PROCESSO DE EXECUÇÃO Flashcards
O exequente tem o direito de desistir de toda a execução ou de apenas alguma medida executiva. Na desistência da execução, será observado que serão extintos a impugnação e os embargos que versarem apenas sobre questões processuais, pagando o exequente as custas processuais e os honorários advocatícios e nos demais casos, a extinção dependerá da concordância do impugnante ou do embargante.
CERTO
Para fins de substituição da penhora, a legislação processual equipara ao dinheiro a fiança bancária e o seguro garantia judicial, desde que o valor não seja inferior ao do débito constante da inicial da execução acrescido de 30%.
CERTO
De acordo com o STJ, é vedado ao depositário de bem penhorado recusar encargo que lhe tenha sido atribuído pelo magistrado para guarda e conservação da coisa depositada.
errado.
De acordo com a Súmula nº 319, do STJ: “o encargo de depositário de bens pode ser expressamente recusado.”
A conduta omissiva do executado no sentido de se opor maliciosamente à execução, empregando ardis e meios artificiosos, assim como dificultando ou embaraçando a realização da penhora, é considerada ato atentatório à dignidade da justiça.
CERTO
Não possuindo o executado bens penhoráveis, o juiz poderá suspender o curso do processo de execução pelo prazo de 2 anos.
falso. 1 ano
executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá se opor à execução por meio de embargos.
certo
É penhorável, pela sistemática processual civil, o seguro de vida ainda não recebido e aquele que o segurado ou o beneficiário já recebeu.
errado.
De acordo com o artigo 833, VI, do CPC, o seguro de vida é impenhorável em qualquer situação - seja ainda não recebido, seja ainda já deferido aos beneficiários.
Pelo princípio da patrimonialidade, a responsabilidade do devedor se dará com todos os seus bens presentes e futuros para o cumprimento de suas obrigações, salvo as restrições estabelecidas em lei.
certo
A execução de título executivo judicial se dá em fase processual posterior à sua formação, denominada processo de execução.
errado. judicial - cumprimento de sentença
NÃO é título executivo extrajudicial o documento particular assinado pelo devedor e por uma testemunha.
certo. precisa de 2 testemunhas
a certidão de dívida ativa da Fazenda Pública da União, correspondente aos créditos inscritos na forma da lei é título executivo extrajudicial.
certo
O exequente não pode cumular várias execuções.
falso. pode sim
A existência de título executivo extrajudicial impede a parte de optar pelo processo de conhecimento, a fim de obter título executivo judicial.
falso. não impede.
É título executivo extrajudicial o documento particular assinado pelo devedor e por 2 (duas) testemunhas.
certo
O CPC considera título executivo extrajudicial o instrumento de transação referendado por conciliador credenciado por tribunal, após homologação pelo juiz.
falso. após a homologação do juiz é título executivo judicial.
O CPC considera título executivo extrajudicial o contrato celebrado por instrumento particular, garantido por direito real de garantia, independentemente de ter sido assinado por duas testemunhas.
certo