Conflito De Competência Flashcards
O conflito de competência pode ser suscitado, no tribunal, por qualquer das partes, independentemente de arguição anterior de incompetência relativa.
falso. pq a parte que alegou incompetência relativa não vai poder suscitar o conflito de competência.
É vedado ao relator julgar de plano o conflito de competência, devendo sempre submeter a questão à apreciação do órgão colegiado.
ERRADA. relator poderá julgar de plano o conflito de competência quando sua decisão se fundar em súmula do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça ou do próprio tribunal; ou tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em incidente de assunção de competência.
Excluído do feito o ente federal, cuja presença levara o Juiz Estadual a declinar da competência, deve o Juiz Federal restituir os autos e não suscitar conflito.
CORRETA. De acordo com a Súmula nº 224 do STJ: “Excluído do feito o ente federal, cuja presença levara o Juiz Estadual a declinar da competência, deve o Juiz Federal restituir os autos e não suscitar conflito.”
O conflito de competência pode ser suscitado pelo Ministério Público, por ofício ao tribunal.
ERRADA. De acordo com o art. 953, II, do CPC, o conflito será suscitado ao tribunal pelo Ministério Público, por petição. Quem suscita por ofício é o juiz.
Compete ao Superior Tribunal de Justiça decidir os conflitos de competência entre Juizado Especial Federal e Juízo Federal.
falso.Compete ao Tribunal Regional Federal decidir os conflitos de competência entre juizado especial federal e juízo federal da mesma seção judiciária.”
O relator nunca poderá julgar de plano o conflito de competência;
falso. pode sim.
O conflito pode ser suscitado ao tribunal pelo juiz e pelo Ministério Público por ofício, e pelas partes por petição;
falso. Pelo juiz por OFICIO e pelas partes e MP por PETIÇÃO.
Após a distribuição, o relator determinará a oitiva dos juízes em conflito ou, se um deles for suscitante, apenas do suscitado;
CERTO
O relator poderá, de ofício ou a requerimento de qualquer das partes, determinar, quando o conflito for positivo, o sobrestamento do processo e, nesse caso, bem como no de conflito negativo, designará um dos juízes para resolver, em caráter provisório, as medidas urgentes;
CERTO
Não é necessário em nenhuma hipótese o acompanhamento do Ministério Público nos conflitos de competência, ainda que os processos sejam relativos aos casos em que o Ministério Público deve intervir como fiscal da ordem jurídica;
Incorreto, porque de acordo com o art. 951, parágrafo único, do CPC, o Ministério Público somente será ouvido nos conflitos de competência relativos aos processos previstos no art. 178, mas terá qualidade de parte nos conflitos que suscitar.
o conflito de competência pode ser suscitado por qualquer das partes, pelo Ministério Público ou pelo juiz.
CERTO
Não há conflito de competência, quando entre 2 (dois) ou mais juízes surge controvérsia acerca da separação de processos.
FALSO. há conflito de competência quando entre 2 (dois) ou mais juízes surge controvérsia acerca da reunião ou separação de processos.
a incompetência relativa não pode ser alegada pelo Ministério Público nas causas em que atuar.
ERRADA. De acordo com o art. 65, parágrafo único, do CPC, a incompetência relativa pode ser alegada pelo Ministério Público nas causas em que atuar.
O MP deverá manifestar-se como fiscal da ordem jurídica em todo conflito de competência que tramite nos tribunais, exceto naqueles conflitos suscitados pelo próprio MP, pois, nestes, ele terá a qualidade de parte no incidente.
FALSO. Ministério Público somente será ouvido nos conflitos de competência relativos aos processos previstos no art. 178, mas terá qualidade de parte nos conflitos que suscitar.
É possível que o relator julgue de plano o conflito de competência.
CERTO