EPILEPSIA Flashcards
DEFINIÇÕES DE CRISE EPILÉPTICA?
-Crise epiléptica é a ocorrência transitória de sinais e/ou sintomas decorrentes de atividade neuronal excessiva no cérebro. Estes sinais incluem fenômenos como alterações da consciência, eventos motores, sensitivos, autonômicos ou psíquicos involuntários.
DEFINIÇÃO DE EPILEPSIA?
-Epilepsia é a predisposição persistente do cérebro para gerar crises epilépticas recorrentes.
CRISES REFLEXAS NA EPILEPSIA: O QUE É?
-A epilepsia é dita reflexa quando sua ocorrência está relacionada a um estímulo externo ou a uma atividade do indivíduo. O estímulo pode ser lampejos luminosos, música, um movimento, leitura, jogo de xadrez e etc.
AS CRISES EPILÉPTICAS PODEM SE DIVIDIR EM 4 GRUPOS, QUAIS SÃO ELES?
1- Crises focais;
2- Crises generalizadas;
3- Crises de início desconhecido;
4- Crises não classificáveis.
CRISES EPILÉPTICAS FOCAIS: O QUE SÃO? SUBDIVISÃO?
-Crises epilépticas focais são aquelas que se originam em redes neuronais limitadas a um hemisfério cerebral, as quais podem ser restritas ou distribuídas d forma ampla.
-divididas em perceptivas: qnd a percepção de si próprio e do meio ambiente é preservad. Disperceptiva/comprometimento da percepção, quando a percepção é comprometida. As crises focais podem ter início motor (7 subtipos) ou não motor (5 subtipos), e ambos os tipos podem evoluir para crises tônico-clônicas bilaterais.
CRISES EPILÉPTICAS GENERALIZADAS: O QUE SÃO? SUBDIVISÃO?
-Crises epilépticas generalizadas são aquelas que se originam em algum ponto de uma rede neuronal e rapidamente envolvem e se distribuem em redes neuronais bilaterais
-são subdivididas em de início motor e não motor (ausências). Há 8 subtipos de crises de início motor e 4 subtipos de ausências de início não motor.
j