Lei 8112 - Bloco 2 (40 a 80) *** Flashcards
Vencimento é a retribuição pecuniária (moeda/dinheiro) pelo exercício de cargo público, não necessariamente com valor fixado em lei.
certo ou errado
errado
FIXADO EM LEI
Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias transitórias e permantes estabelecidas em lei.
certo ou errado
errado
so as permanentes
Vencimento= padrao legal, retribuição pecuniaria
Remuneração= Vencimento + permanetes
Função de Confiança, Cargo em Comissão, Adicional Noturno, Auxílio-Moradia são vantagens, mas não são permanentes. Permanente é aquilo que incorpora.
certo ou errado
certo
§ 3º O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.
O STF entende que a Irredutibilidade é do valor total – a composição pode mudar. A irredutibilidade não é absoluta, pois existem situações de redução - teto remuneratório. Se ganhar além do teto remuneratório é possível realizar um “corte” no valor a mais.
certo
Nenhum servidor receberá vencimento inferior ao salário mínimo
certo ou errado
errado
a REMUNERAÇÃO nao pode ser inferior ao minimo
-é permitida a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público;
certo ou errado
errado
isso esta esculpido na constituição
Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.
§ único. Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.
certo ou errado
certo mas é artigo TOTALMENTE contrario a constituição
o subsidio dos desembargadores do tribunal de justiça pode ser teto aplicável este limite aos membros do Ministério Público, aos Procuradores e aos Defensores Públicos
certo ou errado
certo
as parcelas de carater indenizatorio serao computadas para os limites do teto remuneratorio
certo ou errado
errado
fica facultado aos Estados e ao Distrito Federal fixar, em seu âmbito, mediante emenda às respectivas Constituições e Lei Orgânica, como limite único, o subsídio mensal dos Desembargadores do respectivo Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio
mensal dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando o disposto neste parágrafo aos subsídios dos Deputados Estaduais e Distritais e dos Vereadores.
certo ou errado
errado
o teto unico é valido, porem nao se aplica aos deputados e vereadores
O servidor perderá:
I – a remuneração do dia em que faltar ao serviço, independente de justificação;
II – a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos,exceto as ausências justificadas, ressalvadas as concessões de que trata o art. 97, e saídas antecipadas, salvo na hipótese de compensação de horário, até dois mêses subsequentes ao da ocorrência, a ser estabelecida pela chefia imediata
certo ou errado
errado
I - Salvo se justificar
II - ausencias justificadas tambem; compensação ate o mes subsequente
existe no estatutário a perda do descanso semanal remunerado
certo ou errado
errado
nao existe isso no estatutario
As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério do servidor , nao sendo assim consideradas como efetivo exercício.
certo ou errado
errado
a criterio da chefia imediata
sao consideradas EFETIVO exercicio
Salvo por imposição legal, ou mandado policial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento.
§ 1ºNem mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento em favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento.
certo ou errado
errado
mandado JUDICIAL
Mediante autorização podera
O total de consignações facultativas de que trata o § 1º não excederá a 40% (quarenta ´por cento) da remuneração mensal, sendo 10% (dez por cento) reservados exclusivamente para:
I – a amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito; ou
II – a utilização com a finalidade de saque por meio do cartão de crédito.
CERTO OU ERRADO
errado
o total é 35 %
os outros 5% é ora CARTAO DE CREDITO
As reposições(devolver valor em excesso) e indenizações ao erário, atualizadas até 30 de junho de 1994, serão previamente comunicadas ao servidor ativo, aposentado ou ao pensionista, para pagamento, no prazo máximo de quarenta dias, podendo ser parceladas, a pedido do interessado. (servidor possui vínculo)
CERTO OU ERRADO
errado
30 DIAS
O valor de cada parcela ( QUANDO não poderá ser inferior ao correspondente a dez por cento da remuneração, provento ou pensão.
Caso o servidor opte por parcelar: O valor de cada parcela não poderá ser inferior ao correspondente a quize por cento da remuneração, provento ou pensão.
certo ou errado
errado
DEZ por cento
Quando o pagamento indevido houver ocorrido no mês anterior ao do processamento da folha, a reposição será feita imediatamente, em uma única parcela.
certo ou errado
certo
Na hipótese de valores recebidos em decorrência de cumprimento a decisão liminar, a tutela antecipada ou a sentença que venha a ser revogada ou rescindida, serão eles atualizados até a data da reposição.
certo ou errado
certo
STJ tem o entendimento de que, se houve erro da administração no pagamento e o servidor agiu de boa-fé, não é necessário devolução - a administração entendia que era direito do servidor receber, mas tempos depois percebe que não. (costuma gerar discussão na via prática)
certo ou errado
certo
O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de trinta dias para quitar o débito. – com parcelamento
errado
60 dias
sem parcelar
Demitido ou exonerado= 60 dias sem parcelar
Servidor com vinculo= 30 dias com parcelas 10 % remuneração
A não quitação do débito no prazo previsto implicará sua inscrição em dívida ativa
certo ou errado
certo
O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, ainda nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.
certo ou errado
errado
exceto nas prestações alimenticias
as indenizações podem ser incorporadas ao vencimento e sao permanentes
certo ou errado
errado
nao se incorpota, logo sao eventuais
são indenizações : Diarias, Ajuda de custo, Transporte e Auxílio- moradia
certo
DAJTA
as gratificações e os adicionais nao se incoporam
certo ou errado
errado
incorporam se nos casos previstos em lei
As vantagens pecuniárias não serão computadas, nem acumuladas, para efeito de concessão de quaisquer outros acréscimos pecuniários ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento
certo ou errado
certo
Os valores das indenizações estabelecidas nos incisos I a III ( ajuda de custo, diarias e transporte) do art. 51, assim como as condições para a sua concessão, serão estabelecidos em decreto.
certo ou errado
errado
Em regulamento nao em decreto
A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, sem mudança de domicílio em caráter eventual, permitido o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.
errado
COM mudança de domicilio em carater PERMANENTE
VEDADO duplo pagamento
Na ajuda de custo: Correm por conta do funcionairo as despesas de transporte do servidor e de sua família.
errado
conta da ADM
compreente a passagem, BAGAGENS E BENS PESSOAIS
À família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 2 (dois) ano, contado do óbito.
certo ou errado
errado
prazo de 1 ano
Não será concedida ajuda de custo nas hipóteses de remoção previstas nos incisos II e III do parágrafo único do art. 36( a pedido a criterio da adm/ a pedido independente do criterio da adm)
certo ou errado
certo
A ajuda de custo é calculada sobre ao vencimento do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 2 (dois) meses.
certo ou errado
errado
REMUNERAÇÃO, SOBRE A REMUNERAÇÃO
NAO EXCEDE A 3 MESES
Poderá ser concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo.
CERTO OU ERRADO
errado
MAndado eletivo NAO PODE RECEBER AJUDA DE CUSTO