CA & OV Flashcards
CLASSIFICAÇÃO DOS OVINOS E CAPRINOS CONFORME APITIDÃO=>
- Raças de corte: especializadas na produção de carne;
- Raças leiteiras: especializadas na produção de leite;
- Raças lanadas: especializadas na produção de lã; e
- Raças mistas ou de dupla aptidão: não passaram por uma seleção genética exclusiva para um único tipo de produção, como leite, carne, pele ou lã, podendo atender a mais de uma dessas finalidades;
Caprinos: pirncipais raças nativas:
Raças: Moxotó, Canindé, Repartida, Gurguéia, Marota,
Graúna, dentre outras.
Caprinos raças exóticas:
Raças: Anglo-Nubiana, Saanen, Toggenburg, Parda Alpina, Boer e Murciana.
Raças de caprinos conforme aptidão:
CARNE: Boer e anglo-Nubiana,
LEITE: Saanen, Toggenburg, Parda Alpina
PELE: SRD, MOXOTÓ, Anglo-nubiana
PELE E CARNE: REPARTIDA. Marota.
Leite e CArne: Canindé, Anglo-Nubiano, Murciana.
Raças de ovinos conforme aptidão:
CARNE: Somalis, Dorper, Texel, Hampshire, lle de France,
Carne e lã: Siffolk, Texel.
LEITE: Lacaune.
Carne e pele: Morada Nova, Santa Inês*, Somalis.
Carne e leite: Bergamácia, Lacaune
A raça Gurguéia é uma das principais raças leiteiras do Nordeste brasileiro, conhecida por sua alta produção de leite que supera a maioria das outras raças nativas.
ERRADO
GURGUÉIA Pelagem castanha com um contorno preto no dorso, ventre e membros. Corpo ligeiramente alongado e membros bem aprumados, terminando em cascos pequenos e escuros. Enfrenta risco de extinção devido a práticas de cruzamentos indiscriminados e à falta de programas de reservação da raça pura. Aptidão: produção de pele e carne. A pele é considerada de ótima qualidade, no entanto, em comparação com outras raças de corte, presentam baixo ganho de peso e uma carcaça de baixa qualidade.
A raça Canindé é considerada uma raça de grande porte no Brasil, com animais adultos frequentemente
pesando mais de 70kg.
ERRADO
Comentário: CANINDÉ Pelagem preta, com o ventre e o lombo listrado de cor castanho claro ou escuro.
Possuem manchas amarelas ou brancas ao redor dos olhos, com duas listras descendo até a comissura labial.
Possuem ossatura forte e cascos escuros. Aptidão: produção de leite e carne. Adaptabilidade: raça rústica, muito bem adaptada às condições desafiadoras do semiárido. Peso médio: animais com 1 ano de idade o peso médio é de 15,7kg. Os adultos, considerados de pequeno porte (30 a 40kg) e altura média de 55cm. Prolificidade: varia de 1.29 a 1.43 cabritos nascidos por parto.
A raça Murciana é versátil, com boa produção de leite e carne, e é adaptada a climas secos e quentes
CERTO
Comentário: Murciana: Origem: Espanha. Aptidão: raça versátil, com boa produção de leite e carne.
Adaptabilidade: bom desempenho em clima seco e quente.
A raça Boer é conhecida por sua pelagem predominantemente branca, com cabeça e orelhas vermelhas, e é altamente especializada na produção de carne.
CERTO
Comentário: Boer: Pelagem branca em todo o corpo, exceto nas orelhas e na cabeça, que apresentam coloração vermelha, variando do claro ao escuro. Aptidão: especializada na produção de carne, apresentando um ganho de peso que varia de 150 a 170g/dia.
A raça ovina Morada Nova é adaptada às condições edafoclimáticas do nordeste brasileiro e enfrenta
desafios de preservação devido ao cruzamento indiscriminado com raças exóticas.
CERTO
A raça Morada Nova é uma das principais raças nativas de ovinos deslanados do Nordeste do Brasil. A raça Morada Nova enfrenta desafios significativos devido ao cruzamento indiscriminado com raças exóticas, o que coloca em risco a preservação deste importante genótipo
A raça Santa Inês é valorizada como raça materna em programas de cruzamento devido à sua boa fertilidade, prolificidade e produção de leite.
CERTO
Santa Inês: É uma raça caracterizada pelas pelagens variadas e é essencialmente uma raça materna, valorizada para a produção de matrizes em programas de cruzamento devido às suas características reprodutivas favoráveis.
A raça Texel é conhecida por ser uma das menores raças de ovinos, com animais raramente excedendo
50 kg em peso
ERRADO
TEXEL Apresenta lã branca cobrindo todo o corpo, exceto na cabeça e na parte inferior dos membros. Animal compacto, robusto, com massas musculares volumosas e arredondadas. Peso médio:
fêmeas entre 80 a 90kg e os machos de 110 a 120kg.
Os ovinos da raça Ile-de-France são altamente adaptáveis a climas tropicais, tornando-os a escolha ideal para regiões costeiras e úmidas do Brasil.
ERRADO
ILE-DE-FRANCE O corpo é totalmente coberto por lã clara. Origem: Francesa. Aptidão: produção de carne. Adaptabilidade: boa adaptação a diversas regiões brasileiras, porém, não é especificamente adaptada para climas tropicais sem cuidados adicionais.
A raça Lacaune é altamente valorizada por sua produção de leite, sendo essencial para a fabricação de queijos de qualidade, além de ter características favoráveis para a produção de carne.
CERTO
Lacaune: Produção de leite e carne. Produz de 100 a 200kg de leite por lactação, com uma média diária de 1,5 litros e teor de gordura de 7,5% (média) sendo muito utilizado pra fazer queijos e outros derivados lácteos. Os cordeiros têm qualidades favoráveis para produção de carne.
No sistema intensivo, a ração balanceada é utilizada OCASIONALMENTE para complementar as pastagens naturais.
ERRADO
Sistema intensivo: o foco é MAXIMIZAR a produção por animal e por área, por meio da melhor utilização de recursos tecnológicos, como cultivo e adubação de pastagens, divisão das pastagens em piquetes, fornecimento de ração balanceada.
O ciclo de produção mais curto das espécies caprina e ovina requer MENOS dedicação do produtor em comparação com os bovinos.
ERRADO: As espécies caprina e ovina têm um ciclo de produção mais curto em comparação com os bovinos, o que torna a atividade mais atraente ao pequeno produtor rural, apesar de exigir MAIOR CUIDADO, DEDICAÇÃO E MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA, INDEPENDENTE DO SISTEMA DE MANEJO ADOTADO NA PROPRIEDADE.
O sistema extensivo de criação de ovinos e caprinos é caracterizado por ser o mais simples e de menor custo.
CERTO
A produtividade no sistema semi-intensivo é aumentada por meio da adoção de práticas como suplementação alimentar e manejo sanitário.
CERTO:
Uso moderado de tecnologia, uma vez que combina elementos do sistema extensivo com melhorias que aumentam a produtividade por meio da adoção de algumas
ferramentas como a suplementação alimentar, práticas de manejo sanitário, dentre outras.
No sistema intensivo, há um foco em maximizar a produção por animal e por área através da utilização avançada de recursos tecnológicos.
CERTO
Os sistemas de criação de ovinos e caprinos devem ser escolhidos após a definição clara dos objetivos da criação.
CERTO
-> Definir claramente os objetivos da criação
(carne, pele, leite, reprodutores, matrizes, etc.),
-> Considerando as oportunidades de mercado, as preferências dos consumidores e a realidade local.
No sistema extensivo, o uso intensivo de tecnologia é comum para melhorar a produtividade.
ERRADO
O sistema semi-intensivo não utiliza suplementação alimentar como parte de suas práticas de manejo.
ERRADO
Uso moderado de tecnologia, uma vez que combina elementos do sistema extensivo com melhorias que aumentam a produtividade por meio da adoção de algumas
ferramentas como a suplementação alimentar, práticas de manejo sanitário, dentre outras.
A escolha do sistema de produção é determinada exclusivamente pelos custos iniciais de investimento.
ERRADO
A escolha do sistema de produção é uma decisão estratégica que deve ser feita com base em uma análise abrangente das condições específicas da propriedade e do contexto do mercado.
As baias de isolamento estão localizadas a aproximadamente 50 metros das demais instalações, o que é essencial para prevenir a propagação de doenças contagiosas.
CERTO
O espaço recomendado por animal adulto no centro de manejo deve ser de 0,5 m², garantindo uma área suficiente para a realização de procedimentos de manejo.
ERRADO
É o local utilizado para facilitar a realização de atividades, tais como: pesagem, vermifugação, vacinação, banho sarnicida, casqueamento, tosquia, corte de cauda, apartação, entre outros. Recomenda-se a área de 1m²/animal adulto.
No aprisco, a declividade do terreno deve estar entre 10% a 15% para garantir uma drenagem adequada e evitar a acumulação de água no local.
ERRADO
Deve ser construído em terreno firme, com drenagem adequada, declividade de 2% a 5%, local de fácil acesso às pastagens, monitoramento dos animais, disponibilidade de água e em quantidades adequadas e facilidade na limpeza diária.
O curral de parição deve ser localizado próximo às instalações principais para facilitar o monitoramento e intervenção rápida durante o parto.
CERTO
é essencial para facilitar o monitoramento das fêmeas durante essa fase crítica, permitindo intervenções rápidas caso necessário.
A sala de ordenha deve ser construída com uma plataforma de ordenha situada 30 cm acima do piso, o que é ideal para o conforto dos animais e do ordenhador.
ERRADO
A plataforma de ordenha deve estar posicionada entre 70 a 90 cm acima do piso, podendo ser construída com materiais acessíveis na propriedade, como madeira, varas, estacas ou alvenaria.
A distância recomendada entre as instalações dos reprodutores e as áreas frequentadas pelas fêmeas deve ser no mínimo de 50 metros para evitar influências no comportamento reprodutivo.
ERRADO
Cada reprodutor deve ter um espaço de 3 m², garantindo que eles tenham conforto e liberdade
de movimento. Além disso, é recomendado manter uma distância de, no mínimo, 100 metros das áreas
frequentadas pelas fêmeas.
No centro de manejo, o brete deve ter uma altura mínima de 90cm para a contenção adequada dos animais durante as práticas de manejo.
ERRADO
Bretes: a principal função é a contenção segura dos animais para realização de práticas gerais de manejo (apartação, venda, desmama, pesagens, tratamentos).
->Devem apresentar as seguintes medidas:
Largura superior entre 35 e 50cm,
Largura inferior entre 25 e 35cm,
Altura de 80 a 85cm e
Comprimento variando de 5 a 11m.