ser líquidos ou gasosos. No LACEN não se utiliza este tipo de esterilização.
Os meios físicos são o calor, em suas formas seca e úmida, como o método mais tradicional de esterilização.
Patogenicidade é a capacidade patogênica de um agente biológico, medida pelo seu poder de aderir, invadir, multiplicar e disseminar em determinados sítos de infecção e tecidos do hospedeiro, considerando os índices de morbimortalidade que ele produz. Pode ser avaliada por meio dos coeficientes de mortalidade e de gravidade. O coeficiente de mortalidade indica o percentual de casos da doença que são mortais, e o coeficiente de gravidade, o percentual dos casos considerados graves.
ERRADO
VIRULÊNCIA - é a capacidade patogênica de um agente biológico, medida pelo seu poder de aderir, invadir, multiplicar e disseminar em determinados sítos de infecção e tecidos do hospedeiro, considerando os índices de morbi-mortalidade que ele produz. A virulência pode ser avaliada por meio dos coeficientes de mortalidade e de gravidade. O coeficiente de mortalidade indica o percentual de casos da doença que são mortais, e o coeficiente de gravidade, o percentual dos casos considerados graves.
A imunização da equipe também é considerada a contenção primária?
CERTO
2.1 BARREIRAS PRIMÁRIAS
A contenção primária é proporcionada por uma boa técnica de microbiologia e pelo uso de equipamentos de segurança adequados.
A imunização da equipe também faz parte da contenção primária.
O que são BARREIRAS SECUNDÁRIAS?
Contenção secundária diz respeito ao planejamento e a construção das instalações do laboratório, de forma
a contribuir para a proteção da equipe de trabalho, das pessoas que se encontram fora do laboratório e da comunidade e meio ambiente contra agentes infecciosos que podem ser liberados acidentalmente do laboratório.
Os quatro níveis de biossegurança: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4 estão em ordem crescente no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção. O nível de biossegurança de um experimento será determinado segundo o organismo de maior classe de risco envolvido no experimento. Quando não se conhece o potencial patogênico do microrganismo, deverá ser procedida uma análise detalhada e criteriosa de
todas as condições experimentais.
CERTO
3. BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DEFINIÇÃO DOS NÍVEIS DE BIOSSEGURANÇA (NB)
Os quatro níveis de biossegurança: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4 estão em ordem crescente no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção. O nível de biossegurança de um experimento será determinado segundo o organismo de maior classe de risco envolvido no experimento. Quando não se conhece o potencial patogênico do microrganismo, deverá ser procedida uma análise detalhada e criteriosa de todas as condições experimentais.
NB- 1: Nível de Biossegurança 1
Requer procedimentos para o trabalho com microrganismos (classe de risco 1) que normalmente não causam doença em seres humanos ou em animais de laboratório.