Leucemias (Prova Eixo Transversal 28/06) Flashcards
Exemplo de 4 leucemias mais comuns.
Leucemia Linfocítica Aguda (LLA)
Leucemia Mieloide Aguda (LMA)
Leucemia Linfocítica Crônica (LLC)
Leucemia Mieloide Crônica (LMC)
Quais os fatores de risco para as leucemias?
Fumo
Álcool
Dieta
Algumas infecções
Obesidade e vida sedentária
Radiação
Luz ultravioleta
Agentes químicos
Mutações genéticas
O que é um proto-oncogene?
Um proto-oncogene é um gene normal presente em nossas células que, sob mutações ou alterações na expressão gênica, pode se transformar em um oncogene, um gene cancerígeno. Eles
participam da regulação do ciclo celular, garantindo o crescimento e a proliferação celular de maneira ordenada em resposta a estímulos específicos.
O que é um oncogene?
Um oncogene é um gene anormal que possui a capacidade de promover o crescimento celular descontrolado e a formação de tumores. Ele surge a partir da mutação ou da ativação anormal de um proto-oncogene, um gene normal presente em nossas células que desempenha funções importantes no controle do crescimento, divisão e diferenciação celular.
O que são blastos em um contexto de leucemia?
São células sanguíneas imaturas que se proliferam de forma anormal na medula óssea, invadem a corrente sanguínea e podem se infiltrar em outros órgãos.
Quais os sintomas comuns da leucemia?
Febre, perda de peso, infecções recorrentes, falta de ar, fraqueza muscular, dor nas articulações e ossos, perda de apetite, aumento do baço e/ou do fígado, suores noturnos, sangramento fácil, manchas rosas, aumento dos linfonodos
O que são Bastonetes de Auer?
Bastonetes de Auer, também conhecidos como corpúsculos de Auer, são inclusões citoplasmáticas características encontradas em blastos da leucemia mieloide aguda (LMA). Eles são formados por agrupamentos de material azulado em forma de agulhas alongadas e contêm peroxidase, enzimas lisossomais e grandes inclusões cristalinas.
Qual o mecanismo de ação da tretinoína no tratamento do LMA?
A tretinoína atua induzindo a diferenciação das células leucêmicas promielocíticas em granulócitos maduros, células sanguíneas com funções importantes na defesa do organismo contra infecções. A tretinoína liga-se aos receptores de ácido retinoico (RARs) presentes no núcleo das células leucêmicas, ativando genes que controlam o processo de maturação celular.
Por qual outro nome é conhecida a tretinoína?
Ácido trans-retinoico (ATRA)
A Leucemia Linfocítica Aguda (LLA) é o câncer mais comum em __________. (Crianças, adultos ou idosos)
Crianças
___________ são ligeiramente mais propensos a desenvolver LLA. (Homens ou mulheres)
Homens
A Leucemia Mieloide Crônica (LMC) é um tipo de câncer que se origina na medula óssea a partir de uma mutação genética específica, conhecida como cromossomo _________. Essa alteração cromossômica leva à produção anormal de uma proteína chamada __________.
Filadélfia
BCR-ABL
A Leucemia Mieloide Crônica (LMC) é o câncer mais comum em __________. (Crianças, adultos ou idosos)
Adultos
O que a proteína BCR-ABL faz?
Promove a proliferação descontrolada de células precursoras mieloides, dando origem a blastos leucêmicos.
A principal forma de tratamento para LMC na era moderna são os _________________, medicamentos que bloqueiam a atividade da proteína BCR-ABL e impedem a proliferação das células leucêmicas.
inibidores da tirosino cinase (TKI)