Artrites Flashcards
(USP-SP 2017 ACESSO DIRETO) - Mulher de 30 anos de idade procura ambulatório com queixa de dor em punho direito e joelho esquerdo há 1 dia. Ao exame clínico: edema e eritema em punho direito e joelho esquerdo, com lesão pustulosa em antebraço esquerdo. Aspirado de líquido sinovial do joelho (1 ml) revelou 10.000 células com 90% de polimorfonucleares, sem microorganismos à coloração de Gram e cultura negativa. A conduta para esta paciente é:
A) Alopurinol
B) Ceftriaxona
C) Indometacina
D) Clindamicina
Letra “B” - Ceftriaxona
Oligo/Poliartrite aguda + dermatite em jovem (sexualmente ativo) = Artrite Gonocóccica
curso bifásico:
- Fase de circulação da bactéria no sangue: quadro oligo/poliarticular sem a presença de bactéria no líquido sinovial
- Evolui para segunda fase, a qual se caracteriza por Monoartrite com presença da bactéria no líquido articular
(SURCE 2015 ACESSO DIRETO) - Mulher, 50 anos, tem artrite reumatoide em tratamento com prednisona há 10 anos, apresenta edema, dor e rubor de joelho direito com piora progressiva há três dias. Ao exame físico, tem dificuldade em flexionar o joelho acometido. A punção do líquido sinovial revela 110.000 leuc/mm³, níveis elevados de proteínas e diminuídos de glicose. Qual a hipótese diagnóstica mais provável e conduta mais indicada?
A) Atividade da artrite reumatoide e iniciar infliximabe
B) Atividade da artrite reumatoide e iniciar metotrexate
C) Artrite séptica, drenagem cirúrgica e antibioticoterapia
D) Pseudogota, iniciar colchicina e anti-inflamatório não hormonal
Letra “C” - Artrite séptica, drenagem cirúrgica e antibioticoterapia
AR: POLIARTRITE CRÔNICA (>06SEM); MÃOS, PÉS E PUNHOS, POUPA INTERFALANGIANAS DISTAIS
MONOARTRITE AGUDA+ALTO LEUCO NO LÍQ. SINOVIAL
TODA MONOARTRITE AGUDA PRECISA SER PUNCIONADA PARA AVALIAR LÍQUIDO SINOVIAL
ARTRITE SÉPTICA: S. AUREUS: ATB + DRENAGEM
Questão que aborda paciente portadora de artrite reumatoide, que abre quadro de monoartrite aguda (em joelho direito), com limitação funcional (diminuição do arco de movimento). Exame do líquido sinovial demonstra 110.000 leucócitos/mm³, níveis elevados de proteínas e reduzidos de glicose, refletindo a presença de inflamação intensa. Vale lembrar que a artrite reumatoide é uma doença segue o padrão de acometer mulheres jovens, entre 25 e 50 anos, através de uma poliartrite crônica (mais de seis semanas), simétrica, aditiva, principalmente de pequenas articulações como punhos, mãos (com predominância em interfalangianas proximais e poupando as distais) e pés, mas podendo ser observada em grandes articulações, como joelhos, embora seja menos frequente no início do quadro. Dessa forma, o quadro de monoartrite aguda, apresentado pela paciente, não segue o padrão de ativação da comorbidade articular crônica. Além disso, a quantidade elevada de leucócitos, encontrada no líquido sinovial, corrobora o diagnóstico de artrite séptica, justificando a indicação de punção em casos de monoartrite aguda. É importante frisar que a principal etiologia relacionada ao desenvolvimento da artrite séptica é a infecção por Staphylococcus aureus, tornando necessária a drenagem cirúrgica e antibioticoterapia com cobertura para esse microrganismo, como a oxacilina. ALTERNATIVA C – CORRETA.