SECREÇÕES NO TRATO DIGESTIVO Flashcards

1
Q

QUAIS SÃO AS 2 FUNÇÕES PRINCIPAIS DAS GLÂNDULAS SECRETORAS?

A

-enzimas digestivas secretadas da boca à extremidade distal do íleo;
-glândulas mucosas localizadas da boca ao ânus fornecem muco para lubrificação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

4 TIPOS DE GLANDULAS PRINCIPAIS DO SISTEMA DIGESTIVO: QUAIS SÃO E LOCALIDADES.

A

-superfície do epitélio, na maior parte do trato digestivo, há células caliciformes/muco que funcionam em resposta à irritação local do epitélio.
-areas superfície do trato digestivo possuem “cavidades”, id são criptas de Lieberkühn, profundas e contêm células secretoras especializadas.
-estômago e duodeno superior, há glândulas tubulares profundas. Ex. pepsinogênio (glândula oxíntica).
-glândulas salivares, pâncreas, fígado fornece secreções p/ digestão/emulsificação. glând. salivares e pâncreas são acinosas, eles alimentam sistema de ductos que deságuam no trato digestivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

SECREÇÃO SALIVAR: PRINCIPAIS GLANDULAS, TIPO DE SECREÇÃO?

A

-principais glândulas são as parótida, submandibular e sublingual; além de glând. bucais.
-saliva tem duas secreção d proteínas, serosa c/ ptialina(α-amilase), é enzima p/ digerir amido; e secreção de muco c/ mucina p/ lubrificação e proteção de superfície.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O QUE CADA UMA DAS GLANDULAS PRODUZEM? E FAIXA DE PH DA SALIVA?

A

parótidas produz quase inteiramente o tipo de secreção serosa, e submandibulares e sublinguais produz secreção serosa e muco. As bucais secretam apenas muco. A saliva tem pH entre 6 e 7, faixa favorável para a ação digestiva da ptialina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

CONCENTRAÇÃO IÔNICA DA SALIVA?

A

-saliva contém grandes quantidades de K+ e de HCO3. concentrações de Na+ e de Cl− são menores na saliva do que no plasma. Essas concentrações dependem do mecanismo de secreção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

MECANISMO DE SECREÇÃO DA GLÂNDULA SALIVAR SUBMANDIBULAR:

A

-glând submand, composta ácinos e ductos salivares. A secreção salivar é em duas fases. A primeira envolve ácinos e a segunda, os ductos salivares. Ácinos secretam secreção primária c/ ptialina e/ou mucina em uma solução de íons com concentrações não muito diferentes daquelas do líquido extracelular típico. À medida que a secreção flui pelos ductos, ocorre 2 processos de transporte ativo que modificam a composição iônica do fluido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

MECANISMO DE FORMAÇÃO DA SALIVA A MEDIDA QUE O LÍQUIDO PRIMÁRIO FLUI PELOS DUCTOS DA GLAND. SUBMANDIBULAR:

A

-Na+ é ativamente reabsorvido de todos os ductos salivares, e o K+ é secretado ativamente em troca de Na+.concentração de Na+ na torna-se reduzida, e K+ aumenta. No entanto, há um excesso de reabsorção de Na+ em comparação com a secreção de K+, o que cria uma negatividade elétrica de cerca de –70 milivolts nos ductos salivares; isso faz com Cl− reabsor passivamente. Portanto, a concentração de Cl− no líquido salivar cai para um nível muito baixo, correspondendo à diminuição ductal na concentração de Na+.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

QUAL O RESULTADO LÍQUIDO DOS PROCESSOS QUE FORMAÇÃO DA SALIVA?

A

-concentrações de Na+ e de Cl− na saliva são apenas cerca de 15 mEq/ℓ cada, 1/7-1/10 de suas concentrações no plasma. A concentração de K+ é cerca de 30 mEq/ℓ, sete vezes maior que no plasma, e a concentração de HCO3− é de 50 a 70 mEq/ℓ, cerca de duas a três vezes a do plasma.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

QUAIS OS 3 PRINCIPAIS TIPOS CELULARES DO ESTÔMAGO?

A

-secretoras de muco (reveste superfície do estômago), gl tubulares – glândulas oxínticas, glândulas pilóricas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O QUE É SECRETADO PELAS GLANDULAS PILÓRICAS E OXÍNTICAS?

A

-oxínticas secreta ác clorídrico, pepsinogênio, fator intrínseco e muco. As glâ pilóricas secretam principalmente muco para proteção da mucosa pilórica do ácido gástrico. Elas também secretam o hormônio gastrina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

LOCALIZAÇÕES DAS GLÂNDULAS OXÍNTICAS E PILÓRICAS?

A

-oxínticas se localiza nas superfícies internas do corpo e no fundo do estômago – os 80% proximais. pilóricas se localiza na porção antral do estômago – os 20% distais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

TIPOS CELULARES DAS GLANDULAS OXÍNTICAS?

A

-oxíntica composta por 3 tipos principais de células: células mucosas do colo (secreta muco), células pépticas (secreta pepsinogênio) ,células parietais (secreta ácido clorídrico e fator intrínseco). Elas contém células semelhantes a enterocromafins (ECL) secreta a histamina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

MECANISMO DE SECREÇÃO DO ÁCIDO CLORÍDRICO, PELAS CÉLULAS OXÍNTICAS:

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

GLÂNDULAS DE BRUNNER NO DUODENO: O QUE SECRETA, ONDE LOCALIZA, ESTÍMULOS?

A

-glând Brunner localiza nos 1os cm do duodeno, entre o piloro e Vater. secretam muco alcalino em resposta a estímulos táteis ou irritantes na mucosa; estimulação vagal, que aumenta a secreção da glândula e hormônios gastrointestinais (secretina). O muco contém excesso de HCO3 para neutralizar o ácido clorídrico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

CO-RELAÇÃO DE ÚLCERAS PÉPTICAS COM SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO E GLANDULAS DE BRUNNER:

A

-inibidas por simpática; tal estimulação em pessoas muito excitáveis deixa o duodeno desprotegido e pode ser um fator que fazem com que essa área do trato digestivo seja o local de úlceras pépticas em cerca de 50% das pessoas com úlceras.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

SECREÇÃO INTESTINAL PELAS CRIPTAS DE LIEBERKÜHN:

A

-Esta toda superfície do id. Essas criptas são cobertas por um epitélio composto por:
células caliciformes e enterócitos, que, secreta água e eletrólitos e, nas superfícies das vilosidades adjacentes, reabsorvem a água e os eletrólitos junto com os produtos finais da digestão.

17
Q

SECREÇÃO ENZIMÁTICAS DOS ENTERÓCITOS:

A

-enterócitos da mucosa, contêm enzimas q digere substâncias enquanto absorvidas. Essas enzimas são: peptidases, 4 enzimas – sacarase, maltase, isomaltase e lactase
e lipase intestinal p/ dividir as gorduras em glicerol e ácidos graxos.

18
Q

ESTÍMULO PARA SECREÇÃO NO INTESTINO DELGADO:

A
  • regulação da secreção do id são reflexos nervosos entéricos locais, especialmente iniciados por estímulos táteis ou irritativos do quimo nos intestinos.
19
Q

REGIÕES DO ESTÔMAGO COM BASE NAS GLÂNDULAS QUE ESTÃO EM CADA LUGAR DO ORGÃO:

A

-cárdia, só glândulas sec de muco; corpo do estômago, grnd n° de oxínticas e células principais; região antropilórica c/ glând contendo endócrinas: células G, que secretam gastrina, e D, secretoras de somatostatina.

20
Q
A

-A estrutura básica do estômago apresenta o mesmo padrão dos demais órgãos do sistema digestório. A Figura 61.12 B é um esquema da parede gástrica, mostrando mucosa, lâmina própria, submucosa e muscular externa. A mucosa gástrica é altamente amplificada pelas glândulas gástricas. Estas se abrem na superfície luminal do estômago, em depressões ou pits, que se continuam formando o pescoço e o corpo da glândula, o qual se prolonga para o interior da mucosa até a muscular da mucosa. A Figura 61.12 C esquematiza uma glândula gástrica heterocelular. Os diferentes tipos de células encontradas são: células mucosas superficiais – colunares, envolvendo as aberturas das glândulas; células mucosas do pescoço das glândulas; células indiferenciadas ou regenerativas – mais profundamente localizadas no pescoço das glândulas, originam as células que migram para a superfície; células parietais ou oxínticas – secretoras de HCl e de fator intrínseco; células principais ou pépticas – secretoras de pepsinogênio; e células endócrinas – secretoras de gastrina e de somatostatina (Figura 61.12 D). Durante o processo digestivo, a mucosa gástrica sofre intensa esfoliação, e as células mucosas superficiais são substituídas por novas, a partir das células regenerativas do pescoço das glândulas.