Distúrbios do hemostasia Flashcards
Drogas anticoagulantes - Inibidores direto do fator Xa (03):
-RivaroXabana; -ApiXabana; -EdoXabana.
Drogas anticoagulantes - Inibidor direto da Trombina (Fator IIa) (01):
-DabigaTrana.
Trombolíticos (03) (TEA):
-Tenecteplase; -Estreptoquinase; -Alteplase.
Drogas anticoagulantes - Warfarina - Mecanismo de ação:
Antagonista da vitamina K
Trombofilias - Na investigação de uma trombose arterial em um paciente com suspeita de trombofilia, qual o principal exame a ser solicitado?
Anticorpos antifosfolipídeos
(USP-SP 2020 ACESSO DIRETO) – Mulher de 21 anos de idade procura ambulatório por queixa de astenia e sonolência. Refere que sua menstruação ocorre em ciclos regulares a cada 30 dias, com duração média de 10 dias e fluxo abundante. Refere que esse padrão se mantém desde a menarca, que ocorreu aos 13 anos de idade. Exame clínico normal, exceto por palidez 2+/4+. Exames laboratoriais na tabela abaixo. Quanto à alteração no coagulograma, qual é a principal hipótese diagnóstica?
A) Deficiência do fator VIII
B) Doença de Von Willebrand
C) Deficiência do fator XI
D) Trombastenia de Glanzmann
Letra “B” - Doença de Von Willebrand: DIST. QUALI DA HEMOSTASIA PRIMÁRIA COM ALARGAMENTO DO TTPa
- DISTÚRBIO DA HEMOSTASIA: PRIMÁRIA (PLAQUETAS: QUALI/QUANTI) x SECUNDÁRIA
PRIMÁRIA: SANG. PELE E MUCOSAS
-PLAQUETOPENIA: QUANTI
QUALI HEREDITÁRIAS:
- VON WILLEBRAND
- TROMBASTENIA DE GLANZMANN
- SÍND. BERNARD-SOULIER
HIPERMENORREIA + ANEMIA MICRO-HIPO HIPOPROLIFERATIVA COM RDW AUMENTADO + PLAQUETOSE (ANEMIA FERROPRIVA): DISTÚRBIO DA HEMOSTASIA PRIMÁRIA (SANGRAMENTO DE PELE E MUCOSAS) - QUALI PLAQUETAS:
- HEMOFIIA A:. SECUNDÁRIA
- DEF. FATOR XI: SEC
- TROMBASTENIA DE GLANZMANN (DEF. GP IIbIIIa)
- DEF. FATOR VON WILLEBRAND (DEF. FATOR DE vW): CURSA COM DEF. DE FATOR VIII ASSOCIADA: ALARG. TTPa
Questão que aborda mulher jovem, com queixa de astenia e sonolência, em vigência de hipermenorreia (duração de 10 dias e fluxo abundante). Exames laboratoriais demonstraram presença de anemia hipoproliferativa e hipocrômica (Hb 7,9 d/dL; VCM 70,1 fl; HCM 22,7 pg), com aumento de RDW (>14%). Esses dados são bastante sugestivos de anemia ferropriva, que seria justificada pela perda sanguínea do fluxo menstrual aumentado, constituindo a principal causa de anemia ferropriva em mulheres jovens. Além disso, é observada queda nos reticulócitos, o que também aponta para anemia carencial, e plaquetose, outra característica de anemia ferropriva. Ao coagulograma, nota-se aumento de TTPa e, já que a paciente apresenta sangramentos excessivos desde a menarca, infere-se a presença de um distúrbio da hemostasia. Esses distúrbios são divididos em primários, quando há sangramento cutâneo ou de mucosas, e secundários, que cursam com sangramentos profundos. Considerando que a questão traz quadro de sangramento mucoso, trata-se de um distúrbio da hemostasia primário, logo, acometimento associado às plaquetas. Entretanto, como não há presença de plaquetopenia, o que configuraria desordem quantitativa, trata-se de uma disfunção qualitativa plaquetária hereditária. ALTERNATIVA A – INCORRETA: A deficiência do fator VIII, hemofilia A, corresponde a distúrbio da hemostasia secundário. ALTERNATIVA B – CORRETA: A doença de Von Willebrand é caracterizada pela deficiência do fator de Von Willebrand (FVW), necessário para a aderência das hemácias ao colágeno extracelular. Em geral, pode cursar também com deficiência de fator VIII, porém não suficiente para desenvolvimento do quadro de disfunção da hemostasia secundária. Entretanto, essa deficiência do fator VIII é o bastante para alargamento do TTPa. ALTERNATIVA C – INCORRETA: Também corresponde a distúrbio da hemostasia secundária. ALTERNATIVA D – INCORRETA: A trombastenia de Glanzmann cursa com deficiência da glicoproteína IIb/IIIa, que é a responsável pela adesão das hemácias, correspondendo a um distúrbio da hemostasia primária. Contudo, não é normalmente correlacionada a alargamento do TTPa.