DAS PROVAS Flashcards
A produção antecipada da prova não será admitida nos casos em que o prévio conhecimento dos fatos possa justificar ou evitar o ajuizamento de ação.
FALSO. SERÁ ADMITIDA
A produção antecipada da prova é admitida apenas quando ela for suscetível de viabilizar a autocomposição.
INCORRETA. De acordo com o art. 381, I a III do CPC/2015, a produção antecipada da prova será admitida nos casos em que haja fundado receio de que venha a tornar-se impossível ou muito difícil a verificação de certos fatos na pendência da ação; a prova a ser produzida seja suscetível de viabilizar a autocomposição ou outro meio adequado de solução de conflito e o prévio conhecimento dos fatos possa justificar ou evitar o ajuizamento de ação.
Dentre outras hipóteses, a produção antecipada da prova é admitida quando a prova a ser produzida for suscetível de viabilizar a autocomposição ou outro meio adequado de solução de conflito.
CERTO
A produção antecipada da prova somente tem lugar quando justificada pela urgência ou perigo da demora.
FALSO. . O regramento do CPC/2015 dispensa o perigo da demora para a produção antecipada da prova.
A respeito das provas e seu regime jurídico no Código de Processo Civil, é correto afirmar que a produção antecipada da prova será admitida nos casos em que o prévio conhecimento dos fatos possa evitar o ajuizamento da ação.
CERTO
Ao contrário do ordenamento processual anterior, não se faz delimitação dos meios de prova passíveis de serem realizados antecipadamente, possibilitando que todos os meios de prova admissíveis possam ser realizados de forma antecipada.
CERTO
O novo Código de Processo Civil exige para a produção antecipada de provas prova de fundado receio de que venha a tornar-se impossível ou muito difícil a verificação de certos fatos na pendência da ação.
FALSO. não somente na urgência mas tbm nos casos: I - haja fundado receio de que venha a tornar-se impossível ou muito difícil a verificação de certos fatos na pendência da ação;
II - a prova a ser produzida seja suscetível de viabilizar a autocomposição ou outro meio adequado de solução de conflito;
III - o prévio conhecimento dos fatos possa justificar ou evitar o ajuizamento de ação.
As questões de fato controvertidas da demanda devem ser dirimidas através do conjunto probatório constante dos autos, e, nesse sentido, é certo que as partes têm o direito de empregar todos os meios pragmáticos, teleológicos ou legais, para provar a verdade dos fatos em que se funda o pedido ou a defesa e influir eficazmente na convicção do juiz.
falso. todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos.
a nova legislação prevê expressamente a possibilidade de produção antecipada da prova ainda que não haja situação de urgência que justifique tal antecipação, desde que a prova seja suscetível de viabilizar a autocomposição ou outro meio adequado de solução do litígio ou o prévio conhecimento dos fatos possa justificar ou evitar o ajuizamento de ação.
certo
A retirada dos autos de prova considerada ilícita não exclui, necessariamente, as demais peças processuais que a ela façam referência.
certo
Prescindem de prova os fatos notórios, afirmados por uma parte e confessados pela parte contrária, admitidos no processo como incontroversos e em cujo favor milita presunção legal de existência ou de veracidade. Além disso, caberá ao juiz, somente a requerimento da parte, em razão dos princípios dispositivos e da inércia jurisdicional, determinar as provas necessárias ao julgamento do mérito
falso, pq juiz pode determinar prova de ofício.
A parte que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinário provar-lhe-á o teor e a vigência, se assim o juiz determinar.
certo
O direito processual civil incorpora a regra da atipicidade dos meios de prova, desde que os meios empregados pelas partes sejam legais e moralmente legítimos.
certo
Os fatos notórios dependem de prova, quando controvertidos por alguma das partes.
falso. não dependem de prova os fatos notórios.
O Novo Código de Processo Civil admite a utilização de prova produzida em outro processo, devendo o juiz, contudo, atribuir a ela o mesmo valor dado no processo originário.
falso. o juiz poderá admitir a utilização de prova produzida em outro processo, no entanto, atribuirá o valor que considerar adequado, observado o contraditório.