ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO, FUNÇÕES BÁSCIAS DAS SINAPSES E NEUROTRANSMISSORES Flashcards
QUAIS SÃO OS RECEPTORES SENSORIAIS E COMO É SEU FUNCIONAMENTO, E ONDE ESSAS INFORMAÇÕES PODEM CHEGAR?
- Visuais, auditivos, táteis no corpo, e milhares de outros tipos.
- A importância deles consiste em que a maioria das atividades do sistema nervoso se inicia por experiências sensoriais. E estas podem causar reações imediatas do encéfalo ou memórias de experiências podem ser armazenadas no encéfalo durante minutos, semanas ou anos, bem como determinar as reações do organismo em um momento futuro.
- As info. captadas pelos receptores podem alcançar: todos níveis da medula; sistema reticular do TE; cerebelo; tálamo; córtex cerebral; adentrando o sistema nervoso pelos NERVOS PERIFÉRICOS.
- O sistema sensorial somático é um sistema de neurônios sensoriais e vias neurais que responde a mudanças na superfície ou dentro do corpo.
O Q É A PARTE MOTORA DO SISTEMA NERVOSO, COMO FUNCIONA ESSA ATIVIDADE?
- A parte motora é a responsável por controlar diversas atividades corporais, sendo elas, as principais: contração adequada dos musculos, dos lisos e secreção de substancias glandulares endócrinas ou exócrinas.
EM RELAÇÃO A MOTRICIDADE ESQUELÉTICA, POR QUEM ELES PODEM SER CONTROLADOS?
- Medula espinal, formação reticular do tronco encefálico, núcleos da base, cerebelo, córtex motor.
- As regiões mais INFERIORES dizem respeito primariamente a respostas musculares AUTOMÁTICAS e INSTANTÂNEAS a estímulos sensoriais, enquanto regiões mais SUPERIORES dizem respeito a movimentos musculares COMPLEXOS voluntários controlados pelo processo mental do encéfalo.
PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES - FUNÇÃO INTEGRATIVA DO S. NERVOSO:
O SN faz o processamento de informações que chega de tal modo que ocorram respostas mentais e motoras adequadas.
EXEMPLOS DE SITUAÇÕES NAS QUAIS NOSSO SN JULGA COMO IRRELEVANTES:
1- sensação da roupa no nosso corpo;
2-sensação de estar sentado por muito tempo;
3- barulhos perpétuos aos arredores;
4- campo visual amplo.
E QUANDO UM ESTÍMULO IMPORTANTE SURGE, O QUE ACONTECE?
- Quando uma informação sensorial importante excita a mente, ela é imediatamente canalizada para regiões integrativas e motoras adequadas do encéfalo a fim de causar as respostas desejadas.
- Ou seja, se um indivíduo colocar a mão sobre um fogão quente, a resposta desejada instantânea será retirar a mão. Outras respostas associadas ocorrem em seguida, como o movimento de todo o corpo para longe do fogão e talvez um grito de dor
FUNÇÃO A NÍVEL MEDULAR NO SISTEMA NERVOSO:
- Circuitos neuronais da medula podem causar: movimentos de deambulação; reflexos que retiram partes do corpo de perto dos objetos que causam dor; reflexos que enrijecem as pernas para sustentar o corpo contra a gravidade; reflexos que controlam vasos sanguíneos locais/movimentos gastrointestinais/excreção urinária.
- Os níveis superiores do sistema nervoso, muitas vezes, funcionam não por enviar sinais diretamente à periferia do organismo, mas por enviá-los aos centros de controle da medula, simplesmente “comandar” que esses centros realizem suas próprias funções
FUNÇÃO DO NÍVEL CEREBRAL INFERIOR/SUBCORTICAL
Atividades subconscientes do organismo são controladas pelas áreas inferiores do encéfalo, bulbo, ponte, mesencéfalo, hipotálamo, tálamo, cerebelo e núcleos da base. O controle subconsciente da pressão arterial e da respiração é realizado principalmente pelo bulbo e pela ponte. O controle do equilíbrio é uma função combinada das porções mais antigas do cerebelo e da substância reticular do bulbo, da ponte e do mesencéfalo. Salivação e lambedura dos lábios em resposta ao sabor do alimento, são controlados por áreas do bulbo, ponte, mesencéfalo, amígdala e hipotálamo. Ademais, muitos padrões emocionais, como raiva, empolgação, resposta sexual, reação à dor e ao prazer, podem continuar ocorrendo após destruição do córtex cerebral.
FUNÇÃO DO NÍVEL CEREBRAL SUPERIOR/CÓRTEX
- Córtex cerebral é um grande depósito de memória, e funciona sempre em associação a outros centros inferiores do sistema nervoso.
- Sem o córtex cerebral, as funções dos centros inferiores são imprecisas. O vasto armazenamento de informação cortical geralmente converte essas funções em operações direcionadas e precisas.
- São os centros inferiores que iniciam o estado de alerta do córtex cerebral, abrindo seu banco de memórias ao aparato de pensamentos do encéfalo.
SINAPSES QUÍMICAS, COMO FUNCIONAM?
- Primeiro neurônio secreta um neurotransmissor em sua terminação nervosa, a qual atua sobre proteínas receptoras da membrana do próximo neurônio, causando sua excitação, inibição ou modificação de sua sensibilidade de alguma forma.
E QUANTO AS SINAPSES ELÉTRICAS?
- Nas sinapses elétricas, os citoplasmas de células são conectados por canais iônicos (junções comunicantes), que permitem movimento livre de íons do interior de uma célula a outra.
CANAIS IÔNICOS (CATIÔNICOS E ÂNIONICOS) COMO FUNCIONAM?
- Canais catiônicos conduz sódio são revestidos de cargas negativas, atraem os sódio para dentro do canal. Neurotransmissor capaz de abrir canais catiônicos recebe o nome de transmissor EXCITATÓRIO.
- Canais aniônicos permitem a entrada de íons cloro e sua passagem até o lado oposto. Os neurotransmissores que abrem esses canais são denominados transmissores INIBITÓRIOS.
A IMPORTÂNCIA DOS RECEPTORES METABOTRÓPICOS:
- Processo de memória, requer alteração prolongada em neurônio de segundos a meses após a substância transmissora inicial sumir.
- A excitação/inibição neuronal pós-sináptica prolongada é realizada por meio da ativação do sistema de segundo mensageiro dentro da célula neuronal, sendo o segundo mensageiro que causa o efeito prolongado.
OS RECEPTORES DOS NEURÔNIOS PÓS-SINÁPTICOS PODEM SER EXCITATÓRIOS OU INIBITÓRIOS E OS DIFERENTES MECANISMOS INCLUEM:
- Excitatório: * abertura de canais de sódio.
- Depressão da condução por canais de cloro ou potássio, ou ambos: diminui a difusão de íons cloro com carga negativa para dentro do neurônio pós-sináptico ou diminui a difusão de íons potássio com carga positiva para fora.
- Diversas alterações no metabolismo interno: aumentar o número de receptores excitatórios ou diminuir os inibitórios.
- Inibitório: * abertura dos canais de cloro.
- aumento da condutância de potássio para fora.
- Ativação de enzimas receptoras; Causa inibição de funções metabólicas celulares; aumenta o número de receptores sinápticos inibitórios/reduz o número dos receptores excitatórios
QUAIS SÃO OS TIPOS DE TRANSMISSORES SINÁPTICOS?
- Transmissores de moléculas pequenas e ação rápida;
- Neuropeptídeos.