Cefaleia Flashcards
(SES-PE 2010 ACESSO DIRETO) - Uma jovem de 22 anos vem evoluindo com cefaleia hemicraniana pulsátil e com pródromos de náusea e escótomas. Ela vem apresentando crises de cefaleia toda semana, há 1 ano. Qual a melhor opção terapêutica para profilaxia nessa paciente?
A) Dipirona B) Derivados da ergotamina C) Propranolol D) Paracetamol E) Corticoide
Letra “C” - Propranolol
ENXAQUECA (MIGRÂNEA): MULHER JOVEM + HEMICRANIANA PULSÁTIL + PRÓDROMOS + RELAÇÃO COM CICLO MENSTRUAL
CRISE AGUDA:
- ANALGÉSICOS COMUNS: DIPIRONA/PARACETAMOL
- AINE: IBUPROFENO/AAS
- TRIPTANOS: SUMATRIPTANO/NARATRIPTANO
PROFILAXIA: 1. BB: PROPRANOLOL/METOPROLOL/TIMOLOL 2. ANTIDEPRESSIVOS - AMITRIPTILINA/VENLA 3 ACV - TOPIRAMATO 4. -CGRP: ERENUMABE
Questão que aborda paciente do sexo feminino, jovem, com cefaleia hemicraniana pulsátil, associada a pródromos de náusea e escótomas, com crises semanais, há um ano. Sendo assim, vale lembrar que cefaleia que costuma acometer mulheres, em geral, de idade jovem (adolescência ou início da idade adulta), de característica hemicraniana e pulsátil, de forte intensidade, com sinais prodrômicos (náuseas, escótomas, foto ou fonofobia), que atrapalha as atividades diárias e pode estar relacionada ao ciclo menstrual, corresponde a quadro de enxaqueca ou migrânea. Trata-se de uma das formas de cefaleia primaria mais comuns, estando a terapia profilática indicada nos casos de crises frequentes (mais que três a quatro por mês, prolongadas (duração superior a 12 horas) ou não candidatas ao tratamento abortivo (seja por contraindicação ou por refratariedade). A profilaxia é realizada através da administração de betabloqueadores (ALTERNATIVA C – CORRETA), antidepressivos tricíclicos (principalmente, a amitriptilina) ou anticonvulsivantes, sendo o topiramato a droga de escolha. A titulo de conhecimento, vale lembrar que dipirona, paracetamol e derivados da ergotamina são medicações utilizadas para abortar as crises. Já o uso de corticoterapia não está indicado no manejo da migrânea.