VASCULARIZAÇÃO DO ENCÉFALO - POLÍGONO DE WILLIS Flashcards
QUAL ARTÉRIAS FAZEM O SUPRIMENTO VASCULAR DO ENCÉFALO?
-2 carótidas internas e 2 vertebrais.
COMO É FORMADO O CIRCUITO DE WILLIS A PARTIR DAS VERTEBRAIS?
-2 vertebrais se unem no nível do “te” e forma artéria basilar. A partir das 2 carótidas internas e basilar, na base do cérebro, forma-se um circuito vascular poligonal, círculo arterial cereb.
QUAIS SÃO OS 2 RAMOS INICIAIS QUE A ARTÉRIA BASILAR FORMA?
-artéria cerebelar inferior anterior (ACIA).
QUAIS SÃO OS 2 RAMOS FINAIS QUE A ARTÉRIA BASILAR FORMA?
-artéria cerebelar superior (ACS).
A BIFURCAÇÃO DA ARTÉRIA BASILAR FORMA QUAIS?
-artéria cerebral posterior (ACP).
NOME DA ARTÉRIA FORMADA PELA CONTINUAÇÃO DA CARÓTIDA INTERNA?
-artéria cerebral média (ACM).
QUAL A ARTÉRIA QUE COMUNICA A CEREBRAL POSTERIOR COM A MÉDIA?
-artéria comunicante posterior (ACoP).
QUAL O RAMO QUE SAI DO CEREBRAL MÉDIA E VAI PARA FRENTE?
-artéria cerebral anterior (ACA).
QUAL A ARTÉRIA QUE COMUNICA AS CEREBRAIS ANTERIORES?
-artéria comunicante anterior (ACoA)
QUAIS SÃO AS 4 DIVISÕES DA CARÓTIDA INTERNA:
- parte cervical, parte petrosa, parte cavernosa e parte cerebral.
QUAIS SÃO OS MINÚSCULOS RAMOS BILATERAIS ORIGINADOS NA BASILAR?
- são as artérias da ponte (Aa da ponte).
QUAL O TRAJETO DA ARTÉRIA CEREBRAL ANTERIOR? QUAL A DIVISÃO DELE QUANDO PASSA ARRUDIANDO O CORPO CALOSO?
- ACA supre a parte anterior da superfície medial dos hemisférios e uma faixa cortical paralela à margem superior do cérebro. Ela emite ramos p/ interior do cérebro suprindo cápsula interna (partes do ramo anterior) e dos núcleos da base. A partir da sua ramificação, ela segue em direção anteromedial para a fissura longitudinal do cérebro. Nesse local, ela se une à artéria cerebral anterior através da ACoA. —-Ao longo de seu trajeto, ela contorna o corpo caloso e, finalmente, se divide em dois ramos principais, a artéria pericalosa (entre o corpo caloso e o giro do cíngulo) e a artéria calosomarginal (acima do sulco do cíngulo).
Os ramos da artéria cerebral anterior são:
1- Artérias centrais anteromediais
2- Artéria estriada distal medial / Heubner
3- Artéria polar frontal
4- ACoA
1) já se ramificam no segmento inicial da (aca) e estende através da substância perfurada anterior p/ interior do cérebro, em direção ao hipo., ao fórnice e à lâmina terminal.
2) se origina a partir do segmento inicial da artéria cerebral anterior, normalmente emerge no nível da ACoA ou imediata. adjacente à ACA. Ela forma uma alça reversa, segue em sentido antiparalelo à artéria cerebral anterior, em direção à substância perfurada anterior, e supre o ramo anterior da cápsula interna e partes dos núcleos da base (› Fig. 11.47).
3) Artéria polar frontal: ela se estende para as partes anteriores do cérebro.
4) artéria comunicante anterior supre o quiasma óptico com ramos superficiais e envia ramos centrais para partes profundas do cérebro, exemplo: p/ giro do cíngulo, o hipotálamo e a área septal.
Artéria Cerebral Média
A artéria cerebral média (› Fig. 11.44) supre a maior parte da superfície lateral do cérebro, a ínsula e (com ramos centrais) a cápsula interna (partes do ramo anterior e joelho) e os núcleos da base. Inicialmente, ela continua o trajeto da artéria carótida interna em direção lateral e, em seu segmento inicial, dá origem às artérias centrais anterolaterais para o suprimento do interior do cérebro (› Fig. 11.37, › Fig. 11.47). Passando sobre a extremidade medial do sulco lateral, ela atinge a fossa lateral e se ramifica sobre a ínsula, originando vários ramos terminais (› Fig. 11.38, › Fig. 11.44, › Fig. 11.45). Esses vasos são denominados de acordo com sua respectiva região de suprimento (p. ex., artéria do sulco central; trajeto no sulco central).