12. DOS CRIMES CONTRA O SENTIMENTO RELIGIOSO E RESPEITO AOS MORTOS Flashcards

You may prefer our related Brainscape-certified flashcards:
1
Q

Nos crimes de ultraje a culto e impedimento ou perturbação a ele, bem como, no crime de impedimento ou perturbação de cerimônia funerária, continuem Causa de aumento de pena, onde a pena é aumentada de 1/3 se há emprego de violência. (VERDADEIRO ou FALSO)

A
  • VERDADEIRO
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

No crime de Ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo, o tipo consiste em ESCARNECER (zombar, humilhar, ridicularizar) alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa, IMPEDIR ou PERTURBAR cerimônia ou PRÁTICA de culto religioso; VILIPENDIAR PUBLICAMENTE ATO OU OBJETO de culto religioso. Contudo, qual a sua diferença para o crime de injuria qualificada?

A
  • Não se confunde com a injúria qualificada, prevista no art. 140, § 3º, do CP, na qual se atribui qualidade negativa a pessoa em razão de sua crença religiosa, ao invés do crime em comento em que se zomba da vítima em razão da sua opção religiosa.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Maria que perturbou (atrapalhou) a cerimônia funerária que ocorria, violando o sentimento de respeito devido aos mortos, qual crime cometeu?

A

2) Impedimento ou perturbação de cerimônia funerária (Art. 209)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O crime de Violação de sepultura, possui como núcleos os verbos Violar e profanar. Violar é invadir, devassar, abrir sepultura ou urna funerária. Basta que o cadáver (ou seus restos) ou suas cinzas (resíduos da combustão ou cremação) fiquem expostos ao tempo, pouco importando se são ou não removidos de local. Na hipótese de vala comum, a remoção da terra, expondo o cadáver, caracteriza o delito. Profanar, por seu turno, equivale a macular, ou seja, tratar com desprezo os objetos materiais do crime em apreço. Constitui-se em atos de vandalismo sobre a sepultura ou urna funerária, ou de seu aviltamento. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

No crime de Destruição, subtração ou ocultação de cadáver, não se pode invocar a autodefesa para justificar a prática do crime. Se a intenção é impedir a apuração de um crime de homicídio, o agente incorrerá em concurso material de delitos. E entende a doutrina ser necessário analisar a hipótese em concreto, mas, em princípio, não se mostra possível o concurso da fraude processual com a ocultação, destruição ou subtração do cadáver. Se o objetivo do indivíduo era alterar cena de crime e, para isso, destruiu o cadáver, um dos crimes restará absorvido pelo outro e, por certo, o crime de ocultação de cadáver vai prevalecer, por ser mais grave. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly