LEI 8112 - BLOCO 1 ( 1° AO 39°) ***** Flashcards
A Lei n. 8.112/1990 trata sobre a União e sobre as autarquias e fundações públicas que estão vinculadas à União, e tambem aos empregados publicos.
certo ou errado
errado
nao se aplica aos empregados publicos
Aritgo 1° Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, exceto as em regime especial, e das fundações públicas federais.
certo ou errado
errado
incluindo as em regime especial e das fundações publicas
A Lei n. 8.112/1990 não se aplica a empresas públicas, ainda que elas sejam federais. Portanto, não se aplica para empregados públicos federais.
certo ou errado
certo
Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público. A investidura começa com a nomeação.
certo ou errado
errado
a investidura é o VINCULO logo somente com a posse.
A investidura não ocorre com a nomeação e não necessita do efetivo exercício
certo ou errado
certo
A relação entre o servidor e o Estado é de múnus público (obrigação pública), nao de índole contratual
certo ou errado
certo
Os efeitos financeiros, estágio probatório e a estabilidade só começam a correr a partir do exercício. No entanto, considera-se servidor quem passou pela posse.
certo ou errado
certo
Art. 3º Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor ou empregado.
certo ou errado
errado
a empregado nao.
Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, desde que natos, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo somente.
certo ou errado
errado
A Lei n. 8.112/1990 não faz distinção entre brasileiro nato e naturalizado
o provimento é efetivo ou COMISSAO
Os cargos públicos são criados através de lei ordinária, portanto cabe medida provisória. Não se admite ato administrativo (portaria, decreto etc.). No entanto, o art. 84 da Constituição Federal, inciso VI, dispõe que esse cargo pode ser extinto por decreto caso esteja vago.
CERTO OU ERRADO
ERTO
é vedado criar cargo através de uma resolução, a qual possui força de lei.
certo ou errado
errado
é possivel, visto que tanto a camara do deputados quanto o senado podem por resolução
Cargos são as mais simples e indivisíveis unidades de competência a serem expressas por um agente, previstas em número certo, com denominação própria e retribuídas por pessoas jurídicas de direito público.
certo ou errado
certo
Orgao - > Carreira -> Cargo
Art. 4º É proibida a prestação de serviços gratuitos, em nenhuma hipótese.
certo ou errado
errado
salvo os casos previstos em lei
Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:
§ 1º As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.
certo ou errado
certo
requisitos são situações indispensáveis e mínimas. Há muitos editais exigindo requisitos os quais não têm previsão legal. Edital é a lei do concurso em sentido figurado, visto que o edital é um ato administrativo.
É preciso observar se o edital replica as exigências da lei da carreira. Se esta não exige, o edital não pode exigir. O requisito deve ser exigido na posse (investidura). Na magistratura, que não é regida pela Lei n. 8.112/9190, o Supremo Tribunal Federal entende que os requisitos devem ser cobrados na inscrição definitiva do concurso.
certo ou errado
certo
Só por lei se pode sujeitar a exame psicotécnico a habilitação de candidato a cargo público.
certo ou errado
certo
entendimento do supremo
3º São privativos de brasileiro nato os cargos : Presidente e vice; presidente da camara e do senado federal; ministro do supremo; carreira diplomatica; oficial do exercito; ministro da saude.
certo ou errado
errado
oficial das forças armadas e ministro do ESTADO DE DEFESA
Minemonico: MP3.COM
o gozo dos direitos politicos nao é um requisito para tomar posse.
certo ou errado
errado
deve estar em dia
Há situações em que, se houver a perda ou suspensão dos direitos políticos antes da posse, esta não poderá ser efetivada. No caso de já ser servidor e ocorrer a suspensão dos direitos políticos, a saída do cargo não é obrigatória.
certo ou errado
certo
STJ – Súmula n. 377 – O portador de VISÃO MONOCULAR NÃO TEM DIREITO de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes.
STJ – Súmula n. 552 – O portador de SURDEZ UNILATERAL se qualifica como pessoa com deficiência para o fim de disputar as vagas reservadas em concursos públicos.
V OU F
FF
VISAO MONOCULAR = É DEFICIENTE PARA CONCORRER
SURDEZ UNILATERAL= NAO É DEFICIENTE PARA CONCORRER
Ter ou não tatuagem não é um requisito básico e, em regra, não é impeditivo de ocupar cargo público. No entanto, a tatuagem não pode remeter a determinados tipos de conteúdos, como os contrários aos principios constitucionais.
certo ou errado
certo
Art. 6º O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.
certo ou errado
certo
Art. 8º São formas de provimento de cargo público:
(NPAR4)
Nomeação, promoção,aproveitamento, readaptação, reversao, reintegração, recondução
certo ou errado
certo
a promoção e a readaptação sao formas de provimento e vacancia.
certo ou errado
certp
Os provimentos são divididos em originário (nomeação) e derivados (as demais formas). Originário porque é a maneira pela qual se ocupará pela primeira vez um cargo. As demais formas são derivadas porque dependem, primeiramente, da nomeação (forma originária
certo ou errado
certo
Somente a Nomeação é originaria
É a convocação inicial e a forma de provimento originário.
Depende, obrigatoriamente, de publicação no Diário Oficial. Há julgados os quais afirmam que apenas a publicação do Diário Oficial não é suficiente, devendo a Administração entrar em contato pessoalmente com o nomeado.
certo ou errado
certo
INICIAL e ORIGINARIO
a nomeaçãp se fara somente em carater efeitvo.
certo ou errado
Art. 9º A nomeação far-se-á:
I – em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;
II – em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos
Art. 10. A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.
certo ou errado
certo
Art. 9º, Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que podera acumular a remuneração.
certo ou errado
errado
a remuneração deve optar por uma delas
A administração pública pode anular, a qualquer tempo, o ato de provimento efetivo flagrantemente inconstitucional, pois o decurso do tempo não possui o condão de convalidar os atos administrativos que afrontem a regra do concurso público.
certo ou errado
certo
O percentual mínimo de cargos para deficiente é estabelecido por cada poder, não sendo descrito na Lei n. 8.112/1990.
errado
Até 20 por cento
Parágrafo único. Os demais requisitos para o ingresso e o desenvolvimento do servidor na carreira, mediante substituição, serão estabelecidos pela lei que fixar as diretrizes do sistema de carreira na Administração Pública Federal e seus regulamentos
certo ou errado
errado
PROMOÇÃO, e nao substituição
O concurso será de provas ou de títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas.
certo ou errado
errado
o concurso nunca sera so de titulo, mas pode ser processo seletivo
ocorrerá concurso público não apenas para cargo público, mas também para emprego público. Ademais, terá concurso público para função pública.
certo ou errado
errado
nao tem concurso para função publica
É constitucional toda modalidade de provimento que propicie ao
servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.
certo ou errado
errado
INCONSTITUCIONAL
Caso o certame ofereça dez vagas e um dos aprovados dentro delas desista, o 11º terá direito líquido e certo, porquanto a administração tem a obrigação de nomear 10 candidatos.
CERTO OU ERRADO
CERTO
O simples fato de haver terceirizados contratados não gera direito subjetivo ao candidato aprovado fora das vagas. Caso fique devidamente comprovado que o terceirizado está ali para ocupar a função, a jurisprudência é no sentido de caber nomeação, desde que tenha cargo vago.
CERTO OU ERRADO
CERTO
O simples surgimento de novas vagas, ao longo do prazo de validade do concurso, além das previstas inicialmente em edital não dá direito líquido e certo ao aprovado fora das vagas. Em caso de preterição, o candidato aprovado fora das vagas passa a ter o direito líquido e certo à nomeação
certo ou errado
certo
Sem previsão constitucionalmente adequada e instituída por lei, não é legítima a cláusula de edital de concurso público que restrinja a participação de candidato pelo simples fato de responder a inquérito ou a ação penal, qualquer que seja esse inquerito. STF. Plenário. RE 560900/DF, Rel. Min. Roberto Barroso, julgado em 5 e 6/2/2020 (Repercussão Geral – Tema 22) (Info 965)
certo ou errado
errado
a depender do motivo, pode sim ser impeditivo, como o aprovado na PF mas que cometeu crime contra a adm
não é possível a realização de etapas de concurso público em datas e horários distintos dos previstos em edital, por candidato que invoca escusa de consciência por motivo de crença religiosa. e nem é possível à Administração Pública, estabelecer critérios alternativos para o regular exercício dos deveres funcionais inerentes aos cargos públicos, em face de servidores que invocam escusa de consciência por motivos de crença religiosa, durante o estágio probatório.
certo ou errado
errado
é possivel deesde que presente a razoabilidade , a isonomia e sem onus desproporcionais à adm publica
A NOMEAÇÃO OU A POSSE TARDIA de candidato aprovado em concurso público, por força de decisão judicial, não configura preterição ou ato ilegítimo da Administração Pública a justificar uma contrapartida indenizatória, salvo situação de arbitrariedade flagrante.
certo ou errado
certo
É inconstitucional a remarcação do teste de aptidão física de candidata que esteja grávida à época de sua realização, independentemente da previsão expressa em edital do concurso público
certo ou errado
errado é constitucional
É constitucional a remarcação de curso de formação para o cargo de agente penitenciário feminino de candidata que esteja lactante à época de sua realização, desde que haja previsão expressa em edital do concurso público.
CERTO OU ERRADO
errado
INDEPENDENTE DE HAVER NO EDITAL OU NAO
Conforme a lei 8.112/90, poderá ser aberto novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.
CERTO OU ERRADO
errado
Nao pode abrir novo concurso
OBS: esse texto é inconstitucional mas pode ser cobrado exatamente lei seca
Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei
certo ou errado
errado
Nao podem ser alterados UNILATERALMENTE
A posse ocorrerá no prazo de vinte dias contados da publicação do ato de provimento
certo ou errado
errado
30 dias
A realização rotineira de atribuições diferentes daquelas previstas para o cargo caracteriza desvio de função, cabendo, inclusive, a diferença na remuneração.
certo ou errado
certo
Conta-se a partir do dia da nomeação (provimento originário). Só existe posse para quem é nomeado, seja efetivo ou comissionado. Portanto, o prazo de 20 dias é cabível para ambos.
certo ou errado
errado
prazo de 30 dias
havera exoneração e tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no paragrafo primeiro do artigo 13
certo ou errado
errado
nao há que se falar em exoneraçã, e sim tornado sem efeito
Em se tratando de servidor, que esteja na data de publicação do ato de provimento, em licença prevista nos incisos I, III e V do art. 81, ou afastado nas hipóteses dos incisos I, IV, VI, VIII, alíneas “a”, “b”, “d”, “e” e “f”, IX e X do art. 102, o prazo será contado do término do impedimento.
certo ou errado
certo