ARTRITE REUMATÓIDE Flashcards
1- Onde AR afeta principalmente?
2- Doença é marcada por:
1- MEMBRANA SINOVIAL e CARTILAGEM que reveste as articulações diartrodiais.
2- destruição cartilaginosa e erosão óssea com posterior DEFORMIDADE ARTICULAR.
EPIDEMIOLOGIA?
Doença que predomina na faixa etária de 25-55 anos, com preferência pelo sexo feminino 3:1. TABAGISMO/EXPOSIÇÃO SILICO/MADEIRA/ASBESTO é um dos fatores de risco.
PATOGÊNESE (qual a lesão básica, o que ocorre inicialmente, como é lesão CA/TO, destruição final, mecan. imunológico)?
- A lesão básica da AR que inicia todos os eventos destrutivos é a SINOVITE.
- Seu elemento fundamental consiste na proliferação inflamatória da membrana sinovial , esse tecido inflamatório recebe o nome de PANNUS.
- Essa PANNUS lesa por continuidade cartilagem articular e tecido ósseo.
- Destruição final das estruturas resulta principalmente da produção local de enzimas proteolóticas.
- LTCD4 hiperestimulado migram para membrana sinoviais, e la ATRAEM e ATIVAM macrófagos e LB. Com isso ocorre produção de TNF-AF, e essas substâncias vão prolongando a perpetuação do proc.inflamatório e estimulação da proliferação do pannus.
- Linfócito B secretam anticorpos, podendo produzir uma série de autoanticorpos dentre eles: FR (geralmente reconhece Fc e pode formar imunocomplexos) e Anti-CCP.
- Quimiocinas/fatores quimiotáticos (leucotrieno B4 e complemeto) são atrativos para os NEUTRÓFILOS, e estes se concentram bastante nos líquidos sinoviais das articulações, e serosas acometidas.
APRESENTAÇÃO CLÍNICA: inicialmente, mais comum, variações?
- A sintomatologia inicial: instalação insidiosa, com queixas (vai e vem) de DOR e RIGIDEZ ARTICULAR, muitas vezes acompanhada de sintomas constitucionais como Fadiga, Mal-estar, Anorexia, Mialgia.
- A forma clássica da doença é: Artrite Simétrica de Pequenas Articulações das MÃOS E PÉS, especialmente as METACARPOFALANGIA, e INTERFALANGIANAS PROXIMAIS. Curiosamente tende a preservar distais e pequenas articulações do pé.
- Todavia, a apresentação incial pode ser bastante variável, acometende unica articulação, grande articulação, manif. extra-articular, e etc…….
MANIFESTAÇÕES EXTRA-ARTICULARES?
Geralmente estão mais presentes em pacientes com altos títulos de ACCP e FR.
1- CUTÂNEAS:
2- OFTALMOLÓGICAS:
3- PULMONARES:
4- CARDÍACAS:
5- NEUROLÓGICAS:
6- RENAIS:
MANIFESTAÇÕES ARTICULARES?
DIAGNÓSTICO PARA AR?
A ideia de uma intervenção precoce e agressiva resultou em novo critério de diagnóstico, que é aplicado em pessoas que:
1- qualquer indivíduo que apresnete artrite de pelo menos uma articulação; 2- essa artrite não ser bem explicada por outra doença.
Nesse critério avalia-se Envolvimento articular, sorologia, reagentes de fase aguda, duração dos sintomas.
TRATAMENTO FARMACOLÓGICO ADJUVANTE?
1- AINES: nao alteram o curso da doença, promovem apenas a analgesia e desinflamação imediata do tecido.
2- GLICOCORTICOIDES: As orientações para uso na AR são: *Evitar uso de GC sem uso de una DARMD; * A doença articular raramente necessita de uma dose maior ou igual 10mg/dia de prednisona ou equivalente; * utilizar a menor dose possível; * usar a terapia como “Ponte “ até as DARMD fazerem efeito; fazer profilaxia da osteoporose (se maior ou igual 5mg/dia de prednisona ou equivalente , por mais ou igual a 3 meses, fazer bifosfonado+calcio+vitamina D).
TRATAMENTO DA AR COM INTUITO DE ATRASAR OU EVITAR PROGRESSÃO DE LESÕES:
Desenvolveram as DARMD, drogas que possuem efeito antiinflamatórios e analgésicos após 6-12 semanas, além de evitarem mais destruição articular.
METOTREXATO (Hytas°)
- Tem como ação (inibir enzima diidrofolato redutase, interferindo no metabolismo das purinas e pirimidinas nas células imunológicas).
- É de primeira escolha para AR, pois tem comprovada segurança e eficiência e início de ação mais rápido, seu baixo custo, poder de associação com outra DARMD….
EFEITOS ADVERSOS DO METOTREXATO:
Estomatite (mucosite); Intolerância gastrointestinal; hepatotoxicidade (até fibrose hepática); nefrotoxicidade (em altas doses); pneumonite por hipersensibilidade e mielotoxicidade.
ATENÇÃO, SOBRE USO DO METOTREXATO:
- Risco aumentado de infecções, em especial herpes-zoster; Suplementar com ácido fólico ou folinico reduz a toxicidade; MTX é teratogênico.
LEFLUNOMIDA (Arava°):
- Tem como ação a inibição da síntese de pirimidinas exercendo efeito imunomodulatorio sobre células imunológica (efeito pouco compreendido).
- Sua eficácia e início de ação é parecido com o METOTREXATO, melhora sintomas e capacidade funcional.
EFEITO COLATERAL DA LEFLUNOMIDA, E OUTRAS INFO. IMPORTANTES:
- Tem como principal queixa, a diarreia, porém alopécia, leucopenia, hepatotoxicidade, HAS, neuropatia periférica podem ocorrer.
- Tem longa meia-vida e potencial teratogênico, e por isso é contraindicada durante a gestação, mulheres q desejam engravidar devem dosar LEFLUNOMIDA antes da concepção.A colestiramina pode ser útil na remoção da droga do organismo.
CLOROQUINA/HIDROXICLOROQUINA: