DISTÚRBIOS GASTROINTESTINAIS SEGUNDO GUYTON Flashcards
PARALISIA DO MECANISMO DE DEGLUTIÇÃO:
-Danos ao 5,9,10 nervo pode causar paralisia de partes significativas do mecanismo. Além da poliomielite/encefalite, podem impedir a deglutição normal ao danificar o centro da deglutição no TE. paralisia dos músculos da deglutição, como ocorre em distrofia muscular, ou miastenia gravis e botulismo, também impede deglutição normal.
PRINCIPAIS SITUAÇÕES POTENCIALMENTE PERIGOSAS QUE UMA PARALISIA NO MEC. DA DEGLUTIÇÃO PODE DESENCADEAR? 3
-Anormalidades que podem ocorrer incluem: anulação completa do ato de deglutição; falha da glote em fechar para que o alimento passe para os pulmões em vez do esôfago; falha do palato mole e da úvula em fechar as narinas posteriores, de modo que o alimento reflui para o nariz durante a deglutição.
ACALASIA MECANISMO FISIOPATOLÓGICO?
-acalasia, condição em q esfíncter esofágico inferior n relaxa durante a deglutição. Com isso, o alimento n consegue passar p/ estômago. Ocorre danos na rede neural do plexo mioentérico nos 2/3 inferiores. Com isso, a musculatura inferior fica contraída, pois plexo mioentérico perde capacidade de transmitir sinal p/ relaxamento do esfíncter gastroesofágico.
DESENVOLVIMENTO DE MEGAESÔFAGO A PARTIR DE UMA ACALASIA?
-acalasia fica grave, o esôfago não consegue esvaziar. Com o passar dos meses e anos, o esôfago torna-se tremendamente dilatado, com comida que pode se torna pútrida, infecção, dor subesternal, ruptura…
ACLORIDRIA E HIPOCLORIDRIA:
-Acloridria: condição na qual o estômago n consegue secretar (HCl), é diagnosticada qnd pH das secreções gástricas n diminui para menos de 6,5 após a estimulação máxima. —-Hipocloridria: diminuição da secreção de ácido. se ácido n é secretado, a pepsina também não é secretada. Mesmo quando é secretado, a falta de ácido impede seu funcionamento porque a pepsina requer um meio ácido para sua atividade.
CONSTIPAÇÃO INTESTINAL: O QUE É? COMO PODE OCORRER 3 FORMAS?
-significa mov. lento das fezes pelo IG. A constipação costuma estar associada a grnds qntds de fezes duras e secas no cólon descendente que se acumulam DEVIDO ao excesso de absorção de líquidos ou à ingestão insuficiente de líquidos. Qualquer patologia intestinal que obstrua a movimentação do conteúdo intestinal.
-A constipação intestinal também pode resultar de espasmo de um pequeno segmento do cólon sigmoide. A motilidade normalmente é fraca no intestino grosso; portanto, mesmo um leve grau de espasmo pode causar constipação intestinal grave.
MEGACÓLON E ASSOCIAÇÃO A CONSTIPAÇÃO INTESTIAL?
-Se constipação intestinal é grave e movimentos intestinais ocorre poucas vezes. enormes qntds de matéria fecal se acumulem no cólon, fazendo com que ele se distenda bastante 7-10cm.
MEGACÓLON (DOENÇA DE HIRSCHSPRUNG)
-pode causar megacólon, a falta/deficiência de neuro no plexo mioentérico em um segmento do cólon sigmoide. Como consequência, nem reflexos de defecação nem forte motilidade peristáltica podem ocorrer nessa área do IG. O sigmoide torna-se pequeno e quase espástico, enquanto as fezes se acumulam próximo a essa área, causando megacólon nos cólons A,T,D.
ÚLCERA PÉPTICA: DEFINIÇÃO?
-é área escoriada do estômago ou intestino causada pela ação digestiva do suco gástrico ou das secreções do intestino delgado superior.
CAUSA GERAL DE ÚLCERA PÉPTICA?
-causa usual de ulceração na doença péptica é desequilíbrio entre taxa de secreção de suco gástrico e o grau de proteção dado pela barreira da mucosa gastroduodenal e neutralização do hcl pelos sucos duodenais.
-úlcera péptica: secreção excessiva de ácido e pepsina pela mucosa gástrica ou capacidade diminuída da barreira da mucosa gastroduodenal.
RELAÇÃO DA INFECÇÃO DA HELICOBACTER PYLORI NA ULCERAÇÃO PÉPTICA?
-A bactéria é capaz de penetrar na barreira mucosa em virtude de sua capacidade física e liberar amônio que liquefaz a barreira e estimula a secreção de ácido clorídrico. Como resultado, os fortes sucos digestivos ácidos das secreções estomacais podem então penetrar no epitélio subjacente e literalmente digerir a parede gastrointestinal, levando, assim, à ulceração péptica.
CAUSAS DE DIGESTÃO ANORMAL ASSOCIADA A INSUFICIÊNCIA NO PÂNCREAS:
-causa d digestão anormal é falha do pâncreas em secretar suco p/ o ID. falta de secreção ocorre: pancreatite; obstrução do ducto pancreático; após a cabeça do pâncreas ser removida por malignidade.
RESULTADOS CLÍNICOS DA INSUFICIÊNCIA PANCREÁTICA (AUSENCIA DE SUCO PANC.):
- sem suco pan. sem tripsina, quimiotripsina, carboxipeptidase, amilase pancreática, lipase pancreática e etc. Sem elas, até 60% da gordura que entra no intestino delgado pode não ser absorvida, junto com um terço a metade das proteínas e carboidratos.
- como resultado, grandes porções do alimento ingerido não podem ser usadas para nutrição e fezes abundantes e gordurosas são excretadas.
PRINCIPAIS CAUSAS DE PANCREATITE:
-causa + comum de pancreatite é ingestão álcool, e a 2 + comum é obstrução da papila Vater por cálculo biliar.
PRINCIPAIS CAUSAS DE PANCREATITE:
-causa + comum de pancreatite é ingestão álcool, e a 2 + comum é obstrução da papila Vater por cálculo biliar.